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sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Cubix


Jogo: Cubix
Programadores: Gogin
Género: Puzzle
Origem: Rússia 

The First-Ever 3D Platformer for the ZX Spectrum!

The game takes place in the distant universe, where the laws of geometry and physics were subject to symmetry and harmony, there lived an amazing people - the Cubics. Their world was built of perfect cubes: cubic towers rose into a cubic sky, cubic cities shimmered with cubic features. At the heart of this world lay the Sacred Talisman - a magical die that radiated balance and order.

But one day, a mysterious villain appeared from the Shadow Dimension - Hexatron, the Lord of Chaos. He hated the perfection of the Cubics and wanted to bring disorder to their harmony. Hexatron stole the Talisman and, using dark magic, split it into six separate faces. Each was hidden at the top of a Great Tower, filled with labyrinths, traps and trials.

Our hero - Bix - an ordinary Cubic who somehow escaped the curse, decides to challenge fate, resolving to climb each of the towers, overcome the treacherous trials, collect each fragment of the Talisman and restore it to order. Only then will Hexatron be banished and peace returned to his people.

The game genre is a puzzle platformer with elements of metroidvania. The game has 6 large locations ("towers"), unlike each other, more than 10 various game mechanics, cute characters and mind-blowing logical puzzles. As the game progresses, the main character gains more and more abilities, allowing him to pass the "towers" non-linearly (i.e. in different ways and routes), the mechanics of the towers change, and the complexity of the puzzles increases.

O nome Gogin poderá não dizer nada à maioria das pessoas, mas se dissermos que um dos elementos da equipa é Sergei Smirnov, recordam-nos imediatamente de Nothing, que em 2021 fez a comunidade abrir a boca de espanto. E Cubix, embora com um conceito um pouco diferente, vai buscar algumas das mecânicas que se encontravam em Nothing, incluindo a obtenção de novas capacidades à medida que vamos avançando no jogo.

Os objectivos estão exemplarmente explicados no texto que acompanha o jogo na competição YRGB 2025, pelo que vamos abster-nos de os repetir. E se à partida, antes de começarmos a jogar, pensamos estar perante um clone de Nebulus, um dos jogos de referência do ZX Spectrum, assim que avançamos para a primeira torre, imediatamente verificamos que a mecânica é liminarmente diferente, não obstante a espectacular rotação das paredes e a movimentação de alguns dos inimigos..

Em cada uma das torres adquirimos uma ou mais capacidades que antes não tínhamos. Adquirimo-las, recolhendo determinados ícones facilmente identificáveis. Até lá chegarmos é que a história já pia mais fininho, pois temos que manipular muitos blocos, colocando-os nas posições mais adequadas para atingirmos as plataformas mais distantes. E por vezes não é fácil colocá-los onde queremos (entender a mecânica de movimentação dos blocos é fundamental se queremos chegar ao topo da torre). 

Em alguns níveis, como no sexto, as plataformas nem sequer estão visíveis, e temos que ir montando os blocos e testando os locais mais prováveis onde poderão estar os pontos de apoio que queremos alcançar. isso pode implicar carregarmos constantemente blocos de um lado para outro. Outro nível, como no quinto, a capacidade que se obtém é a mudança de gravidade, ou seja, caminhamos pelo "tecto", em vez de andarmos pelo "chão". Parece confuso e difícil, não é? Pois experimentem e vão ver...

Pontos positivos: Fluidez de movimentos, rotação pioneira das torres, quebra-cabeças estimulantes, música de eleição, grafismo e ambientação fabulosos, viciante.

Pontos menos positivos: não tem.

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