Páginas

Páginas aconselhadas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Manager de Futebol


Há muitos, muitos anos, em 1989, Tiago Emanuel Martins, um dos fundadores da Softimar (com o seu primo Mário Armão Ferreira), ambos adolescentes, ambos Portuenses, desenvolveu um manager de futebol (Treinador de Futebol). Embora limitado e muito simples, o jogo tinha os seus pontos de interesse e até chegou a ser mencionado num dos fanzines do Museu LOAD ZX, além de ter um artigo no livro Os Programadores Portugueses.

Pois agora, aproveitando o embalo do lançamento do The Spectrum, e a onda revivalista que nos atinge (felizmente) há cerca de 10 ou mais anos, Mário Armão Ferreira lançou a versão 2025 de Treinador de Futebol, chamando-lhe Manager de Futebol 2025. E pelo que vimos numa primeira abordagem, esta versão é muito, mas muito melhor que a versão de 1989.

Vejamos algumas das muitas novidades desta nova versão:

  • Versão em 128K, em Português e Inglês
  • Parte em Assembler
  • Música (três canais usando o beeper)
  • Dois ecrãs de carregamento
  • Menu inicial muito completo
  • Novos gráficos e animações, com melhorias substanciais
  • Escolha da equipa a gerir (já não temos que treinar o Benfica)
  • Equipas do Campeonato Nacional 2024/2025
  • Gestão financeira, de mercado, patrocínios e muito mais

Este será certamente um dos grandes lançamentos nacionais do ano e em breve estará disponível na Spectrum Computing. Por aquilo que já vimos do jogo, atrevemo-nos a dizer que merecia edição física...

7 comentários:

  1. Agradeço esta análise, e fiquei surpreendido com a rapidez com que a coisa foi publicada.
    Infelizmente o uso de marcas comerciais, o que achei engraçado de ser feito, impede a comercialização do jogo. Mas a realidade é que ele foi criado com o mesmo espírito do jogo original, e daí ser disponibilizado gratuitamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh, andamos sempre com as antenas no ar. O jogo ainda nem foi publicado, pelo que sabemos. O jogo promete... :)

      Eliminar
    2. O jogo foi enviado ontem para o David Hughes da Spectrum Computing. Espero que gostem, é o espírito original, mas melhorado.
      Numa nota paralela falei hoje com o Tiago e estamos a ponderar uma visita ao Museu num sábado. Quem sabe não falamos nessa altura.

      Eliminar
    3. Avisem com antecedência, para que lá no museu estejam preparados para a vossa visita... ;)

      Quanto ao Dave, é grande amigo e parceiro do Planeta Sinclair e do Museu. Mas nem foi ele que enviou o jogo, eu é que o detectei no repositório ZXDB.

      Eliminar
  2. Oi Mário,
    recomendo mesmo que avisem antecipadamente da visita por e-mail se pretenderem encontrar algum de nós (eu por exemplo) porque se não houver atividades não costumamos estar por lá. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Ok, avisa-se. Eu tenho o email do André que o Tiago me enviou.

    ResponderEliminar