Páginas

Páginas aconselhadas

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

SibCity


Jogo: Sibcity
Programadores: Andrew771
Género: Estratégia
Origem: Rússia

You are called to lead Tobolsk — the first city in Siberia, founded by Russians in 1587 at the confluence of the great Tobol and Irtysh rivers. It was here that the first stone church and the only kremlin east of the Urals appeared. Until the 20th century, it was the center of the Siberian Governorate, which once stretched from the Urals to the Pacific Ocean. Your task is to restore the city’s former glory and turn it into a modern metropolis. Build housing, infrastructure, transportation, and industry, and the population will grow, bringing wealth and prosperity to the city!

De todas as entradas na competição YRGB 2025, Sibcity foi de longe a que mais nos surpreendeu. De facto, ver novamente Sim City recreado no ZX Spectrum era algo que nos parecia como altamente improvável. Mas isso aconteceu, e talvez com o programador mais adequado para um jogo com estas características, ou não fosse Andrew771 o autor do motor Euphoria 2D, que permite desenvolver jogos de estratégia como este SibCity.

Além disso, este autor gosta, e bem, de dar um cunho mais pessoal aos seus jogos, introduzindo sempre elementos históricos relevantes, como aconteceu em Russian Railway Magnate, por exemplo. O mesmo acontece em SibCity, no qual tomamos as rédeas da gestão de uma cidade Siberiana (daí o título do jogo), levando a prosperar, ou a definhar, conforme a nossa arte para o ofício. É que isto de ser um bom Governante não é para todos, como está o nosso mundo recheado de infelizes exemplos.

A mecânica desenrola-se ao longo de um enorme mapa da região, que já vem com algumas infraestruturas básicas e uma população de meros 928 habitantes. A partir daqui podemos (e devemos) ir construindo as novas infraestruturas, subdivididas em cinco temas: habitação, infraestruturas públicas, transportes, indústria e recreação. Cada um destes temas tem depois uma panóplia grande de construções que podem ser escolhidas e que vão permitir captar mais população para a cidade. É fundamental encontrar-se um equilíbrio saudável em termos de emprego, ambientais, turismo, transportes, etc., doutra forma a população começa a fugir e, com ela, os seus muito importantes impostos. No final de cada ano, temos acesso a algumas estatísticas base, entre as quais as migrações da população e o resultado económico.

SibCity é bastante imersivo e serão necessários muitos dias para se conseguir preencher toda a região de uma forma equilibrada e sustentada. No entanto, comparativamente com Sim City (é inevitável fazer as devidas comparações), sentimos a falta principalmente de três coisas: eventos, que permitem quebrar a monotonia da accão, animações (por exemplo, vermos a forma como os edifícios se encontram povoados), e o som. Não fosse estes pormenores, e Sib City poderia ombrear com o seu irmão mais velho...

Pontos positivos: complexidade e originalidade, referências históricas, sistema de menus, jogo altamente imersivo, longevidade.

Pontos menos positivos: "Enter" para aceitar opções e "Space" para recusar é contra-intuitivo, ausência de som, eventos e animações.

Sem comentários:

Enviar um comentário