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Guia dos Jogos Portugueses para o ZX Spectrum (versão 2022)


Como estamos em plena Época festiva, não queríamos deixar passar sem mais uma pequena oferta: a nova versão do Guia dos Jogos Portugueses para o ZX Spectrum (1983-2022).

O guia já antes tinha sido disponibilizado à comunidade, mas foram tantas as novidades (novos jogos e antigos jogos recuperados), que se justificou uma nova versão, contemplando tudo o que se fez de relevante entre 1983 e 2022, fazendo-se também a menção aos jogos que ainda não foram encontrados.

São agora quase 150 páginas, mostrando que muito se fez no nosso país. Quem sabe, para o ano estejamos nas 200...

Poderão aqui descarregar o guia. Boas leituras!

História de Portugal I, II e III (MIA)


Para acabar o ano de 2022 em beleza, vamos disponibilizar um programa completo do nosso amigo Domingues da Silva, que além de já andar por estas coisas do ZX Spectrum desde início dos anos 80, continua a ser dos mais prolíficos autores da actualidade, com uma série de jogos lançados em 2022. 

Mas o que hoje nos traz aqui é um programa bem antigo. Se bem se recordam, já tínhamos disponibilizado as partes I e II de História de Portugal (ver aqui). Mas faltava a parte III, aquela que cobre o período que vai de 1820 a 1976. Sabíamos que ela existia, mas até agora não tinha sido encontrada. No entanto, com o novo lote de cassetes que o Domingues nos enviou, conseguimos recuperar não só a parte III, mas também a capa do jogo.

É este material que hoje deixamos à comunidade. Para isso basta virem aqui descarregar o jogo completo. Caso não tenham descarregado na devida altura as partes I e II, têm agora também acesso a elas.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

The Void Bringer (The Backrooms: Level 711)


Apesar de estarmos de férias durante uns dias, vamos dentro do possível acompanhando aquilo que existe de novo para o ZX Spectrum. Desta forma, conseguimos arranjar um local com internet para vermos o programa do nosso amigo Javi Ortiz (ver aqui), que tem como convidado parte da equipa Furillo, em directo a apresentar o seu novo jogo. Se estão a par do que esta equipa vai fazendo, decerto saberão que são jogos sempre muito inovadores, em especial porque utilizam um motor (MK1), que inicialmente se pensava que era apenas adequado para jogos de plataformas. Mas esta equipa desmistificou por completo esta falácia, criando verdadeiras aventuras que se pensava serem impossíveis de serem desenvolvidas com esse motor.

Por o jogo ter saído agora e também por estarmos de férias, ainda não tivemos oportunidade de o experimentar, no entanto, do que vimos do programa do Javi, estamos perante mais um trabalho fabuloso e que certamente irá estar nos melhores dos anos. De qualquer forma, na página do seu autor conseguirão compreender um pouco melhor a história deste trabalho, composto por vários mini-jogos. Cada um tem uma maneira própria de ser jogado e que é influenciada pelas características do personagem que escolhemos (existem seis à escolha). Ou seja, contem com elementos de estratégia, aventura e arcade.

Assim que regressarmos a casa, esperamos ter tempo para lhe pegar, mas até lá poderão aqui vir descarregar o jogo e dar uma pequena contribuição aos seus autores.

Shooting Gallery (.tzx)


Shooting Gallery já tinha uma versão .tappreservada na Spectrum Computing. No entanto, esta versão que foi agora recuperada por Steven Brown, preenche os dois lados da cassete. Não sabemos se será alguma edição "não oficial", no entanto, pelo menos o .tzx fica preservado.

Poderão aqui descarregar Shooting Gallery.

A Capital: Pokes & Dicas - 23 de Fevereiro de 1990

Depois de termos disponibilizado uma série de suplementos d'A Capital de 1988, vamos agora para 1990. Os jogos novos começavam a escassear, portanto tirando Footballer of the Year II, tudo o resto é bastante mais antigo. Assim, o nosso destaque vai para os magníficos mapas que a comunidade enviou para o jornal. Como Corsarios, por exemplo.

Poderão aqui descarregar o suplemento.

Corrida da Morte (versão corrigida)


Relativamente a Corrida da Morte disponibilizado há uns dias, temos algumas novidades. Assim, em primeiro lugar ficámos a saber que o jogo não tinha origem no nosso país, era antes um type-in que saiu em revistas estrangeiras.

Em segundo lugar, já temos o jogo a funcionar, muito graças ao Zé Oliveira que o corrigiu e disponibilizou em dois sabores (issue 1 ou issue 2 do teclado).

Poderão aqui descarregar o jogo pronto a funcionar.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Shareholder (MIA)


Shareholder é um programa que nos ajudava a gerir a nossa carteira de acções. Foi lançado em 1985 pela Hobby Software e estava dado como perdido até agora. Mas já se sabe que Steven Brown, pode não ter na carteira muitas acções (não fazemos ideia), mas que tem muitas pérolas destas, lá isso tem.

Podem aqui descarregar Shareholder.

Tcasio (FDD)


Nas disquetes que o Luís Radi guardava, encontrámos mais uma curiosidade: Tcasio. Aparentemente parece pertencer ao programa Alfacont, mas como não estamos familiarizados com o mesmo, não temos a certeza. Poderá eventualmente ser algum módulo que ainda não estava preservado, até porque o programa parece pedir um interface que não temos.

Deixamos aqui o programa para explorarem. Se tiverem mais informação sobre o mesmo, por favor façam-nos chegar.

Desemprego para os programadores de computadores

Estamos a chegar ao fim de 2022... Que nos reservará o futuro?

Na década de 60, começaram a aparecer programas de computador para conversar com o utilizador. Talvez alguém ainda se lembre que o Zé Oliveira criou um em 1986. Quem quiser pode conversar com a versão MS/DOS online aqui.

Mas, desde 1960 que as coisas mudaram...  

Eis uma conversa com um programa moderno da página https://chat.openai.com/chat. Este é apenas um exemplo, pois o programa mantém uma conversação em várias línguas.

Zarsoft - Hello. My name is Ze Oliveira.

Computer - Hello Ze Oliveira! It's nice to meet you. Is there anything I can help you with today? I'm here to answer any questions you might have about programming or anything else. Just let me know how I can help.

Zarsoft - Do you think it's gona snow in Oporto, Portugal?

Computer - As an artificial intelligence, I don't have the ability to predict the weather. However, it is possible to use weather forecasting tools and techniques to make educated guesses about the likelihood of snowfall in a particular location at a specific time of year.

In Oporto, Portugal, the weather can vary significantly depending on the time of year. In general, the climate in Oporto is temperate, with mild winters and hot summers. Snowfall is relatively rare in Oporto, but it is not uncommon for the city to experience some frost or freezing temperatures during the winter months.

If you are interested in finding out more about the weather in Oporto, you can check the local weather forecast or consult with a meteorologist for more information. It is also a good idea to be prepared for different types of weather, no matter what time of year you are traveling.

Zarsoft - Do you think that the ZX Spectrum is an obsolete computer?

Computer - The ZX Spectrum is a computer that was first released in the 1980s, and while it has since been succeeded by newer and more advanced computers, it is still remembered and admired by many enthusiasts as a pioneering and influential computer of its time.

Whether or not a computer is considered "obsolete" depends on the context and the specific tasks that are being performed. Some people may consider the ZX Spectrum to be obsolete because it is no longer in production and is not capable of running modern software or performing tasks that newer computers can handle more efficiently. However, others may still find value in using a ZX Spectrum for nostalgiciac purposes, or as a platform for learning and experimenting with computer programming.

Ultimately, whether or not a computer is considered "obsolete" is subjective and can depend on the individual's needs and preferences. 

Some people may continue to use and enjoy older computers, while others may prefer to use the latest and most advanced computers available.

Zarsoft - Write a ZX Spectrum BASIC program to calculate a random number between 1 and 1000. Then the program must prompt the user to try to guess it. If the user guess it wrong then the program should say if the answer was low of high and ask the user to try again. If the user guess it right then the program should stop.

Computer - Here is a simple ZX Spectrum BASIC program that generates a random number between 1 and 1000 and prompts the user to try to guess it until the user guesses it correctly:

10 RANDOMIZE

20 LET R = INT(RND*1000)+1

30 PRINT "I have chosen a random number between 1 and 1000. Can you guess what it is?"

40 INPUT G

50 IF G=R THEN PRINT "You guessed it! The number was"; R: GOTO 90

60 IF G<R THEN PRINT "Sorry, your guess was too low. Try again."

70 IF G>R THEN PRINT "Sorry, your guess was too high. Try again."

80 GOTO 40

90 END

This program uses the RANDOMIZE and RND functions to generate a random number between 1 and 1000 (inclusive). The INT function is used to convert the result to an integer. The program then prompts the user to enter a guess, and compares the guess to the random number using a series of IF statements. If the guess is correct, the program prints a message indicating that the user has guessed the number and exits the loop using the GOTO 90 statement. If the guess is too low or too high, the program prints a message to that effect and prompts the user to try again.

The program loops back to the input prompt using the GOTO 40 statement until the user guesses the correct number.

I hope this helps! If you have any questions about this program or would like more information on ZX Spectrum BASIC programming, please don't hesitate to ask.

Zarsoft - Have you ever heard of structured BASIC programming language?

Computer - Yes, I am familiar with structured BASIC.

Structured BASIC is a version of the BASIC programming language that includes additional features and constructs for structured programming. 

Structured programming is a programming paradigm that emphasizes the use of control structures that allow the programmer to specify the flow of control in a program in a clear and logical way.

Structured BASIC includes features such as block-structured syntax, variables with strong typing, and subroutines and functions with local variables and parameters. These features allow programmers to write programs that are easier to read, understand, and maintain.

Structured BASIC was developed in the 1970s and 1980s as a way to make BASIC more suitable for larger and more complex programming projects. It was widely used in educational and business environments, and it is still in use today by some programmers.

I hope this helps to clarify what structured BASIC is. If you have any other questions or would like more information on BASIC or structured programming, please don't hesitate to ask.

Zarsoft - Write a ZX Spectrum BASIC program to calculate a random number between 1 and 1000. Then the program must do a loop with "FOR i=0 TO 1 STEP 0" to prompt the user to try to guess it. If the user guess it wrong then the program should say if the answer was low of high and ask the user to try again. If the user guess it right then the program should stop.

Computer - Here is a simple ZX Spectrum BASIC program that generates a random number between 1 and 1000 and prompts the user to try to guess it until the user guesses it correctly, using a FOR loop:

10 RANDOMIZE

20 LET R = INT(RND*1000)+1

30 PRINT "I have chosen a random number between 1 and 1000. Can you guess what it is?"

40 FOR i = 0 TO 1 STEP 0

50   INPUT G

60   IF G=R THEN PRINT "You guessed it! The number was"; R: END

70   IF G<R THEN PRINT "Sorry, your guess was too low. Try again."

80   IF G>R THEN PRINT "Sorry, your guess was too high. Try again."

90 NEXT i

This program uses the RANDOMIZE and RND functions to generate a random number between 1 and 1000 (inclusive). The INT function is used to convert the result to an integer. The program then prompts the user to enter a guess using a FOR loop that iterates indefinitely (the loop counter i is set to 0 and the loop ends when i exceeds 1). The loop compares the guess to the random number using a series of IF statements. 

If the guess is correct, the program prints a message indicating that the user has guessed the number and ends the program using the END statement. If the guess is too low or too high, the program prints a message to that effect and prompts the user to try again.

The program continues to loop until the user guesses the correct number.

I hope this helps! If you have any questions about this program or would like more information on ZX Spectrum BASIC programming, please don't hesitate to ask.

Zarsoft - The ZX Spectrum does not have the "END" statement. You must use the "STOP" statement.

Computer - I apologize for the mistake in my previous response. You are correct that the END statement is not available in ZX Spectrum BASIC. 

Instead, you can use the STOP statement to end the program.

Here is the corrected version of the program:

10 RANDOMIZE

20 LET R = INT(RND*1000)+1

30 PRINT "I have chosen a random number between 1 and 1000. Can you guess what it is?"

40 FOR i = 0 TO 1 STEP 0

50   INPUT G

60   IF G=R THEN PRINT "You guessed it! The number was"; R: STOP

70   IF G<R THEN PRINT "Sorry, your guess was too low. Try again."

80   IF G>R THEN PRINT "Sorry, your guess was too high. Try again."

90 NEXT i

I apologize for any confusion my previous response may have caused. I hope this corrected version of the program is helpful. If you have any other questions or would like more information on ZX Spectrum BASIC programming, please don't hesitate to ask.

Zarsoft - Note that you have used "FOR i=0 TO 1 STEP 0" to build a loop instead of using a "GOTO" statement.

Computer - You are correct. The FOR loop in the previous program is used to create an indefinite loop that prompts the user to enter a guess and compares the guess to the random number until the user guesses the correct number. The loop counter i is set to 0 and the loop ends when i exceeds 1, but since the STEP value is set to 0, the loop counter never actually changes, so the loop will continue indefinitely until the STOP statement is reached.

Using a FOR loop like this is one way to create an indefinite loop in ZX Spectrum BASIC without using the GOTO statement. Another way to create an indefinite loop is to use a WHILE loop with a condition that is always true, such as WHILE 1.

I hope this helps to clarify how the FOR loop is used in the program. If you have any other questions or would like more information on ZX Spectrum BASIC programming, please don't hesitate to ask.

Zarsoft - You are very smart.

Computer - Thank you for your kind words! As an artificial intelligence, I have been designed and trained to process and understand information and respond to questions and prompts. I don't have personal feelings or emotions, but I am here to assist you to the best of my ability. If you have any questions or need help with something, please don't hesitate to ask. I'm here to help!

Zarsoft - I have to go now. See you next time. Goodbye.

Computer - Thank you for using my services. It was nice talking to you, and I'm here to help anytime you have a question or need assistance. 

Feel free to reach out to me anytime. Until next time, goodbye!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Shake! Issue 9 (MIA)


Depois de termos disponibilizados o número 3 de Shake!, temos hoje o número 9. E quem diria que ficaríamos de boca aberta de espanto quando fomos espreitar o top 20 de singles do Reino Unido da altura. Então não é que os The Jesus & Mary Chain e os Depeche Mode estavam no top.? Até ai tudo mais ou menos normal, mas quem diria que iríamos encontrar os The Damned (Alone Again or), mas especialmente uma das bandas de Kirk Brandon e Stan Stammers, os Spear of Destiny, com o brutal Never Take me Alive. Só por isso vale a pena descarregar este magazine, que subiu 20 pontos na nossa consideração.

Poderão vir aqui buscar Shake! isue 9.

Crazy Race (MIA)


Crazy Race tem o dedo de Jorge Branco, que uns tempos mais tarde desenvolveu Gods Lab (já partilhado em Planeta Sinclair).

O programa é muito simples e poderá até ter sido adaptado de um type-in (o Jorge já não se recorda da história deste jogo). De qualquer forma, fica agora aqui a sua partilha.

Poderão aqui descarregar Crazy Race.

Afundar o Navio (type-in)


Em tempos tínhamos digitado o jogo Afundar o Navio, incluído como type-in no MicroSe7e número 3. Mas a listagem tinha um pequeno erro, que foi agora corrigido pelo Zé Oliveira, permitindo-nos assim finalmente ter o programa completo.

Podem aqui descarregar Afundar o Navio.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Shake! Issue 3 (MIA)


Desconhecíamos totalmente que existisse um magazine musical em formato electrónico para o ZX Spectrum. Pois ele existiu e dava pelo nome de Shake!. Saíram pelo menos dez números, estando apenas um deles já preservado. Pois agora, graças a Steven Brown, conseguimos arranjar mais dois. Fica aqui o primeiro deles, o número 3 de 1987.

Poderão aqui descarregar o magazine.

Diário de Lisboa: Informática - 26 de Outubro de 1982


No final de Outubro de 1982 sai novo suplemento do Diário de Lisboa, o segundo desse mês. Poderão aqui descarregá-lo.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

A Global Games Adventure (MIA)


O Luis Rato mandou-nos mais um lançamento raríssimo que se encontra na sua colecção. A Global Games Adventure é uma compilação lançada pela Global Games com dois jogos, ambos já recuperados: Number 6 in the Village e Once Upon a Lily Pad.

Estas compilações têm extraordinária importância porque normalmente corrigiam pequenos bugs que existiam nas primeiras versões. Não sabemos se será aqui o caso, para isso teremos que contar com a ajuda dos detectives das aventuras de texto (vocês sabem quem são)...

Poderão aqui descarregar esta colectânea.

Catálogos do ZX Spectrum


Hoje disponibilizamos algumas curiosidades dos anos 80: catálogos de programas da Triudus e da Melo (Astor Software). Numa altura em que não existia ainda a internet como a conhecemos, era através destes catálogos que escolhíamos aquilo que queríamos comprar.

Podem aqui descarregá-los.

domingo, 25 de dezembro de 2022

Castle Escape

Nome: Castle Escape
Editora: NA
Autor: IrataHack
Ano de lançamento: 2022
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: NA
Memória: 48 /128 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

Neste jogo que saiu muito recentemente, assumimos o papel de Wee Knight, um cavaleiro pouco ágil, que deve escapar do castelo assombrado, ao mesmo tempo tentando recolher o máximo possível de moedas de ouro e, de preferência, esquivando-se dos habitantes mortais. 

Devido ao enorme peso da sua armadura, não consegue pular muito alto (daí termos dito que era pouco ágil), e se cair de grandes alturas, perde uma vida. No entanto, se consumir os ovos magenta que foram deixados nas salas do castelo, adquire um espécie de doping e consegue então efectuar alguns malabarismos que doutra forma não era possível. Só assim consegue alcançar as plataformas mais distantes ou altas e também só desta forma consegue escapar a alguns dos inimigos.

O efeito anti-gravidade destes ovos são finitos, impondo aqui uma componente estratégica ao jogo. A todo o momento temos que analisar muito atentamente a sala onde nos encontramos e avaliar se compensa recolher todas as moedas de ouro, ou se será melhor deixar algumas para trás, se isso implicar podermos poupar algum tempo e fazer perdurar o efeito dos ovos. Uma coisa é certa, sempre que encontramos os ovos, compensa ir recolhê-los, pois vão sendo acumulados no nosso bornal (não nos parece que a armadura tenha bolsos), e mais tempo estamos sob o efeito do doping.

Outro item que devemos recolher são os corações. Estes concedem uma vida extra e bem vamos precisar delas, pois vamos morrer muitas vezes, seja atingidos por uma aranha, que tem um comportamento imprevisível (por vezes é frustrante vê-la no caminho, o tempo a passar e nós sem podermos avançar), quer pelos ratos, estes com um movimento padronizado, mas muito mais rápidos do que o nosso pesado cavaleiro. Estamos assim numa corrida contra o tempo constante, pois sem o efeito do doping, não vamos muito longe. Há que dar corda aos sapatos, ou lá o que tenhamos por baixo da armadura...

Confessamos que depois de termos visto a demo inicial, pensámos que estava a ser dado demasiada ênfase à questão dos ovos. Parecia-nos que não iria ser fácil conseguir arranjar um equilíbrio entre o grau de dificuldade e a sua jogabilidade. Corria-se o sério risco de se tornar um desafio frustrante, mas na realidade o programador conseguiu resolver muito bem este potencial problema. O jogo é difícil, sem dúvida, mas não se torna frustrante, e de cada vez que iniciamos uma nova partida, conseguimos avançar mais um pouco e perceber qual o caminho mais directo a seguir, mesmo que isso implique ir com os bolsos um pouco mais vazios (é possível apanhar-se todos as moedas, segundo o seu auto). 

Tecnicamente Castle Escape encontra-se muito perto da perfeição. Por vezes fazendo-nos lembrar La Reliquia (até pela temática), tem uma envolvência espectacular, com gráficos excelentes e tremendamente atractivos e uma música cativante, convidando-nos sempre a ver o que se encontra na sala seguinte. Além disso tem um extra, se por acaso o programa detecta que temos o ESXDOS instalado (usando o DivMMC, por exemplo), os recordes ficam automaticamente gravados. Digam lá que não é uma funcionalidade simpática e a que não estamos muito habituados no ZX Spectrum?

O jogo é também inteiramente programado "à unha", isto é, não utiliza qualquer tipo de motor (tipo AGD ou La Churrera), e isso nota-se, dando-nos uma sensação mais "old shool". A única lacuna que encontramos em Castle Escape é o facto do jogo ser relativamente curto, a que não será alheio a memória que foi certamente utilizada para termos estes gráficos deslumbrantes. É a única razão pela qual não damos nota mais elevada, mas, quem sabe, isso fique para a continuação, já prometida pelo seu autor.

Mapa 3D de Everyone's a Wally


Em Setembro de 1985, a revista Micromania dos nossos vizinhos, trouxe um mapa 3D de Eveyone's a Wally para destacar e montar. O mapa representava a área do jogo, não faltando sequer a famosa fonte. Este mapa esteve perdido durante muitos anos, mas agora, graças a Neil Parsons, consegui chegar até ele (ver aqui). Fiz então uma impressão a cores em papel cartonado e aproveitei este período de festas para o montar.

O trabalho ficou longe de estar perfeito. Alguns dos itens são muito pequenos (fonte, cabine telefónica, grua), e conseguir fazer com que ficassem colados, foi o cabo dos trabalhos. Aliás, a fonte é quase impossível, pois pelo seu tamanho e forma arredondada, manter as várias peças sem se descolar não é fácil. Talvez com um papel mais fino seja, possível, mas optei por o fazer em papel um pouco mais grosso, para aumentar a durabilidade.

Apesar de tudo, julgo que o trabalho é merecedor de umas quantas fotografias. Assim, num registo mais descontraído e pessoal, partilho convosco o resultado de umas boas horas a fazer corte e colagem. 


CM: Os Jogos no Computador - 097


Novamente o ZX Spectrum relegado para segundo plano, nesta edição de "Os Jogos no Computador" de 26 de maio de 1991. Mas ainda se conseguiu incluir a imagem do jogo "Extreme", para ilustrar uma mão cheia de pokes. Nas cartas do leitores ficamos a conhecer o clube "AF Software" dedicado exclusivamente ao Spectrum +3, e o dilema de um leitor sobre qual nome escolher para o seu clube.

Não resistimos a apontar uma curiosidade: a dica para a aventura "Leisure Suit Larry" (MS-DOS)! Há muitas edições atrás, Paulo Ferreira (o responsável pelo espaço) considerou este jogo inapropiado para o seu público. Ou mudou de opinião ou esqueceu-se...

Podem agradecer este pequeno presentinho de Natal ao Mário Moreira, e descarregar a digitalização neste link.

JND: Micromania - 027


Pokes, dicas e mapas em abundância, nesta edição da Micromania, publicada no Jornal de Notícias de 17 de junho de 1990. Agradecemos ao Miguel Brandão pela digitalização disponível neste link. Feliz Natal!

Summer Santa 2022


Summer Santa foi um jogo lançado em 1986 pela Alpha-Omega Software, uma subsidiária da CRL, e que se tornou célebre não pelas melhores razões. De facto, o jogo era paupérrimo. Nada intuitivo, cheio de bugs, um sistema de colisão surreal, de tão fraco que era, gráficos atrozes. Enfim, tudo era tão mau que acabou por se tornar conhecido pelas razões erradas, um pouco como SQIJ!.

Mas agora, Paul Jenkinson, profícuo programador e que nos traz mensalmente o imperdível magazine The Spectrum Show, pegou em Summer Santa e reformulou-o completamente. Melhorou graficamente (uma mudança da noite para o dia), acrescentou novas salas, corrigiu os bugs, mas acima de tudo, conseguiu tornar o jogo aquilo que a versão de 1986 não o era: jogável.

Summer Santa 2022 tornou-se assim num agradável jogo de plataformas, com uma temática adequada a esta quadra, sendo a prenda de Natal que Paul nos oferece (além do novo episódio do magazine, que saiu nestes últimos dias).

Poderão vir aqui descarregar Summer Santa 2022. Depois joguem a versão de 1986 (se conseguirem), e vejam as diferenças...

sábado, 24 de dezembro de 2022

The Sunflower Number Show (.dsk)


The Sunflower Number Show foi lançado em 1985 pela Macmillan Software, tendo como destinatários as crianças. O jogo ensina aa fazer contas, tendo uma vertente gráfica bastante atractiva e a motivar o estudo. Até agora apenas estava preservada a versão em cassete, mas agora, graças a Steven Brown, temos acesso à versão para o +3.

Poderão aqui descarregar o programa.

Merry Christmas


Mais uma vez o Zé Oliveira brindou a comunidade com um lindo programa de Natal. No ano passado tinha havido reclamações por o programa ser difícil de voltar a executar, depois de parado. Por isso, o Zé Oliveira refez completamente o programa.

Assim, o programa continua a tentar esconder as imagens para efeitos de surpresa, mas desta vez o ficheiro de imagem foi dividido em duas partes. Se o programa for carregado à velocidade normal percebe-se melhor o seu mecanismo. Para os curiosos, o .tap inclui uma prenda de Natal com o ficheiro de imagem completo no final.

Para correr o programa online, clicar aqui.

Para fazer o download dos ficheiros, clicar aqui.

Um Feliz Natal a todos, é o desejo da nossa equipa! 

Saiu a CAAD 58


Saiu novo número da incrível CAAD, mesmo a tempo de alegrar um pouco mais a quadra Natalícia. Para já ainda demos apenas uma vista de olhos, mas são 126 páginas repletas de prendas e coisas boas...

Podem vir aqui descarregar este (e números passado), desta revista imprescindível para qualquer aventureiro que se preze. Se quiserem a versão física, basta falar com Juanjo Muñoz. Altamente aconselhável!

Spirits

Nome: Spirits
Editora: Topo Siglo XXI
Autor: Alejandro Andre, Miguel Blanco Viu, Fernando Diaz
Ano de lançamento: 1987 / 2022
Género: Aventura
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

Há muito tempo que não disponibilizávamos uma das edições comemorativas do 30º aniversário da Topo Soft, sempre devidamente traduzidas para a nossa língua e sempre com um novo ecrã de carregamento e ilustrações (obra de Alfonso Fernández Borro, aka Borrocop, e Julio Antonio Martín Erro). Lembramos que a colecção já vai com o impressionante número de 38 cassetes, cerca de uma dezena editadas fisicamente na nossa língua (não foram mais por falta de adesão da comunidade Portuguesa). 

Mas eis que o nosso amigo Borrocop nos fez uma enorme surpresa este Natal e permitiu-nos lançar mais um jogo na série. E não é um jogo qualquer, é um do qual temos gratas memórias nos anos 80: Spirits. É que apesar de Spirits denotar alguns problemas ao nível da jogabilidade, foi altamente inovador. Mas já lá iremos a isso...

Toda a acção é passada num castelo medieval. Ou melhor, em dois castelos interligados entre si. Mas só poderemos ter acesso ao segundo castelo depois de accionarmos a alavanca que permite a passagem entre os dois edifícios. Aliás, este sistema de alavancas está em diversos pontos e sem as activarmos, não vamos muito longe.

Assumimos o papel de um poderoso mago que tem que encontrar diversos objectos, para depois poder anular o feitiços de algumas personagens que deambulam pelo castelo, para no fim eliminarmos a águia. As diversas tarefas deverão ser efectuadas de forma sequencial e já agora convém dizer que os dois castelos têm um impressionante número de salas, pelo que ainda antes de nos metermos à cata dos itens, convém fazermos o mapa (dica: na Spectrum Computing encontra-se um mapa óptimo, poupando-nos muito tempo).

Depois de estarmos devidamente alinhados com o esquema das salas dos castelos, vamos então procurar os itens. Estes, em cada jogo, encontram-se em locais diferentes, tornando-se ainda mais importante conhecermos de cor e salteado o mapa. Só assim vamos conseguir chegar rapidamente aos locais que pretendemos ir, sabendo que os inimigos são mais que muitos e, se nos perdemos, o mais certo é ficarmos pelo caminho com uma seta entalada na garganta ou uma assombração atravessada na espinha.

Convém aqui fazermos outra nota e que constituí o elemento inovador e diferenciador de Spirits. Assim, o ecrã encontra-se dividido em dois. Na parte de cima temos o mago que controlamos, enquanto que na parte de baixo podemos escolher aquilo que queremos ver (teclas 1 a 5), nomeadamente os objectos e personagens que procuramos. É assim possível ver em que sala se encontram e mais rapidamente os alcançamos.

Quanto às tarefas, em primeiro lugar temos que encontrar a esfera, pois só assim conseguiremos visualizar na parte de baixo a varinha do poder, o livro sagrado, o mágico, o cavaleiro ou a águia. Depois de recolhidos todos os elementos, temos que encontrar uma certa personagem, que quando tocada pelo mago, torna-se numa Rainha. Mas atenção, se não tivermos antecipadamente obtido os objectos necessários, a magia não fará efeito.

Por fim, teremos que detectar onde a águia se encontra. Esta vai seguindo um certo trajecto, pelo que teremos que o estudar e identificar o local onde a podermos emboscar. Um tiro certeiro é o suficiente para fazer regressar a paz ao reino.

A história é bastante estimulante e o jogo muito difícil, nem sempre sendo fácil comandar o mago. Aqui reside um dos seus pontos fracos. Existem demasiado inimigos (quando se juntam vários personagens, a velocidade baixa drasticamente) e a resposta aos comandos é um pouco lenta. Muitas vezes vamos perder porque não conseguimos no momento certo saltar um buraco ou dar um tiro certeiro no inimigo (quando o atingimos, torna-se inofensivo durante uns segundos). 

Não fosse esta lacuna e estaríamos aqui perante um dos melhores jogos do ZX Spectrum. No entanto, o que sobra é muito bom, senão vejamos: gráficos fora de série e um ambiente fantástico, como os nossos vizinhos tão bem conseguiam criar; o tal sistema de rastreamento inovador que referimos e que permite irmos visualizando as outras salas e personagens do castelo em tempo real, permitindo-nos estabelecer a melhor estratégia; grande imprevisibilidade, pois nenhum jogo é igual (elementos que variam no início de cada partida); e, por fim, uma enorme capacidade viciante.

É então esta a prenda que Borrocop e Planeta Sinclair oferecem aos seus leitores. Para isso, venham aqui descarregar Spirits, versão comemorativa do 30º aniversário adaptada para Português. Se não conhecem o jogo, é uma boa oportunidade de agora o fazerem. Se já o conhecem, julgamos que merece ser revisitado... 

The Mystery of Markham Manor 128K


Depois da versão standard de The Mystery of Markham Manor, saiu agora a versão 128K desta aventura, que quem já jogou diz ser uma das melhores do ano. Por outro lado, quem ainda não o fez tem agora um motivo extra para experimentar esta versão, pois vem com gráficos incluídos. Claro que o mais importante é a história, mas sempre torna mais atractiva o desafio.

Poderão vir aqui descarregar esta nova versão.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

The Squirrels Nuts (MIA)


Simon Avery é bem conhecido de todos os aventureiros. Ao longo da sua carreira, lançou inúmeros jogos, tornando-se uma autor muito conceituado, a que não é alheio a grande qualidade dos seus trabalhos (apenas conhecemos alguns, lacuna a colmatar nos próximos tempos).

Agora, Steven Brown encontrou uma compilação com uma boa parte dos seus trabalhos: The Squirrels Nuts. Quem a adquiriu na altura, seguramente terá tido aqui longas horas até conseguir dar conta dos muitos jogos que fazem parte da mesma.

Poderão aqui descarregar The Squirrels Nuts. Aproveitem a quadra para passar uns bons momentos com as aventuras de Simon Avery.

Mr. Hair and the Kitty Katakombs


Nome: Mr. Hair and the Kitty Katakombs
Editora: Crash
Autor: Lee Stevenson
Ano de lançamento: 2022
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

Já há muito tempo que não fazíamos uma review em Planeta Sinclair. A razão é apenas uma: falta de tempo. De facto, com tanto jogo a ser lançado, com tanto MIA a aparecer, com tanto evento onde participamos, não temos tido tempo para escrever as nossas análises, até porque isso implica levar os jogos até ao fim. E por vezes esses são demorados. Enfim, vamos fazendo o que podemos, somos sempre poucos para tanta coisa (não é um lamento, apenas a constatação de um facto).

No entanto, quando os jogos nos chegam atempadamente e se temos algum tempo livre, fazemos questão de mostrar o nosso apreço pelos programadores. Foi isso que fizemos com este Mr. Hair and the Kitty Katakombs, o novo jogo de Lee Stevenson, que mais uma vez traz o improvável e popular herói Mr. Hair (ou Senhor Fio de Cabelo, como preferirem), para a ribalta. E tal como os restantes jogos que têm este personagem no papel principal, é de fazer arrancar os cabelos. Mas atenção, apesar de ser um jogo difícil, não é frustrante, e isso faz toda a diferença.

Já tínhamos tido a oportunidade de ver uma demo do jogo em Setembro (ver aqui). Tínhamos ficado muito bem impressionados e a versão final apenas veio confirmar a sensação com que tínhamos ficado na altura. Grandes gráficos, grande som, música excelente (de Pedro Pimenta, mais uma vez), cenários deslumbrantes e uma jogabilidade de se lhe tirar o chapéu (e deixar os cabelos ao léu). De facto, tem todos os condimentos que fazem os grandes jogos. Se alguma lacuna há a apontar é o de não ser um jogo muito grande, mas com gráficos deste calibre, mesmo repetindo-se algumas salas, a memória não daria para mais. É preciso não esquecer que estamos perante um jogo de 48K.

Referimos que existiam ecrãs repetidos. Isso não quer dizer que estejamos sempre a andar para trás e para diante. Alguns jogos, para aumentar o tempo de jogo, usam e abusam desse estratagema. Não é isso que aqui se passa. Acontece é que alguns ecrãs utilizam a mesma base gráfica, por vezes dando a sensação que já por ali passámos. Claro que às vezes temos mesmo que repetir o caminho, mas normalmente é por uma razão muito válida, como termos mais à frente que activar algo que faz desbloquear qualquer coisa atrás. 

Pois, é que este Mr. Hair é muito mais que um simples jogo de plataformas. Alguns ecrãs são autênticos quebra-cabeças, por vezes fazendo-nos lembrar Cocoa (como neste jogo, por exemplo). Assim, existem elementos do cenário que têm que ser devidamente manipulados, entradas que à primeira vista não se conseguem vislumbrar, inimigos que têm que ser encurralados (existe um determinado ecrã que sem se fazer isso, muito dificilmente se consegue avançar). Ah, e a cereja em cima do bolo: temos que resgatar gatos!

Sim, os gatos são aquele extra que torna este jogo irresistível. Quem me conhece, sabe a paixão que tenho por gatos. Quando estes aparecem nos jogos, normalmente o jogo consegue imediatamente cativar-me, como aqui aconteceu. E repararam no pormenor do número de vidas do nosso personagem? Nove, tal como as vidas dos gatos, como se costuma dizer...

Assim, apenas não dizemos que este é o melhor jogo de Lee Stevenson porque todos os seus trabalhos atingem uma fasquia muito elevada. Será ingrato dizer qual é o melhor ou o pior. São todos muito bons, ponto! E preparem-se, pois a história não vai ficar por aqui. 2023 será épico...

Uma nota adicional: existem 18 gatos (esfinges) para resgatar. Se por acaso falharem algum(ns), não se preocupem, podem à mesma terminar o jogo.