Durante o directo de ontem do 4º aniversário do Museu LOAD ZX demos uma notícia maravilhosa: foi desenvolvida uma parceria entre o Museu LOAD ZX e a Hemeroteca Municipal de Lisboa!
E tudo começou há cerca de um ano, no evento Bibliogamers, realizado em Outubro de 2023 em Marvila, Lisboa...
O Bibliogamers é um evento organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Bibliotecas de Lisboa, com a co-organização da Associação Ludopedagógica Elemento, e que já vai na sua terceira edição. O evento promove a aprendizagem de todos os componentes que constituem um jogo de vídeo, desde a arte gráfica à programação e compreensão do mesmo de uma forma inovadora. A 3ª edição que se realizou em 2023 contou com a co-organização do Museu LOAD ZX e com a participação de elementos do Planeta Sinclair. Foi precisamente nesse evento que conhecemos a Dr.ª Edite Guimarães, da Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, e que nos abriu as portas da Hemeroteca.
O passo seguinte foi entrarmos em contacto com a Hemeroteca, explicarmos os projectos do Museu LOAD ZX e do Planeta Sinclair, tendo sido imediatamente acarinhado pela primeira, em especial pelos Dr. Álvaro Matos e Fernando Fernandes. Isto traduziu-se, em termos práticos, numa parceria agora firmada e que vai permitir ao Museu LOAD ZX e à Hemeroteca partilharem materiais relacionados com a computação e os videojogos, nomeadamente no que se refere ao período dos anos 80 e início dos anos 90 do século passado.
O primeiro resultado desta parceria foi o museu ter acesso ao espólio completo dos jornais Diário de Notícias e A Capital. E se bem se recordam, estes dois jornais tinham dois dos suplementos informáticos mais lidos a nível nacional, o Som & Imagem e o Videojogos.
Ao longo de 2023 e 2024 o André Luna Leão fez imensas visitas à Hemeroteca, catalogando todos os suplementos que foram (e estão a ser) digitalizados pela Hemeroteca. Os suplementos, depois de digitalizados, ficam disponíveis para consulta no Museu LOAD ZX num quiosque digital (já ontem mostrámos como iria funcionar a função de consulta), permitindo assim a todos os estudiosos e demais público poderem aceder a informação privilegiada sobre o início da computação em Portugal. Nunca é de mais lembrar que o reputado e saudoso cientista Eurico da Fonseca era um dos jornalistas que regulamente escrevia as suas crónicas nesses suplementos. Para quem não tem noção da dimensão desta empreitada, podemos dizer que estamos a falar de um período temporal de oito anos para o DN (1984 a 1991), e ainda maior para a Capital (1983 a 1992). Houve aqui muito trabalho de todas as partes...
Assim, vai ser possível em breve aceder no Museu LOAD ZX, aos seguintes jornais e revistas, todos completos na parte que diz à Sinclair, isto é, sem números em falta:
- Suplemento Som & Imagem, do DN: 1984 a 1991
- Suplemento Videojogos / Pokes & Dicas, d'A Capital: 1983 a 1992
- Suplemento MicroSe7e, do Se7e: 1984 a 1988
- Suplemento Informática, do DL: 1982 a 1986
- Suplemento Os Jogos no Computador, do CM: 1989 a 1993
- Suplemento Micromania do JN: 1988 a 1992
- Revista Mini Micro's: 1983 a 1986
- Revista RS232: 1988 a 1991
- Revista Softfile: 1986 a 1987
- Revista Clube Z80: 1982 a 1985
Excelentes notícias, André!
ResponderEliminarMais uma vez, a preseverança dá frutos.
Esta foi das melhores notícias que alguma vez demos. Abraço :)
EliminarÉ a notícia que eu mais esperava!!! Nesses tempos o meu pai comprava dois jornais por dia, o da manhã e o da tarde, e fui leitor assíduo da secção de videojogos da Capital logo desde o início, altura em que o meu pai ofereceu a mim e ao meu irmão mais novo, o Timex TC2048 com monitor de fósforo verde, que eu escolhi na FIL. Desde aí nunca mais larguei os microcomputadores. Até cheguei a guardar as páginas do suplemento da Capital, mas depois necessitei de espaço no roupeiro... Grande notícia, obrigado a todos!!!
ResponderEliminarObrigado. Atenção apenas a uma coisa, os jornais estarão disponíveis para visualização apenas no museu. É o acordo que temos com o nosso parceiro.
EliminarMuito obrigado por todo o esforço necessário para esta conquista. A preservação dos jornais da altura, para quem como “nós” cresceu com essa fonte de informação, é uma notícia excelente.
ResponderEliminarMuito obrigado Rui. Fica agora a faltar muito pouca coisa de literatura. Tentarei entretanto chegar ao Expresso, que tinha uma revista com type-ins.
EliminarA Jogos Sortidos, com a listagem do Ted James que ando à procura faz muitos anos!
Eliminar