Páginas

Páginas aconselhadas

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Patinhas (MIA)


Calculamos que já se deveriam andar a perguntar o que se passava com este jogo, que nunca mais disponibilizávamos. O facto é que foi um processo muito complicado conseguirmos obter uma versão jogável, isso porque a listagem que se encontra no Clube Z80 contém algumas imprecisões, e, por outro lado, nunca conseguimos recuperar a cassete que o autor do jogo, António Bastos, chegou a disponibilizar a quem a quisesse adquirir. Aliás, chegámos mesmo à fala com o autor, que nos confirmou que já não tinha nenhuma cópia. 

Restou-nos assim digitar a longa listagem, constituída por vários blocos e rotinas, à unha. A maior parte do trabalho de digitação foi realizado pela Paula Silva. No entanto, o jogo não se encontrava jogável (por exemplo, as rotinas de movimento que foram retiradas de uma revista britânica, depois transpostas para um número mais atrasado do Clube Z80, não funcionavam). Foi bastante complexo montar todos os blocos de Patinhas.

A segunda parte do trabalho coube ao Zé Oliveira, que lá conseguiu colocar Patinhas a funcionar. Sim, bem sabemos que o jogo é lento e até tem alguns erros de concepção (não confundir com bugs). Mas tirando poucas excepções que impediam que se pudesse usufruir do jogo, mantivemo-lo tal e qual como o original. Fica a faltar a versão que era comercializada e que continha o sistema de protecção (é fácil aceder ao BASIC deste programa).

O jogo tem apenas três níveis, mas difíceis como o Diabo. Quem os conseguir completar, tem a nossa admiração. Depois de terminado, regressa-se ao primeiro nível, agora com menos tempo para se recolher todas as notas. Atenção que no ZX Spin não funciona, porque o programa usa um truque para tornar mais rápido a leitura do teclado que depois não é compatível com o emulador.

Venham aqui descarregar o jogo, desde já o nosso agradecimento à Paula Silva e ao Zé Oliveira. As instruções estão no próprio jogo. Se preferirem, podem aqui jogá-lo online.

Sem comentários:

Enviar um comentário