Jogo: Generals
Programadores: Makurin Boris Vasilievich
Género: Estratégia
Origem: Rússia
"Generals" is a strategy game for 1–2 players. The goal is to capture all the Cities on the map. The player must explore the map, discover Cities, Mines, and Factories, capture them, build armies, wage war, and prove that they are the best General. To start the mission, press the "L" key.
Depois de Attack, Generals é o segundo jogo de Makurin Boris Vasilievich a participar na competição YRGB 2025. E sem conhecermos o processo de desenvolvimento deste jogo, diríamos que Attack terá sido criado em primeiro lugar, tendo depois sido aproveitado o motor para desenvolver Generals. Isto porque este último jogo é mais complexo e, com uma IA que nos parece mais refinada, constituindo um melhor desafio para os estrategistas, tendo assim bastante mais motivos de interesse e uma maior longevidade.
Aconselhamos a começarem pelo nível mais fácil, pois é através desse que vão apreender os conceitos do jogo. Se começam pelo nível mais difícil, sem antes terem "experiência de combate", podem contar com uma tareia das antigas.
Deixamos ainda algumas dicas, até porque as instruções, apesar de estarem no próprio jogo, não são inteiramente claras. Assim, em primeiro lugar deve-se criar unidades de infantaria de nível 1, isto é, perfeitamente dispensáveis. Com elas começam por explorar os recantos mais próximos da base. Se o mapa for favorável, até se poderá ter logo acesso a fábricas e minas, fundamental para se conseguir ir aumentando o esforço de guerra. Só se deverá começar a atacar o inimigo quando já tivermos unidades com nível mais elevado (o máximo é o 9), sabendo que estas demoram sempre mais tempo a serem criadas. Além disso, é fundamental obter-se as restantes unidades de combate, aviões, jipes, mísseis, etc.
Outra dica importante: quem ataca em primeiro lugar, tem vantagem. Não esquecer que a tecla "F" permite disparar, obtendo-se assim algumas vantagens em termos de batalha. De resto, é ir experimentando todas as opções, ajustando-as ao nosso nível de estrategista.
Generals muito dificilmente irá ganhar a competição. No entanto, este é mais um daqueles jogos que para nós foi um prazer explorar. Não é todos os dias que temos wargames, e este, apesar de simples, está muito bem feito. Gostaríamos agora de ver mais jogos do género criado com esse motor e, quem sabe, ter missões com vários ecrãs.
Pontos positivos: Simplicidade, originalidade, capacidades adictivivas e viciantes, bom nível de IA, permite dois jogadores em simultâneo
Pontos menos positivos: Faltam animações, alguma lentidão



Sem comentários:
Enviar um comentário