Páginas

Páginas aconselhadas

sábado, 21 de fevereiro de 2026

Spectrumpedia


Já há algum tempo que andávamos para comprar os dois volumes de Spectrumpedia, do ilustre Alessandro Grussu, programador, escritor, fluente em muitas línguas, incluindo a nossa (é incrível, mas sempre que falo com o Alessandro, comunicamos em Português), e agora também, membro do júri do GOTY. 

É um dos membros mais conhecidos da comunidade do ZX Spectrum e dispensa grandes apresentações. Além disso, e já tivemos oportunidade de o comprovar, a sua simpatia e modéstia é lendária. E como se não fosse pouco, o seu jogo preferido, é o meu jogo preferido, o Laser Squad...

Mas vamos então ao que interessa. Não vamos fazer a análise a nenhum dos seus jogos (uma boa parte deles encontram-se no Planeta Sinclair), mas sim à nossa mais recente aquisição: Spectrumpedia (versão de 2022). O livro é uma verdadeira enciclopédia sobre o ZX Spectrum, exemplarmente escrito, sendo a tradução do Italiano para Inglês feita pelo próprio Alessandro, profusamente ilustrado, e cobrindo os mais variados temas, desde os primórdios da Sinclair, até aos dias de hoje, não faltando as referências ao Museu LOAD ZX e ao Planeta Sinclair.

Os dois livros estão divididos por capítulos, mais ou menos organizados por ordem cronológica. Assim, o primeiro volume cobre os seguintes capítulos:

  1. History (da Sinclair e de Sir Clive)
  2. Technology (cobre todos os computadores da Sinclair, bem como os mais importantes periféricos)
  3. Software Houses (as principais, uma pena não ter a TMX Portugal ou a Astor)
  4. Clones (uma multitude de clones de todo o mundo, incluindo os Portugueses - Timex)

Quanto ao segundo volume, este mais dedicado à cena mais recente, inclui os seguintes capítulos:

  1. New Frontiers (cobre tudo o que esteja relacionado com hardware, aplicações  e firmware mais recente, mas também um registo ano a ano dos jogos desenvolvidos, desde 1994, até 2022)
  2. Emulation (fala sobre os mais conhecidos emuladores, não esquecendo o SpecEm, do Rui Ribeiro, e o Warajevo)
  3. The Spectrum in Italy (a cena Italiana)
  4. Sources and More (tudo o resto que não cabe nos capítulos anteriores e é recente)

A leitura é muito fácil e lemos tudo num tiro. Assim que começámos, não descansámos enquanto não terminámos. Recomenda-se portanto a sua leitura a todos os que estejam interessado em saber um pouco mais sobre o mundo do ZX Spectrum. Ainda por cima, a Amazon tem-no em várias línguas, é só escolher aquela em que nos sentimos mais confortáveis.

1 comentário:

  1. Quem não conhece deve examinar a versão digital (grátis) e se gostar deve comprar em papel.

    ResponderEliminar