Nome: Old Tower
Editora: Retrosouls Team
Autor: Denis Grachev
Ano de lançamento: 2018
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1
Da mente brilhante de Denis Grachev, responsável por pérolas como Alter Ego, Gravibots, Sector: Invasion ou Tourmaline, este tendo sido considerado por nós como o 4º melhor jogo de 2016, saiu agora um novo quebra-cabeças muito ao seu estilo, inspirado em Tomb of the Mask, de Playgendary, sendo o primeiro jogo a ser finalizado para a competição ZX-DEV-MIA-Remakes.
Os jogos de Denis têm sempre algumas características que identificam logo o seu autor. Os sprites muito pequenos e coloridos, uma velocidade impressionante, e alguns elementos inovadores que atraem a atenção de todos. Old Tower não destoa e apresenta-se como sendo o primeiro multicolor scroller a aparecer para o Spectrum. Fica também um aviso, para poderem ver todas as potencialidades deste sistema, e se jogarem num emulador, este deve possuir essa funcionalidade activada (Spectaculator, por exemplo), tendo ainda em conta que apenas com o movimento se consegue ver na plenitude todas as suas vantagens.
A maior parte dos níveis são imediatos, isto é, consegue-se com um pouco de destreza evitar as armadilhas e os inimigos, chegando aos pontos onde se recolhem os tesouros. Esses incluem morcegos fatais ao toque, canhões que disparam lasers e picos nas paredes. Como o explorador não consegue travar o seu movimento, apenas pára quando atinge um objecto sólido, temporizar o momento em que este é "lançado" é fulcral.
No entanto, alguns níveis não são imediatos. Por vezes é necessário convocar o "alter-ego" desse explorador, única forma de chegar a novas partes do cenário. E outras vezes, ainda, é necessário trabalhar-se em conjunto para se conseguir chegar aos tesouros ou à porta de saída, que aparentemente parecem estar fora do seu alcance. Colocar o explorador num local estratégico vai permitir que o seu sócia possa ir até ele, travando o movimento no ponto exacto para poder chegar aos tesouros.
Existem ainda blocos que desaparecem ou se solidificam quando tocados, e que são também fundamentais para se consegui atingir alguns pontos do cenário. Muito pensamento lateral é necessário e aconselhamos a antes de iniciarem a busca pelos tesouros, pelo menos nos cenários mais complexos, a estudarem muito bem o ecrã. Doutra forma poderão ficar bloqueados e não têm outra hipótese senão recomeçar o nível, agora com menos uma vida.
De qualquer forma, este é um jogo que os puzzlers vão adorar. Se alguma lacuna temos a apontar é o facto de não ter tantos níveis que permitam aqui passar muito mais horas. É que os desafios são estimulantes, o jogo está muito bem implementado e dá sempre vontade de tentar ver o que se esconde no nível seguinte.
Old Tower é gratuito, podendo aqui ser obtido, mas o programador também aceita donativos, o que diga-se, não é mais que justo tendo em conta todo o esforço dedicado a este jogo.
All screenshots are corrupted and glithed, game look not like that. Use a real hardware or a GOOD emulator like specEmu or Spectaculator.
ResponderEliminarFixed, thanks :)
Eliminar