Páginas

Páginas aconselhadas

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Teknamic anuncia edição física de Bruxólico


A editora portuguesa Teknamic anunciou a edição física exclusiva de Bruxólico (ZX Spectrum), criação do brasileiro Amaweks, com lançamento previsto para dezembro de 2025 em Portugal.

Bruxólico é apresentado como uma experiência artística que agrega jogo, música e literatura ilustrada com origem nos Açores (Portugal) e em Santa Catarina (Brasil), regiões ligadas por séculos de história e cultura.


Inspirado na obra do multifacetado Franklin Cascaes (1908–1983) — pesquisador, antropólogo, gravurista e escritor que dedicou a vida a recolher o folclore açoriano na Ilha de Santa Catarina — o jogo reinterpreta o universo das bruxas, bois encantados e criaturas fabulosas que integram a memória coletiva de Florianópolis (Brasil).


No jogo, essas figuras “bruxólicas” funcionam como metáforas de medos humanos, num conto que cruza raízes indígenas, africanas e lusófonas. Tecnicamente, o projeto explora os limites do ZX Spectrum em cinco fases, com dez chefes e segmentos que simulam scroll horizontal e vertical, além de momentos de shoot’em up.


A edição inclui um livro ilustrado de 40 páginas sobre os mitos estudados por Cascaes, bem como seis faixas de narração e banda sonora, ampliando a experiência para além do ecrã. A edição física da Teknamic contará com duas cassetes (jogo, banda sonora e narrações) e o livro ilustrado impresso. Mais detalhes serão divulgados nas próximas semanas.


Bruxólico propõe-se como uma obra multimédia anacrónica, celebrando tradições e linguagens das culturas portuguesa e brasileira.


A versão digital já estava disponível no Itch.io de Amaweks. Os interessados podem inscrever-se para notificações sobre a edição física por meio deste link.

Sem comentários:

Enviar um comentário