Páginas

Páginas aconselhadas

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Kubanoid


Jogo: Kubanoid
Programadores: Stardust
Género: Puzzle
Origem: Rússia

It’s very simple: connect colored cubes in a row to make them disappear. A row must consist of at least three cubes and can be diagonal, and consecutive combos double your points. Every 100 cleared combinations, the level increases, shapes move faster, tension rises, and the fun grows! And if you make it to the leaderboard, you’ll be able to watch a replay of your game.

Kubanoid está longe de ser original, já tendo o género sido amplamente explorado para o ZX Spectrum. Mas esse é talvez o seu único defeito. E diga-se, nunca foi tão bem implementado como agora.

Os adeptos do Tetris, nos quais nos incluímos, vão ficar deliciados com esta nova entrada no YRGM 2025. O objectivo é fazer combinações de três ou mais peças (dados) iguais, horizontal, vertical ou diagonalmente. Quando isso acontece, as peças que fazem parte da sequência desaparecem, concedendo pontos e libertando o tabuleiro, dando-nos mais espaço e tempo para continuar a fazer mais combinações.

Um dos apspectos interessantes no jogo, e que não acontece no Tetris, pois neste caso desaparecem linhas completas, é ver outras combinações que não esperávamos serem feitas, pois quando os dados são eliminados, os que estão por cima caem até ao patamar seguinte, podendo dar origem a novas combinações. Isto concede a Kubanoid um factor estratégico extra, pois deveremos pensar não só na peça que está a cair, mas também nas combinações posteriores.

Tal como no Tetris, à medida que vamos eliminando peças e subindo de nível, a velocidade com que as peças caem, vai aumentando, até se tornar impossível de continuar. No entanto, se conseguirmos chegar ao topo da tabela de high-scores, temos a possibilidade de ver a repetição do jogo feito, algo que nos parece que é totalmente inovador no género, pelo menos no ZX Spectrum.

Por fim, o grafismo das peças é o mais adequado, sendo os dados perfeitamente visíveis e muito coloridos, permitindo identificar rapidamente as pintas. E ainda revelando o cuidado colocado neste lançamento, existem duas melodias e a possibilidade de se desligar a música.

Pontos positivos: Grande jogabilidade, nível de dificuldade ajustado, viciante, grafismo.

Pontos menos positivos: Falta de originalidade, pequeno bug que corrompe o limite lateral do tabuleiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário