A Micromania de 27 de agosto de 1989, sendo a última do mês, dedicou-se aos 16-bit como habitualmente, tendo abordado o tema da digitalização de vozes e sons, em particular, nos Atari ST.
Em termos de colaborações, tivemos um mapa estrondoso, muito minucioso, do jogo Green Beret. O leitor Valentim Nabais também viu as suas colaborações publicadas no Microclube, nomeadamente trabalhos variados, desde pokes até pixel art, como é o caso da representação do Infante D. Henrique.
A digitalização de Miguel Brandão encontra-se aqui.
Estamos agora a meses da década de 90. O Spectrum entra na recta final em termos de mercado - ou será que não é (ou não teria que ser) bem assim?
ResponderEliminarNotem como a imprensa da especialidade, como é o caso deste JND, "empurra" quase à força os 16 bits, negligenciando cada vez mais o "velho" Spectrum, ao passo que os leitores, esses, continuam a enviar principalmente material para os 8 bits, provando uma discrepância significativa entre o que se publica, e a realidade da maioria dos consumidores em casa!
É claro que as coisas têm inevitavelmente que evoluir, mas é impossível não notar o papel destas publicações (obviamente "encorajadas" por patrocinadores da indústria) sempre a "puxar" para o lado que interessa aos vendedores. Onde é que eu já vi isto...