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quarta-feira, 22 de outubro de 2025

BASIC Tower


Por esta é que não esperávamos... IgNaCoBo trouxe, em BASIC puro, um demake de Old Tower, um dos jogos mais carismáticos de Denis Grachev (ver review aqui). Como conseguiu fazer esta magia, é que não sabemos, mas o jogo tem uma fluidez espantosa tendo em conta a linguagem com que foi criada.

BASIC Tower é então mais uma entrada no Concurso BASIC 2025, cujo deadline para entrega dos trabalhos é já no dia 31 de Outubro. E os jurados não vão ter a vida fácil, tal a quantidade e qualidade dos trabalhos já entregues.

Poderão vir aqui descarregar este excelente quebra-cabeças.

6 comentários:

  1. El juego está muy bien, pero el código tiene 105 comandos PEEK y 154 comandos POKE. Llamarlo "juego en BASIC" no me parece correcto.

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    1. Penso que não viola as regras do concurso, mas no fórum da Spectrum Computing está mais detalhado.

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    2. I use PEEK and POKE for efficiency. When Basic reads or writes a variable that is declared after 13other variables, it is faster to read it using Peek than read it looking for it through the Variables area in the program. It is true, though, that using PEEK/POKE instead of the name of a variable worsens dramaticaly the program readability.


      Another tip to get faster prints, is to end the instruction using a semicolon ; that will prevent this print of printing a Carriage Return, saving some more frames in the engine.

      So, summing up little improvements, we get remarkable speed, almost always at a great memory cost

      These and many more improvements can be learnt reading these 5chapter-series blog:
      https://blog.jafma.net/2020/02/24/efficient-basic-coding-for-the-zx-spectrum/

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    3. Nas regras do concurso está incluído:

      "En BASIC puro se pueden usar los recursos de la rom original: rutinas de la rom, variables del sistema, etc."

      PEEK e POKE fazem parte da sintaxe da Sinclair BASIC. Além dos truques que tiram proveito da forma como o interpretador de Sinclair BASIC funciona (e que já foram usados em outros jogos como Wudang).

      Se as regras determinassem que só se deveria usar a sintaxe do Dartmouth BASIC (o original que, na verdade, é demasiado limitado para os recursos do ZX Spectrum), então, sim, essa crítica faria sentido.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Peek y poke son dos comandos Basic y se pueden usar tantos como uno quiera. Por ejemplo para crear 21 UDGs se necesitan 168 pokes y crear UDGs en Basic se hace practicamente siempre. Asi que si, es correcto usar muchos peek y pokes.

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