Páginas

Páginas aconselhadas

sábado, 18 de maio de 2024

4D Maze


Em 1984, o Zé Oliveira leu o livro "The Spectrum Pocket Book" e decidiu refazer o jogo "3D Maze". O jogo é composto por três partes: centro de controle, écran e gerador de labirinto. 

O écran de jogo tinha apenas linhas e foi reescrito de modo a mostrar as paredes pintadas. O gerador de labirinto foi reescrito com um gerador de labirintos de qualquer dimensão. E o centro de controle foi traduzido.

Ainda não contente com isso, o Zé Oliveira anda há anos a chamar "4D Maze" ao jogo, embora a listagem ainda tenha escrito "3D Maze" no interior.

Eis o raciocínio dele:


Cliquem aqui para jogar online.

Registo de QSO's (MIA)


Hoje temos não um, mas dois programas relacionados com o radioamadorismo e que ainda não estavam preservados. Ou será que fazem parte do mesmo programa? Duvidamos, pois foram encontrados em duas cassetes que o tio do João Diogo Ramos, do Museu LOAD ZX, Carlos Manuel Santos Oliveira, lhe ofereceu e que foram desenvolvidos pelo próprio . Foram ambos "lançados" pela J.A Santos, de Portimão, a bem conhecida Santoli, que juntava o nome de José António Santos e Carlos Oliveira.

Deixamos as duas versões do programa, talvez algum dos antigos radioamadores, e sabemos que temos alguns leitores que o foram, nos consiga dar algumas luzes (ou sons), sobre estes dois programas.

Está aqui a versão 1 e aqui a versão 2. 

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Regra dos Trapézios (MIA)

 

Continuando a partilhar os programas que estavam nas cassetes do Carlos Rocha, temos mais um programa de matemática: Regra dos Trapézios.

Poderão vir aqui descarregar este interessante programa.

A Capital: Pokes & Dicas - 13 de Setembro de 1991

A 13 de Setembro de 1991, o ZX Spectrum continuava a resistir na imprensa nacional, mesmo que apenas tivesse direito a uma review. Mas o jogo até é bastante razoável.

Poderão aqui descarregar o suplemento.

Concurso BASIC Apascalado compilado - Cannonball


Eis mais um programa escrito em BASIC Apascalado para familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Os jogos vão ser todos escritos em inglês para benefício dos concorrentes estrangeiros. A maior parte dos programas serão versões compiladas dos programas do concurso anterior.

Esta semana temos uma ideia simples mas com potencial porque até foi a ideia usada para criar o jogo Angry Birds. Em relação à versão do concurso anterior, foi acrescentado um sprite (a imagem da bala de canhão). Esta bala é desenhada em qualquer ponto do écran com a ajuda de um array que contém os endereços das posições de memória de cada linha de modo gráfico. Os sprites foram obtidos com o utilitário "ZX Block Sprites" (ver aqui).

Desenhar sprites no écran em modo gráfico não tem dificuldade para os computadores modernos. Mas, mesmo com o programa compilado, o ZX Spectrum pode ser lento. Foi necessário optimizar a rotina de desenhar os sprites para a velocidade ficar aceitável. Moral da história: para rotinas que necessitem de grande velocidade, é aconselhável usar apenas operações com inteiros.

Para correr o programa online, clicar aqui.

Para ver a listagem e fazer o download dos ficheiros clicar aqui.

Convidamos os leitores a examinar a listagem e a fazer alterações no programa. Todos os programas BASIC Apascalado que apresentamos nesta série podem ser melhorados e todos os leitores estão convidados a melhorá-los. Por exemplo, neste caso podem tentar descobrir porque aparecem algumas manchas no écran em algumas ocasiões (Será erro do programa? Será falha do compilador?).

Quem estiver interessado no concurso, pode ler o regulamento aqui.

Quem estiver interessado em saber mais sobre esta linguagem e sobre como compilar os programas, pode clicar aqui.

Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Polinómios e Derivadas (MIA)


Continuamos a partilhar os programas de matemática que encontrámos nas cassetes do Carlos Rocha. Desta vez temos um pequeno programa que calcula o valor de polinómios e das derivadas.

Poderão aqui descarregar o programa.

Jogos de Monty

Ultimamente Monty tem andado nas bocas do mundo, muito por força do lançamento de dois novos jogos, mas principalmente por um deles,  Escape from EXODRON. Houve alguma ingenuidade por parte do criador do jogo, mas perdoa-se, pois aparentemente não houve qualquer má intenção no uso de material dos Mojon Twins. E de qualquer forma, a situação foi prontamente corrigida por Monty, pelo que não vale a pena falar mais disso.

Mas vamos agora a três jogos que Monty desenvolveu em 2014 e que nos tinham passado despercebidos. O primeiro deles é Bluber, que curiosamente tem duas versões. Uma primeira, identificada na Spectrum Computing como versão demo, tem grandes diferenças para a versão que foi posteriormente lançada e que recentemente Monty colocou no itch.io. Pode aqui ser descarregada a nova versão (a demo encontra-se na Spectrum Computing), onde as diferenças entre as duas versões são bem visíveis (nas fotos abaixo, o segundo ecrã de cada uma das versões).

                                 versão demo                                                                 versão final

Temos depois Androide, um jogo que tal como todos os outros deste autor utiliza o motor MK1, o que de resto está bem identificado na sua página. Curiosamente, Monty disponibiliza duas versões do jogo, enquanto que a Spectrum Computing apenas tem uma delas. Parecem muito semelhantes, e não tendo nós avançado muito no jogo, apenas detectámos, para já, diferenças ao nível da música.

Poderão vir aqui descarregar este jogo, estando na pasta as duas versões, sendo que uma delas, a versão que saiu no dia de Natal de 2014, apenas se encontra em modo snapshot.


Por fim, o terceiro jogo desenvolvido por Monty em 2014 foi Genehtik, e este ainda é um caso mais estranho. Não pelo nome do jogo, muito menos pelas folhas de cannabis. É estranho porque tal como os outros dois jogos anteriores, também este possui duas versões, uma do início de 2014, outra lançada no dia de Natal desse ano, contemplando música diferente.

Mas além disso, existe uma terceira versão, cujo walkthrough está na Spectrum Computing, mas a respectiva versão não se encontra nesse repositório. Qual a razão para tantas versões? Além disso, Monty disponibilizou aqui recentemente o jogo, mas apenas com as duas primeiras versões. Qual a razão para isso acontecer?

                    versão não disponibilizada                                       Versão disponível pelo autor e pela SC

Independentemente do mistério que por aqui anda, e que até poderá ter uma explicação muito simples, os jogos são agradáveis, tendo aparecido numa altura em que ainda não se tinha chegado ao boom actual de jogos para o ZX Spectrum.

Programas e jogos educativos (FDD)


O João Encarnado recuperou mais uma disquete vinda do Luís Bandeira. Esta contém alguns programas e jogos bem conhecidos dos primeiros tempos do ZX Spectrum.

Poderão aqui descarregar o seu conteúdo.

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Operações com Matrizes (MIA)


Operações com Matrizes é mais um pequeno programa de matemática, e mais uma vez relacionado com matrizes, que se encontrava nas cassetes do Carlos Rocha. Estamos curiosos por saber de onde apareceram todos estes programas. Será produto homebrew? Ou terá aparecido em algum livro dos anos 80?

Poderão aqui descarregar o programa.

Visão a preto e branco

aqui falámos sobre a Mira Técnica do Zé Oliveira. Pois agora vamos fazer mais algumas observações:

  1. Em 1980, Portugal começou a ter TV a cores.
  2. Durante os anos seguintes, a maior parte dos televisores em Portugal continuaram a ser a preto e branco.
  3. Um televisor a preto e branco na verdade é um televisor a cinzentos.
  4. Para escrever programas, um televisor a preto e branco era melhor do que um televisor a cores, porque cansava menos os olhos.
  5. Um televisor a preto e branco tem outras vantagens... Por exemplo, é possível fazer ilusões de óptica que não resultam bem num televisor a cores.
  6. A primeira versão de Mira Técnica que o Zé Oliveira escreveu era uma versão escrita num televisor a preto e branco para ser visualizada num televisor a preto e branco. Podem correr o programa, mas, vai ser difícil visualizar o resultado em preto e branco...

Clicar aqui para correr o programa online.

terça-feira, 14 de maio de 2024

Jimmy Devesa Music


Quem tem acompanhado a cena ZX Spectrum, não estranhará o nome Jimmy Devesa, também conhecido como Jimmy Jarre, comparando-o ao famoso músico Francês.

Pois agora Jimmy laçou uma compilação fundamental que junta, não só a banda sonora de alguns dos jogos nos quais participou, mas os próprios jogos.

Podem contar assim com a OST para os seguintes jogos:

  • Space Thunder
  • Mojoni in the Sewer World
  • Cyclus 
  • Cocaine Bear
  • Crimenes Ilustrados
  • Vendran Lluvias Suaves

Podem vir descarregar todo este material aqui à página de Jimmy e dar-lhe uma pequena doação, prémio muito justo para os seus magníficos trabalhos. Afinal de conta, além dos jogos, são quase 70 minutos de música de grande nível...

Matrizes (MIA)


Nas cassetes do Carlos Rocha encontrámos mais um pequeno programa em BASIC, possivelmente desenvolvido pelo Luís Caldeira. Embora não estando identificado na listagem, o código tem a sua "marca".

O programa parece estar completo e terá tido bastante interesse para os estudantes da época em que foi criado (segunda metade dos anos 80), podendo aqui ser descarregado.

Rescaldo do Synergy 2024 (5 de Maio)


O segundo dia do evento Synergy 2024 começou com o visionamento em premiere do documentário "The Rubber-Keyed Wonder". Foi a primeira vez que o público teve oportunidade de visionar este documentário, que conta com a participação do Museu, e que ainda nem sequer está terminado (falta a legendagem, por exemplo), com a devida autorização dos seus criadores, obviamente. Isto demonstra bem o prestígio que o museu LOAD ZX já granjeou junto da comunidade estrangeira, que até permitem que a ante-estreia de importantes filmes e documentários aconteça no nosso país. Pessoalmente gostei bastante do documentário e estou ansioso que chegue a versão especial deluxe que encomendei. 

Seguiu-se a sessão sobre o Formula One, que juntou Pete Wheelhouse, o criador do jogo, com Nuno Pinto (Namco) e Rui Martins, responsáveis por dois importantes MODs, o primeiro deles em 1998 (ver aqui), o segundo em 2020 / 2021 (ver aqui). Pete desvendou-nos alguns dos features que ele e o seu parceiro, George Munday, quereriam ter colocado no jogo, caso tivessem mais jeito para as artes gráficas e memória. Uma delas seria mesmo bastante inovadora, pois implicaria conduzirmos o carro numa qualificação para a corrida, quem sabe numa versão 128K. Quem se interessa por jogos, como é o nosso caso, terá adorado esta sessão.

Depois do almoço, onde cantámos os parabéns ao João Diogo Ramos pelo seu aniversário e deliciámo-nos com um maravilhoso bolo, voltámos para o museu e tivemos oportunidade de saber mais sobre a história do DivIDE, mais uma vez com convidados internacionais muito relevantes vindos da Eslováquia e República Checa, além do próprio Miguel Guerreiro. Os nossos convidados presentearam ainda o Museu com alguns objectos que irão estar em exposição nos próximos tempos.

Seguiu-se a sessão de (quase) encerramento, com o Vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, o Dr. Pedro Cardoso, e com Filipe Cruz, da associação Inercia. Desta forma, foi possível agradecer aos importantes parceiros, incluindo institucionais, que permitiram levar avante este grandioso evento. 

Mas ainda faltava a entrega dos prémios da "jam", que foram entregues pessoalmente aos vencedores (internacionais) pelo Filipe Cruz e pelo João Diogo Ramos. De notar que os trabalhos irão estar incluídos numa cassete muito exclusiva que será entregue aos participantes no evento, mais uma cortesia do Filipe Veiga e da Teknamic. 

E quando se esperava que o evento tivesse terminado, eis que depois da fotografia de grupo, ainda houve ainda tempo para uma última sessão que não estava no programa: entrevista a Clem Chambers, o patrão da CRL. Clem desvendou mais alguns segredos e histórias bastante apetitosas, não só da CRL, mas da indústria em geral. E ficámos também a saber o que aconteceu aos trabalhos que eram enviados para a editora e que nunca foram publicados (a maior parte deles serão MIAs)...

O único ponto negativo foi a pequena afluência nacional. Claro que os amigos do museu compareceram em peso (vocês sabem quem são), mas gostaríamos que eventos com esta qualidade tivessem mais destaque na impressa, por exemplo. Venha agora o próximo evento...

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Rick Dangerous 1 e 2 (MOD)


Quem é fã de Rick Dangerous, tem bons motivos para ir ver o novo MOD lançado por SG-Team'10, Slider e tiboh'24.

Este MOD contém Rick Dangerous 1 e Rick Dangerous 2, com imensas melhorias ou acrescentos. Senão vejamos:

  • #3D13 carregador de níveis (Rick Dangerous 2)
  • Todos os cinco níveis abertos (Rick Dangerous 2)
  • AY Loudness corrigido
  • Efeitos Beeper corrigidos (Rick Dangerous 1)
  • Novas teclas: QAOP+Space/M, H - Pausa, E - Sair
  • Corrigido menu das teclas (Rick Dangerous)
  • Saltar níveis (Press Symb+N, Rick Dangerous)
  • Dois ecrãs de carregamento alternativos
  • Menu inicial com escolha do jogo
  • Batotas (cheats) disponíveis no menu inicial
Poderão aqui vir descarregar o jogo.

Vermelhinha (type-in)


O António Vila Chã já tinha em tempos digitado este programa que saiu na Mini Micro's número 7. Mas agora, temos o programa tal e qual como saiu na revista. É uma boa oportunidade para revisitarem este jogo.

Poderão aqui descarregar Vermelhinha, na próxima semana vamos para a Mini Micro's número 8.

1ª Competição de Videojogos ZX Spectrum Game Maker


Ready and Play e Arnau Jess, via a sua página Spectrum and Retronews, grandes divulgadores da cena ZX Spectrum e também do motor de criação ZX Spectrum Game Maker, anunciaram a 1ª Competição de Videojogos com o referido motor. Embora esteja no link anterior, relembramos que o motor é obra de Juntelart.

A competição fecha a 31 de Agosto de 2024, podendo aqui ser consultado o regulamento. Existem várias categorias, estando os prémios ainda em aberto, amealhando os donativos dos patrocinadores. 

Shovel Duck II


Também já está disponível Shovel Duck II, a sequela do jogo de 2023 com o mesmo nome. O seu autor, io.rrwm, tem vindo a partilhar com a comunidade o desenvolvimento deste seu novo trabalho, inclusive partilhando uma demo. Agora temos a versão final, sendo mais um para a enorme lista de jogos que temos para ver.

Poderão aqui descarregar o jogo, tem um custo de 2.50 usd.

Escape from EXODRON


Estamos num período excessivo de trabalho (e assim vai continuar nos próximos tempos), e isso impede-nos de estarmos atentos ao que vai saindo, muito menos de experimentar os novos jogos (possivelmente teremos que começar a reduzir a actividade no blogue, por muito que não o queiramos fazer). De qualquer forma, damos nota de um novo jogo, Escape from Exdoron, que além disso lançou mais alguns jogos que nos tinham escapado.

Podem vir aqui à sua página ver tudo o que fizeram. Desde já as nossas desculpas por não estarmos a acompanhar tudo devidamente, mas somos poucos, o trabalho é muito, e sendo o foco a preservação, tudo o resto tende a não dedicarmos a atenção devida.

Podem vir aqui descarregar o jogo, é gratuito, mas uma pequena ajuda será de bom tom. Podem também ver na página do autor os seus restantes lançamentos.

domingo, 12 de maio de 2024

Iteracção (MIA)


Iteracção é mais um pequeno programa de matemática que encontrámos nas cassetes do Carlos Rocha. Eventualmente até poderá ter sido desenvolvido pelo próprio. Mesmo sendo em BASIC e muito simples, é bastante eficaz nos cálculos que efectua.

Poderão aqui descarregar o programa.

Eat the Fly (demo)


Adanoliva regressa com um novo jogo para o ZX Spectrum, eat the Fly, tendo um conceito muito simples, capaz de agradar a todos os que gostam de quebra-cabeças ou exercícios que puxem um pouco pelas células cinzentas, muito embora os primeiros níveis sejam extremamente fáceis.

A ideia será fazer com que a rã coma todos os insectos num determinado número limite de jogadas. Mas quando esta se coloca em movimento, apenas pára quando vai contra um obstáculo, nomeadamente as paredes. Conceito muito simples, mas a colocar algumas dificuldades.

Podem aqui descarregar a versão demo de Eat the Fly, é gratuito, mas uma pequena ajuda irá dar alimento à rã.

CM: Os Jogos no Computador - 169

A 10 de outubro de 1992 saiu mais uma edição de "Os Jogos no Computador" do Correio da Manhã. As únicas referências ao ZX Spectrum encontram-se nos anúncios de venda, onde também temos um Sinclair PC 200. Podem obter a digitalização de Mário Moreira neste link.

JND: Micromania - 099

Abundância de dicas e pokes, um mapa colorido, e várias reviews a jogos de ZX Spectrum nesta Micromania! A edição de 3 de Novembro de 1991 está bem recheada, e pode ser obtida neste link graças ao Miguel Brandão.

T54 The Beast


O fim-de-semana não acabou sem termos mais um jogo, desta vez de um autor que ainda não conhecíamos: Juancarlos Montalban, também conhecido como Monty.

Criado com o MK1, e isso nota-se assim que se começa a jogar, o autor tenta fazer algo diferente, colocando-nos ao volante de um pequeno tanque que tem que encontrar as cinco cargas de TNT, no meio de muitos inimigos.

Poderão vir aqui descarregar o jogo, é inteiramente gratuito.

sábado, 11 de maio de 2024

Ficheiro Astor (fixed)


Se bem se lembram, Ficheiro Astor é um programa da Astor Software que tem uma característica única que complicou muito a sua preservação e que nos impediu de fazer a sua recuperação na íntegra (ver aqui). Já sabemos que alguns dos programas desta editora Portuguesa têm um sistema de protecção que dificulta a sua leitura na maioria dos emuladores (o Fuse será uma excepção). Mas Ficheiro Astor tinha ainda mais uma série de nuances que impediam a sua preservação, a não ser em snapshot. Mas nada que o Rui Ribeiro não consiga resolver, partilhando connosco a versão que hoje deixamos.

Assim, graças ao Rui temos agora uma versão "fixed", que pode ser lida por todos os emuladores, podendo aqui ser descarregada.

Programa de Regressão Linear Múltipla (MIA)


Nas cassetes dos Carlos Rocha encontrámos mais um importante programa de matemática desenvolvido no nosso país e que ainda não se encontrava preservado.

Programa de Regressão Linear Múltipla permite fazer o que o título indica, e daquilo que vimos, está bastante completo. Poderia inclusive ter feito parte do catálogo da LOG, não ficando atrás de alguns dos seus lançamentos.

Poderão aqui descarregar o programa.

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Inversão de matrizes (MIA)


Continuamos a disponibilizar os programas de matemática do Carlos Rocha (ou que pelo menos se encontravam nas suas cassetes). O que hoje apresentamos permite fazer a inversão de matrizes.

Poderão aqui descarregar o programa. 

A Capital: Pokes & Dicas - 30 de Agosto de 1991

Aproximamo-nos do final de vida útil do ZX Spectrum (pensava toda a gente, mas não poderiam estar mais enganados), e começava a rarear o material na imprensa. Por exemplo, nesta altura, o suplemento Som & Imagem do DN já apenas tinha material dos 16 bits (a última review que fizeram foi Operation Thunderbolt, a 8 de Abril de 1991). Mesmo o JN e o CM já pouco falavam do ZX Spectrum. 

Não é assim de admirar que no suplemento de 30 de Agosto de 1991 d'A Capital apenas tenha saído a review de Toyota Celica GT Rally, curiosamente tendo a mesma opinião que nós: injogável.

Poderão aqui descarregar o suplemento.

Concurso BASIC Apascalado compilado - Maze Walls (fractal)


Concluímos esta semana as demonstrações inspiradas no jogo Labyrinth (1983) [por Axis para o ZX Spectrum].

Este programa tem como único objectivo familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum.

Desta vez temos um gerador de labirintos tão simples que até uma criança de cinco anos consegue perceber - basta prestar atenção ao écran quando o programa está a gerar o labirinto. Trata-se de uma técnica de repetição de padrões (tapeçaria fractal).

Para correr o programa online, clicar aqui.

Desafio: tentem sair do labirinto sem usar a opção de HELP!

Para ver a listagem e fazer o download dos ficheiros clicar aqui.

Convidamos os leitores a examinar a listagem e a fazer alterações no programa. Todos os programas BASIC Apascalado que apresentamos nesta série podem ser melhorados e todos os leitores estão convidados a melhorá-los. Por exemplo, a versão da Axel mostrava o caminho percorrido no labirinto e alguns jogos têm monstros dentro do labirinto.

Quem estiver interessado no concurso, pode ler o regulamento aqui.

Quem estiver interessado em saber mais sobre esta linguagem e sobre como compilar os programas, pode clicar aqui.

Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar.