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Saiu Project: RE.VE.LA.TION


Já estávamos a achar estranho chegarmos ao final da semana e não termos nenhum jogo novo. Mas isto mudou agora. Assim, graças a Arnau Jess, tomámos conhecimento do novo projecto de Marco Varesio. Apesar de ser um exercício muito simples, pois apenas temos que tentar aterrar uma nave em segurança na base, as aparências iludem, pois à medida que vamos avançando de nível, o grau de dificuldade aumenta consideravelmente.

Será jogo a testar nos próximos dias, até lá, poderão aqui vir descarregá-lo e dar uma pequena contribuição ao seu autor, que bem o merece.

A Capital: Pokes & Dicas - 28 de Abril de 1989

Os contribuidores da secção Pokes & Dicas não nos param de surpreender. Deixamos um exemplo, retirado do mapa Double Dragon, enviado por  Pedro José Saraiva e José Manuel Silva, que é a prova cabal do talento artístico de muitos jovens anónimos da época.

Como jogo em destaque da semana temos o Paris-Dakar, da Zigurat. 


Para nosso gáudio, passámos a ter conhecimento de mais um possível MIA do programador Nuno Miguel Leitão. Infelizmente ainda não conseguimos descortinar o seu paradeiro, a fim de podermos recuperar as suas criações. Neste caso, o autor do jogo 24 Horas, do Clube Nacional de Aventura, estava a preparar mais um titulo chamado João Ratão no Século XXI. Se alguém tiver conhecimento do mesmo, ou na sua posse algum dos dois referidos, agradecemos que entre em contacto connosco.


Suplemento disponível no seguinte endereço.

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Ficheiro (ZX81 MIA)


Ficheiro é a conversão da Timex para a nossa língua de VU-File, que tinha sido lançado pela Psion em 1982 para o ZX81 (e mais tarde adaptou para o ZX Spectrum). O programa é composto por duas partes, sendo que a segunda, Gazetteer (Países, após tradução), inclui uma base de dados bastante completa de todos os países do Mundo.

Poderão vir aqui buscar os dois ficheiros, cortesia do Museu LOAD ZX Spectrum.

VideoSpectrum n.º 4

 

E graças a um dos grandes contributores de Planeta Sinclair (nunca é demais agradecer-lhe tudo o que nos tem enviado para ser preservado ou digitalizado), conseguimos ter acesso à revista VideoSpectrum que estava em falta, a número 4. Temos assim todas as revistas e cassetes devidamente preservadas, podendo serem descarregadas aqui.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Clube Z80 n.º 33


Partilhamos hoje o número 33 de Clube Z80, edição de Junho de 1985. 

Poderão aqui descarregar este número do Clube Z80. A revista original pertence ao espólio do Museu Load ZX Spectrum, estando para consulta nesse local.

Escape traduzido para português

E já que hoje é dia do Fernando Calheiros, partilhamos mais um jogo que vinha numa das suas cassetes. Este era bem conhecido, pois a New Generation Software foi das editoras mais prestigiadas nos primeiros tempos do Spectrum. Os piratas portugueses pegaram então em Escape, de 1982, puseram-lhe o nome de Fuga, e toca a colocar no mercado nacional à venda.

Poderão aqui descarregar esta curiosidade.

Nível 5 (MIA)


Do Fernando Calheiro chegou mais um pequeno programa em Basic, de seu nome Nível 5. Não será seguramente o nome original, e olhando para a listagem até nos parece que o seu autor terá sido Paul Toland, que costumava enviar type-ins para a revista ZX Computing. Terá provavelmente sido aqui o caso e algum jogador nacional digitou-o, traduzindo para a nossa língua.

Poderão aqui descarregar este platformer.

terça-feira, 27 de abril de 2021

Copiadores, SO's e Assemblers (FDD MIA)

 

A disquete seguinte recuperada pelo Ricardo Reis tem material precioso. A partir de um menu inicial, tem-se acesso a inúmeros copiadores, sistemas operativos e assemblers / disassemblers, muitos dos quais ainda não recuperados. Há assim aqui muito para explorar, sabendo que esta disquete tem conteúdos mais técnicos, mas inestimáveis para quem pretendia fazer um uso mais profissional do seu sistema Timex.

Poderão aqui descarregar o conteúdo desta disquete.

Pirata (IV) - ROM cartridge Timex 2068

Depois de lançarmos o MOD2021 do Pirata, mais pequeno e com correcção de bugs em formato TAP, TZX e ROM, e um lookalike pirate128, lançamos agora a ROM em formato AROS cartridge para o Timex 2068, num ficheiro dck em 

https://github.com/ruyrybeyro/pirate128/blob/main/pirata2021_2068cart/Pirata2021.dck

Sendo em formato AROS, o Pirata é activado automaticamente aquando do arranque. Note-se que o TimeWord e a cartridge de emulação do  TC 2048, estão em formato AROS. O  cabeçalho AROS no caso desta cartridge é:

FF - primeiro byte não usado

02 - Machine code

02 - AROS Cartrige

6E - LSB de endereço a executar

38 - MSB de endereço a executar

01 - paginar 7 banks of memory, mais baixos (activo a 0)

01 - auto arranque

0101 - 513d bytes - 21d reservados

Para mais informação sobre o formato das cartridges 2068 ver o link.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Abriu a competição ZX-DEV-MEDIA-Demakes


Notícia grande do dia: está aberta nova edição da competição ZX-DEV-MEDIA-Demakes (antes foi a "Remakes"), que tão bons jogos nos trouxe no passado. Será que vamos ver novos jogos portugueses?

Venham aqui ver o regulamento, mas há tempo de sobra para tudo, o deadline é apenas dia 20 de Dezembro de 2021.

Ordlek (MIA)

 

O imenso espólio que o Luís Rato possui do Spectrum inclui programas educacionais infantis noruegueses, imagine-se só. É óbvio que não percebemos nada do que para ali se passa, pois a linguagem é um grande obstáculo, mas seguramente que haverá quem da comunidade o vá apreciar, em especial os Escandinavos.

Poderão aqui descarregar Ordlek.

Prospecto Timex

 

Os nossos leitores continuam a encontrar verdadeiras pérolas na sua arrecadação (ou nos lotes que adquirem). Desta vez chegou-nos um precioso prospecto com 4 páginas da Timex. Tem informação sobre o sistema de discos FDD, mas também sobre o Neptun 156 e os próprios computadores desta mítica marca.

Poderão aqui descarregar o prospecto completo. 

domingo, 25 de abril de 2021

Balões da Timex (versão ZX Spectrum)

 

Quem assistiu à nossa tertúlia de comemoração do 39º aniversário do ZX Spectrum, saberá a razão por estarmos a colocar a colocar esta versão de Balões (e de outras que iremos colocar no futuro), um jogo que já antes havíamos preservado. Isto acontece porque tivemos acesso a algumas cassetes da Timex vindas directamente da fonte e que nunca antes viram a luz do dia. Suspeitamos que esta terá sido a versão original que depois foi trabalhada e convertida para o TC 2068, e que deu então origem ao lançamento para este computador de Balões. Tem assim um imenso valor histórico.

Poderão aqui descarregar Balões, versão para ZX Spectrum.

Xadrez (MIA)

 

Claro que não podia faltar o mais conhecido programa de Xadrez no catálogo da Timex. E saiu em três sabores, para o Timex 1000, para o TC 2068 e para o ZX Spectrum. Esta última versão é precisamente a que hoje disponibilizamos (as outras ficam para outras núpcias), graças ao Vasco Gonçalves, que nos emprestou a cassete.

A cassete foi lançada em 1983 e converte o clássico da Sinclair Research para a nossa língua, incluindo capa e panfleto com instruções personalizadas.

Poderão aqui descarregar este lançamento.

CM: Os Jogos no Computador - 012

O que seria o domingo sem o Correio da Manhã e a sua secção "Os Jogos no Computador"? Pois bem, aqui está a edição de 8 de Outubro de 1989, digitalizada e processada pelo Mário Moreira, que fez o mesmo para as restantes 199 edições por ele entregues ao nosso blogue!

Nesta edição Paulo Ferreira regressa ao seu estilo caústico com uma análise verdadeiramente demolidora ao "The New Zealand Story" que chega a fazer-nos sentir pena pelo jogo. Quando o Paulo aconselha o leitor a saltar para a secção de Dicas e Pokes, sabemos que virá chumbo grosso por aí.. E a verdade é que não sobrou pedra sobre pedra na crítica à conversão da arcade da Taito.

Como sempre a secção de leitores é a mais apetitosa aos nossos olhos por ser um vislumbre de um passado que já foi nosso. Além das habituais dicas e pokes e dos apelos de ajuda (alguns deles vindos de alguns donos de MSX), ficamos a conhecer o Clube Spectrum 2000, e lemos o raspanete que o Paulo passou a um leitor que supostamente pretendia vender reproduções de jogos nesta secção.

Também temos o apelo do próprio Paulo à procura de patrocínios de lojas e marcas, quiçá para conseguir um PC compatível que lhe permitiria analisar jogos nesta plataforma - um pedido recorrente dos leitores neste final da década de 80.

A digitalização está disponível aqui.

sábado, 24 de abril de 2021

Jet Pack Neo

 

Nome: Jet Pack Neo
Editora: NA
Autor: Jaime Grilo
Ano de lançamento: 2021
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Bem tínhamos avisado aquando da review de Agente Azul: a colaboração com José Silva tinha vindo para ficar. Desta vez a participação do José cingiu-se ao bonito ecrã de carregamento, mas seguramente que no futuro irá continuar a dar cartas.

Saiu então o novo jogo de Jaime Grilo, o segundo deste ano. E desta vez não tem uma temática inteiramente original, é antes um remake de Jet Pack Bob, que por sua vez já era um remake de Jetpack, o jogo que lançou a Ultimate Play the Game para a ribalta, e merecidamente considerado como um dos melhores jogos de sempre do Spectrum. Dispensa apresentações e não deve haver entusiasta deste computador que não o conheça.

Assim, o jogo desenrola-se ao longo de cinco níveis, cada um deles com cinco ecrãs, num total de 25 diferentes cenários. No primeiro ecrã de cada nível, além de termos que recolher as seis células de combustível, é necessário também colocar as duas partes em falta da nave, no respectivo local. Faz-se isso sobrevoando a nave, sendo que nessa altura a peça que temos nas mãos, cais lentamente, encaixando-se nela. Quando a nave está completamente reabastecida, temos que levar o nosso astronauta até ela, arrancando então para a zona seguinte.

A tarefa não é fácil, pois cada nível (ou zona) tem diferentes inimigos, que reaparecem com uma cadência de arrepiar os cabelos, não estivesse o nosso astronauta devidamente acondicionado com o seu capacete (ou isso, ou ser como o Restless André, que já não tem problemas capilares). Podemos disparar contra os inimigos, mas não da forma como esperaríamos, isto é, continuamente. Se temos o azar de acertar numa das células de combustível, não só esta é eliminada, como também desaparece uma que já tenha sido colocada na nave. Há então que ter ponderação no disparo. Além disso, por vezes a arma sobrecarrega, e durante uns segundos deixa de disparar. Quando temos quatro ou cinco inimigos no nosso encalço, não é lá muito animador.

Os próprios cenários, em níveis mais avançados, revelam algumas armadilhas. Assim, algumas plataformas têm raios entre elas, se lhes tocamos, perde-se mais uma vida. E nem sempre o chão é sólido. Também já se está a ver o que acontece quando as células de combustível tocam nesses elementos perigosos. Vá lá, o Jaime ainda condescendeu-se de nós, e sempre que terminamos de montar uma nave, é adicionada uma vida ao nosso pecúlio.

Existem outras novidades relativamente ao original. Assim, deixa de ser possível passar de um lado para o outro do ecrã. Quando uma célula cai junto a um dos cantos, é necessário o máximo cuidado na recolha, até porque os inimigos têm uma tendência inata para aparecerem onde nós nos encontramos, com as consequências previsíveis. Além disso, o nosso astronauta perdeu a capacidade de pairar no ar, mas esse era um truque que muito pouca gente conhecia.

Finalmente, Jet Pack Neo saiu em dois sabores: versão lenta e versão normal, esta última com uma velocidade semelhante ao original, sendo, sem dúvida, a nossa preferida.

Assim, o Jaime traz uma abordagem refrescante a um jogo que nunca nos cansamos de jogar. Talvez não fique nos anais da história, mas isso apenas por ser um remake e o original ser imbatível. No entanto, é um jogo tremendamente divertido e viciante, e que não vai desiludir ninguém, podendo aqui ser descarregado.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Matrix Digital Rain


Mais uma descoberta de Arnau Jess em dia de aniversário do Spectrum: Matrix Digital Rain. Somos aqui brindados com um programa que simula o efeito "Digital Rain" (também conhecido como "Raining Code").

Com as teclas 1 a 6 podemos mudar as cores, mas o mais engraçado são as 7 a 9. Experimentem!!!

Poderão vir aqui descarregar este jogo / demo.

Link do 39º aniversário do ZX Spectrum

Tal como já referimos neste post, o Museu LOAD ZX Spectrum vai organizar uma tertúlia em comemoração dos 39 anos do ZX Spectrum, com muitas novidades e convidados especiais! Não se esqueçam, é hoje às 21 horas (horário de Lisboa), aqui neste link (ou na moldura acima)! É imperdivel!

AntEater

Nome: AntEater
Editora: DEFB Studio
Autor: Sthephen Coppack
Ano de lançamento: 2021
Género: Arcade / Perícia 
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Dois anos após o início da febre de Puck-Man, a empresa Tago Electronics decidiu beber desse filão e lançar um produto inspirado no conceito de come pontos. Não sendo o jogo mais memorável, que agraciou as arcades, e do qual tenha memória, AntEater acaba por ser reconhecido, nos dias de hoje, por algumas adaptações em sistemas populares da época, como a do Atari 2600, ou por alguns clones em microcomputadores da época.

A premissa é simples; controlamos a língua de um papa-formigas, composta por duas partes distintas: a ponta que suga as larvas e o restante músculo, com propriedades grudantes, que se alonga de forma quase infinita, no labirinto dum formigueiro. O nosso objetivo passa por comer as larvas (pontos), e, quando estas forem devoradas, passamos à fase seguinte. Existem vários tipos de inimigos que assolam os níveis, e cada um pode aniquilar o nosso personagem de uma forma distinta.

Inimigos:

Formigas - São os oponentes mais comuns, podem ser comidos com a ponta da língua mas se tocarem no músculo causam a nossa morte. (100 pontos)

Minhocas - O nosso músculo é imune ao seu veneno, mas se a ponta tocar nelas a morte é automática. Podem ser engolidas quando acionamos o mecanismo de retração da língua para a boca. (200 pontos)

Aranha - A ação do jogo decorre num curto ciclo temporal entre dia e noite. Quando o sol se põe surge a aranha que segue toda a extensão do músculo da língua, até chegar à ponta, causando a perda de uma vida quando atinge a sua extremidade. Esta só pode ser morta quando comemos uma das duas formigas rainhas que se encontram no último caminho do labirinto. (0 pontos)

Formiga Rainha - Situada na parte final do nível, não nos causa qualquer dano. Sempre que ingerimos uma, automaticamente todos os inimigos presentes no ecrã (acima mencionados), são exterminados. (1000 pontos)

Existem pontos bónus, e vida extra a cada 20 000 pontos.


AntEater, na sua génese, apenas prende o jogador pelo conceito do desafio da pontuação, típico dos jogos do início dos anos 80 nos salões de jogos. Os níveis são essencialmente os mesmos, o que varia é a velocidade com que os inimigos aparecem no cenário de jogo, obrigando-nos a ter, cada vez mais, uma capacidade de raciocino e reflexos mais aguçados. 

Para que jogos deste género funcionem, e viciem o jogador, é necessário que o domínio dos controlos direcionais seja perfeito, ou seja: sempre que o personagem, neste caso a nossa língua, chega a uma abertura e que tenhamos que direcionar para uma zona mais profunda da toca, a fim de comermos as lavras, a ação do movimento da língua não deve ser interrompida, quando chegamos a um buraco, para ajustar a mesma quer no movimento descente ou ascendente.  Se estivermos a premir o botão para andarmos lateralmente e quisermos ir para baixo devemos apenas premir simultaneamente a tecla correspondente e automaticamente a língua desce e se, neste exemplo, a jogabilidade funciona na perfeição, como no original, existem direções que não estão otimizadas desta maneira, e que empancam a fluidez de jogo causando perda de tempo precioso ao jogador que posteriormente poderá levar à perda de uma vida. É aqui que o jogo afunda, uma vez que há direções que não estão otimizadas, para a rapidez de reflexos que é exigida e que não acontece no de arcade.


Outro pormenor diferencial, face ao jogo de 1982, prende-se desde logo no primeiro nível quando deglutimos a Formiga Rainha e automaticamente todos os inimigos começam a surgir no ecrã logo no segundo seguinte, algo que não acontece no jogo de 1982, em que o compasso de desaparecimento é maior e vai diminuindo à medida que os níveis avançam.

Em suma AntEater é uma conversão muito aceitável para o 48k recriado de forma bastante fiel, tendo em conta o sistema, a versão de arcade. Os gráficos são simpáticos, mas longe de deslumbrar, e os efeitos sonoros e musicais aproveitam bem o comando beep, mas a nosso ver, o problema do jogo prende-se na sua origem, uma vez que o conceito não é muito cativante e não irá puxar pelo jogador, como o original não o fez, e com agravante de ter uma jogabilidade mal calculada, em certos movimentos, que limita a longevidade e a qualidade do mesmo, refletindo-se numa nota inferior, face ao que poderia ter, se o programador tivesse feito um pequeno polimento na otimização da programação dos comandos direcionais.

Descarregue aqui o jogo.

A Capital: Pokes & Dicas - 21 de Abril de 1989

Em data especial de aniversário, do nosso amado microcomputador, nada como presentear os nossos leitores com uma edição muito sui generis, do suplemento, algo que já não acontecia há umas boas semanas.

Para todos os amantes de jogos de estratégia e historiadores esta é edição para vós. Mais que a destacada análise ao jogo Stalingrad, temos duas páginas detalhadíssimas sobre como jogá-lo e as suas mecânicas. Isto graças a um surpreendente, mas desconhecido, Clube Nacional de Estratégia (ex; Strategic Club), que englobava pessoal de vários pontos do país, fazendo parte o historiador Nuno Rubim,  autor de algumas publicações históricas sobre a componente militar em Portugal



E como crítica em destaque, temos um dos jogos com um dos grafismos mais icónicos e reconhecidos pelos portugueses, nada mais que o Navy Moves, uma bonita recriação inspirada na capa do filme Commando.



Clique aqui para ler esta fantástica edição.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Discovery for Over Fives (ZX81 MIA)


Discovery for Overy Fives foi lançado para o ZX81 pela Prolog Home Software em 1982 e inclui seis pequenos e diversificados programas educativos para crianças e jovens em idade escolar. Tal como a maior parte dos lançamentos desta editora para este computador, encontrava-se perdido, mas agora, graças ao João Diogo Ramos e ao museu LOAD ZX Spectrum, conseguimos preservar uma cópia.

Poderão aqui descarregar o conteúdo da cassete.

Escape from M.O.N.J.A.S.


Nome: Escape from M.O.N.J.A.S.
Editora: NA
Autor: Rastersoft
Ano de lançamento: 2021
Género: Aventura Gráfica
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Quem conhece Among Us, jogo lançado em 2018 para Android/iOS e PC, não pode deixar de reparar nas semelhanças com o novo jogo de Rastersoft, Escape from M.O.N.J.A.S., pelo menos ao nível gráfico. Tremendamente atractivo, com sprites muito coloridos e de grandes dimensões, capta imediatamente a atenção de todos. Apenas tem um defeito, e é uma pena que não seja um mero pormenor: o jogo é demasiado fácil e curto, fazendo com que rapidamente se termine. São pouco mais de uma dúzia de quebra-cabeças para serem resolvidos, ainda mais, facilitados, pois abre-se uma caixa de diálogo sempre que se interage com os restantes personagens, desde logo limitando as opções. Um pouco à semelhança das "make your own adventure", que facilitam em demasia a tarefa do jogador.

Tudo se passa a bordo de uma velha e decrépita base espacial (Epsylon 9), a cair aos pedaços, e sem qualquer fonte de diversão para o nosso personagem, o "Pink", ou "Rosa", como preferirem (a razão é óbvia). Como companheiros da base, um comandante que está sempre ocupado, um cozinheiro, um bêbado e um psycho. E tudo começa com o psycho a atazanar o juízo do nosso personagem, roubando-lhe e apagando o diário que continha as suas aventuras e que lhe permitia abstrair-se da dura vida da base. Pelo meio vamos ainda encontrar uma alienígena reformado, que tem papel fundamental na história, e um visitante inesperado, a quem temos que aplacar os seus desejos, isso se queremos fugir dos nossos desinteressantes companheiros de bordo.


O objectivo é então apenas um, conseguir bilhete de ida para fora da base, arranjando lugar à pendura na nave do inesperado visitante. Só que este está esfomeado, e antes de decidir se quer a nossa companhia, tem que comer. Assim, arranjar algo comestível para esse ser, é o primeiro passo. Depois há que colocar a nave a funcionar, pois não está operacional. O alienígena reformado entra então em cena, dando-nos uma pequena ajuda.

A base é relativamente pequena, assim como os elementos com os quais interagimos, pelo que é relativamente fácil de se descobrir a solução dos puzzles. Num dos casos, teremos que arranjar uma manobra de diversão, única forma de se conseguir "cozinhar" o alimento. No entanto, mesmo essa charada, é óbvia, e com um pouco de ponderação consegue-se resolver.

Fosse a aventura um pouco maior, com mais quebra-cabeças (nem necessitava de ser mais difícil), e por certo conseguiria obter o galardão de Mega Jogo. Assim fica-se apenas pelo "quase", não obstante, quem nela embarcar, terá de certeza diversão garantida para um bom par de hora.  Deixem-se assim apanhar por estes simpáticos e bem-humorados personagens, em especial pelo nosso preferido: o verde (e não é pelo clube).  

Farila y los Duendes del Frío


Para quem gosta de aventuras de texto na língua de Cervantes, e também de duendes e fadas, tem agora a oportunidade de experimentar um novo jogo da autoria de ejvg, que já nos tinha deliciado com Puta Mili. Para já, não nos parece que o jogo tenha sido disponibilizado (apenas temos uma versão z80), no entanto, é possível jogar no browser.

A aventura é bastante intuitiva e tem um tutorial muito útil que "ensina" a jogar. Para quem como nós não é fluente em castelhano, é a forma de conseguirmos avançar mais um pouco no jogo.

Poderão vir aqui experimentar Farila y los Duendes del Frío e estar atentos para ver quando o programador disponibiliza o ficheiro digital.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Clube Z80 n.º 32


Partilhamos hoje o número 32 de Clube Z80, edição de Maio de 1985. 

Poderão aqui descarregar este número do Clube Z80. A revista original pertence ao espólio do Museu Load ZX Spectrum, estando para consulta nesse local.

Tertúlia pelo 39º aniversário do ZX Spectrum


Está a aproximar-se mais um aniversário do ZX Spectrum, e não podíamos deixar passar a data em branco. Vamos assim ter na próxima Sexta, mais uma tertúlia, com muitas, muitas novidades... 

Fiquem atentos, em breve colocaremos o link para o evento. Entretanto, segue a descrição do evento, nas palavras do seu anfitrião, o João Diogo Ramos, do Museu LOAD ZX Spectrum.

Sexta-feira, dia 23 de Abril, celebram-se os 39 anos do lançamento do ZX Spectrum. Mesmo estando já a planear uma festa de arromba no pós-pandemia em 2022, não íamos nunca deixar passar em branco esta data importante. 

Assim, vamos fazer uma tertúlia em directo, pelas 21h de Portugal, com diversos convidados e surpresas. Posso assegurar que há tanta coisa fenomenal a acontecer que vamos certamente levantar o véu de muitas. Na sexta divulgamos o link para o directo no Youtube.

Comigo estará o André Leão à conversa e na condução das atividades. E irão juntar-se-nos: 

- o Marco Fresco do RetroGamers para desta vez o entrevistarmos a ele sobre os bastidores de um programa sobre retro na TV;

- o Jorge Pois para nos falar sobre o streaming de jogos de Spectrum em rede que anda a acontecer... e com ele vai estar o Rui Martins, com um volume de trabalho produzido para o Spectrum impressionante e com quem, desta vez, vamos incidir principalmente no MOD do jogo Formula One que tem sido usado nos streams.

- por fim teremos o Filipe Veiga e o Marcus Garrett para compreender esta novidade de lançamentos de jogos com uma qualidade fantástica em 2021 e aproveitar também para perceber os planos com a revista Espectro que está agora cheia de pujança e dinamismo.

Terminaremos interagindo com a comunidade e respondendo a perguntas que nos forem colocadas ao longo destas cerca de 2h de programa.

Até sexta.

Casa Assombrada e Batalha Naval (MIA)


Casa Assombrada e Batalha Naval apareceram numa cassete dupla lançada pela LOG em 1983. O primeiro dos jogos é uma adaptação para a nossa língua de Haunted House, um type-in da Computer & Video Games.

Quanto ao segundo, Batalha Naval, tem ar de ser mais um type-in, no entanto, não o conseguimos descobrir em lado algum.

Fica aqui a curiosidade, agora devidamente preservada para a posteridade.

terça-feira, 20 de abril de 2021

Gestão Diária (FDD MIA)

 

E vamos hoje retomar os MIA's referentes a programas para o FDD (e alguns para o CP/M). O Ricardo Reis conseguiu preservar bastantes disquetes, algumas contendo material inédito (e desconhecido) que vamos partilhando com a comunidade,

O primeiro deles é Gestão Diária, desenvolvido pela Login em 1986, permitindo fazer um controlo das despesas pessoais.

Poderão aqui descarregar o programa, não esquecendo que tem que ser lido no FDD (o Fuse permite essa opção - ver posts anteriores sobre esta matéria). Contem com muitas novidades nos próximos tempos.

La Última Mazmorra

Nome: La Última Mazmorra
Editora: NA
Autor: Azimov
Ano de lançamento: 2021
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Abriu oficialmente a competição BASIC 2022 e o primeiro concorrente, Azimov, é habitual neste tipo de eventos. De facto, não existe concurso de linguagem Basic que este programador não deixe a sua marca, por vezes até com vários jogos. Como ainda estamos no início da competição, não será de admirar que venha a participar com mais alguns.  

La Última Maszmorra é um jogo em Basic puro e de certeza que vai constituir um bom aperitivo para os jogos que deverão começar a aparecer nos próximos tempos. O objetivo é muito simples: encontramo-nos num castelo, cujas salas constituem um verdadeiro labirinto (dica - ver ecrã acima). Temos então que localizar os três monstros guardiões, derrotando-os. Quando derrotarmos o último, uma chave aparece aleatoriamente no castelo. Só nesse momento a porta da última masmorra se abre, para enfrentarmos então o nosso destino.


Para se enfrentar os magosinimigos, basta tocar-lhes. É-nos então proposto um desafio, que pode passar por fazer contas de cabeça ou digitar as teclas que aparecem no ecrã. Mas rapidez é a chave, não só para se conseguir derrotar os magos mas, acima de tudo, para se conseguir encontrar a saída. É que o tempo é curto, demasiado curto, e basta perdermos o Norte para inviabilizar o cumprimento da missão. Vá lá que de cada vez que se derrota um mago ou se encontra a única poção existente no castelo, é adicionado algum tempo extra. Mas mesmo assim...

Curiosa a forma que Azimov encontrou para dar uma pequena ajuda ao jogador. Assim, num ficheiro separado, encontra-se um mapa do castelo. Achámos por bem dar-vos uma ajuda, pelo que o deixámos nesta análise.

La Última Mazmorra é então um jogo muito simples, a fazer lembrar os type-ins dos primeiros tempos do Spectrum, mas apresentando uma fluidez e rapidez de acção bastante digna, cumprindo assim eficazmente aquilo a que se propôs.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Objectif Élysée (MIA)

A pérola que desta vez vem do Luís Rato é de origem francesa, vinda da ERE Informatique, e saiu em 1984. Até agora estava dado como perdida, mas graças ao Luís, podemos disponibilizá-la pela comunidade. Na descrição da Spectrum Computing está como jogo de estratégia, mas isto parece-nos mais do género do Dictator ou Elecciones Generales. Mas vindo dos franceses, nunca se sabe. Já a Your Sinclair dizia que eles eram esquisitos...

Poderão aqui descarregar este jogo.