Páginas

Páginas aconselhadas

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Sorcerer Kid Adventure


Nunca é tarde para criarmos o nosso primeiro jogo para o ZX Spectrum. Foi esse, e bem, o pensamento de José Luis Rodríguez (aka Vidaextraretro), que deu asas à imaginação e com a ajuda de ilustres personagens como Hicks, Antonio J. Pérez ou Roolandoo, sem esquecer o inestimável Javi Ortiz, que estreou Sorcerer Kid Adventure no seu directo (ver aqui), nos oferece a sua primeira obra. E a avaliar por aquilo que diz, será para ter continuação, já estando previstas novas aventuras deste aprendiz de feiticeiro.

Assumimos então o papel do referido aprendiz, o jovem Argos, que tenta libertar o seu povo da tirania do Mestre Ghraul, que os governa através do medo desde há muitos anos, ajudado por criaturas vindas directamente das profundezas do inferno. Segundo antigas lendas, quem dominar os feitiços contidos no Livro Sagrado, adquirirá um poder mágico tal, que será capaz de enfrentar as criaturas mais vis do submundo. Alguns consideram que é uma história infantil, mas Argos, ciente da lenda, assume a responsabilidade de enfrentar todos os perigos, até chegar ao coração do Castelo Negro e aprender os feitiços que estão no Livro Sagrado. Está ainda escrito que a única forma de chegar ao Castelo é através de uma passagem subterrânea que começa nas profundezas da Floresta do Silêncio e atravessa a Caverna do Fogo. Cabe a nós assumir o papel do jovem aprendiz  e infiltrarmo-nos no Castelo Negro, onde estão os três fragmentos do Livro Sagrado. Depois de entendermos os feitiços, regressamos à aldeia com o intuito de nos tornarmo-nos um feiticeiro de primeira linha e, finalmente, derrotar o Mestre Negro.

O objectivo passa então por, em primeiro lugar, encontrar os três fragmentos do Livro Sagrado. Dois desses fragmentos são fundamentais para se alcançar lugares proibidos e derrotar os inimigos. O terceiro contém o feitiço que abre o Grande Selo, a porta que fecha o Castelo Negro. Depois, ao sairmos, vamos encontrar o Mestre com o Orbe Dourado, recompensa concedida a todos os aprendizes de feiticeiro.

O jogo não é fácil, pois além dos imensos inimigos que povoam a floresta, caverna e o castelo, desde ratos, cobras, caveiras, fantasmas e até os temíveis espiões (eyetors), temos poucas vidas e apesar de não termos um tempo limite para cumprir com a missão, o timer do lado direito contribui para nos criar um certo nervosismo e urgência em passar os cerca de 40 ecrãs que fazem parte deste jogo. As "odds" não estão definitivamente a favor de um mancebo neurótico e inseguro, que em vez de andar a cortejar raparigas da sua idade, tem o destino da aldeia nas suas mãos...

Está assim dado o moto para a belíssima estreia de Vidaextraretro no ZX Spectrum e de um novo personagem, que pelos vistos irá voltar à ribalta daqui a uns tempos. Ficamos agora a aguardar pela continuação. Até lá, poderão vir aqui descarregar Sorcerer Kid Adventure. o jogo é gratuito, mas uma pequena ajuda será fundamental para esse nosso aprendiz cumprir com a sua missão e voltar-se depois para coisas mais terrenas (como cortejar raparigas)...

Sem comentários:

Enviar um comentário