Páginas

Páginas aconselhadas

sábado, 28 de setembro de 2024

La Daga Oscura


O multifacetado EJVG, que tanto nos oferece um jogo de plataformas, como um quebra-cabeças, como uma aventura de texto ou gráfica, está de volta. E desta vez com uma aventura que tem um aspecto magnífico. Mesmo quem não é adepto do género das aventuras de texto, não pode deixar de ficar indiferente e tentado a dar uma espreitadela a La Daga Oscura.

A história é muito simples: numa civilização antiga, Muha Dicramba, o Sacerdote das Trevas, que não é propriamente a mente mais brilhante do templo, é encarregado de resolver o mistério que envolve o homicídio de um rico comerciante, apesar deste ter acontecido numa sala completamente fechada. A sua única pista é um estranho punhal, mas conta com a ajuda não solicitada da própria Deusa das Trevas, que de alguma forma parece estar envolvida no crime.

Ora, como não é possível ir buscar Poirot, que chamaria um figo a este tipo de mistérios, temos que nos desenvencilharmos com aquilo que temos à mão, mesmo que seja meio apatetado, como é o caso de Muha Dicramba. Mas se unirmos a nossa inteligência à dele, talvez consigamos resolver o mistério e apanhar o assassino.

O jogo tem duas partes e apenas corre em 128K. A novidade é que, ao contrário daquilo que normalmente acontece com os jogos Espanhóis, não é necessário password para se aceder a essa segunda parte. De qualquer forma, por uma questão de enquadramento e coerência, é de todo aconselhável a terminar-se a primeira parte antes da segunda.

Quando carregamos o jogo, temos inicialmente quatro opções. Podemos assim iniciar desde logo a aventura, recolher algumas instruções simples, ver os créditos ou, muito importante, ver um resumo da história. Se avançarmos para a segunda parte sem ter terminado a primeira, é obrigatório ver o resumo.

Como estamos fora durante uns dias, ainda não tivemos oportunidade de experimentar devidamente esta aventura. À primeira vista, parece ter grande fluidez. E os gráficos são deslumbrantes. Ou muito nos enganamos, ou estamos aqui perante um forte candidato a aventura de texto do ano.

Podem vir aqui descarregar La Daga Oscura. É gratuito, mas uma pequena contribuição é justíssimo prémio para o magnífico trabalho deste talentoso programador. Venham mais pérolas como esta...

4 comentários:

  1. Muito obrigado, André.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço. Vou dar uma espreitadela nos proximos dias, depois, quando tivermos a versão Inglesa, tentarei completar o jogo :)

      Eliminar