domingo, 26 de junho de 2022

JND: Micromania - 001

Com certeza, muitos fãs nortenhos do ZX Spectrum ainda guardam memórias da Micromania, a secção dedicada aos videojogos do JND, suplemento dominical do Jornal de Notícias. Este espaço ocupou a atenção dos seus ávidos leitores entre o final dos 80s e o começo dos 90s. De tal forma, que até hoje despertará memórias da ansiedade que se sentia ao comprar o jornal, só para ler a Micromania nas manhãs de domingo.

Não terá sido a maior, ou a mais completa secção de entre as várias publicações da época, mas era a "nossa", a do pessoal do norte. O seu conteúdo nunca mudou muito ao longo do tempo, com duas económicas páginas, divididas de forma equilibrada, entre novidades, análises e contribuições dos leitores.

A elegante simplicidade da Micromania foi a marca da dedicação de João Paulo Cruz, que capitaneou este "barco rabelo" durante 4 anos, entre 1988 e 1992. Editoriais sóbrios, análises ponderadas e concisas, com apelos à criatividade dos leitores nas contribuições, publicadas na segunda página de (quase) todas as edições.

E não podia ser de outra forma! Antes da Micromania, o Paulo foi também um leitor que se destacou dos demais, pelo talento e criatividade dos seus mapas e ilustrações, por ele enviados para o jornal "A Capital", demonstrando uma veia artística para a banda desenhada. O Planeta Sinclair abordou esta faceta do Paulo Cruz neste post!

Mas continuemos! Como foi referido inicialmente, muitos fãs, hoje adultos, guardaram inúmeras memórias. Alguns outros também os recortes dessa época. Um tesouro acumulado em pastas e dossiers, por sua vez, esquecidas em caixas ou armários. Um desses fãs deu-se ao trabalho de digitalizar estas memórias, o qual demos conta neste link.

Pois bem, o Miguel Brandão foi esse fã que, anos atrás, nos trouxe esse material, como homenagem a esses tempos felizes. Infelizmente, os recortes não estavam devidamente catalogados e ordenados, havendo várias edições em falta! Os fãs da Micromania jamais se poderiam sentir satisfeitos, e a preservação da Micromania não estaria completa. Mas tal facto não terá desanimado o Miguel a resgatar a Micromania do esquecimento...

A perseverança dele foi recompensada e, recentemente, o Miguel conseguiu recuperar quase todo material da Micromania, note-se, ordenado cronologicamente! Inclusive também foi resgatada a Micropanorama, secção sem ligação à primeira, e que o João Cruz escreveu numa fase posterior. Podem saber mais sobre a Micropanorama e obter os seus recortes (digitalizados pelo Miguel Brandão) no nosso blogue irmão Planeta MS-DOS.

O trabalho do Miguel não está terminado. Este encontra-se à procura do material mais antigo e em falta. Mas fãs da Micromania, preparem os vossos corações! Pois, a partir deste domingo, graças à diligência do Miguel, iremos publicar uma edição todas as semanas, das 128 edições já recuperadas. Esperamos nós, que traga de volta, ainda que de forma efémera, aquela sensação de borboletas na barriga que antecipava a compra do jornal!

Começamos com a edição de 17 de dezembro de 1989 que inaugurava um novo formato colorido. Até essa data, o JND era um suplemento em formato de jornal a preto e branco, estreando-se no formato de revista a cores, o que se reflectiu na própria Micromania e no editorial do Paulo, o qual aconselhou os leitores a enviarem os materiais a cores.

Apesar do novo formato, o conteúdo não mudou. Mantiveram-se as rubricas: "O que já se joga", "Jogos de topo", "Juízes Nacionais" e "Trabalhos dos leitores". É nestas duas últimas que reside (pelo menos, na minha opinião), o segredo do fascínio que a Micromania exerceu nos seus leitores. Os juízes nacionais davam (literalmente) a face nas suas críticas (quanta responsabilidade!), e os trabalhos dos leitores consistiam em mapas de jogos, detalhados e criativos, como é o caso que mostramos abaixo, com o 2º nível de "Batman, The Caped Crusader".

De certo modo, era o que de mais próximo tínhamos de uma comunidade (maioria de meninos, mas também de algumas meninas), numa época em que se trocava correspondência sobre dicas, pokes e mapas de jogos. A magia desse tempo já lá vai; só nos resta relembrá-lo, e documentá-lo para a posteridade. Quanto ao João Cruz, o timoneiro da Micromania, esse encontra-se M.I.A. (missing in action). Infelizmente (ainda) nada sabemos sobre ele hoje...

E por falar em comunidade e preservação, mais uma vez, não nos cansaremos (eu particularmente) de agradecer ao Miguel Brandão pelo trabalho fantástico feito até agora. Sem mais demoras, a primeira edição digitalizada pode ser obtida neste link.

PS1: a secção "Os Jogos no Computador" do CM agora será partilhada no início das tardes de domingo.

PS2: os mais atentos irão identificar uma flagrante gralha nesta edição da Micromania; saberão identificar qual é? Escrevam nos comentários!

10 comentários:

  1. Tinha detectado logo a gralha, eheh

    ResponderEliminar
  2. Com uma gralha dessas logo no primeiro número da revista, foi começar com o pé esquerdo... Eheh!
    Lembro-me de que nesse dia, quando me dei conta que era agora uma revista, a primeira coisa que fiz foi verificar se a rubrica MICROMANIA ainda fazia parte. Foi uma alegria enorme quando verifiquei que sim e que, a cores, ficava ainda mais bonita.
    Saudações "retromaníacas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 33 anos depois, tive a oportunidade de ler a edição de 17 de Dezembro, a primeira das coloridas! Lembro-me que tinha recebido o ZX Spectrum, nesse fim de semana ou no anterior. Por causa disso, não via mais nada à minha frente! :) Não sei se o meu pai não chegou a comprar o JN, ou se eu simplesmente esqueci-me. Já a edição seguinte, a do fim de semana do Natal, ainda a tenho comigo!

      Eliminar
    2. Andei anos e anos à procura deste material até ter encontrado, por acaso, no Facebook, não me lembro exatamente onde, o Miguel Brandão. Mal soube que ele tinha o que tinha, não hesitem em pedi-lo e tentar publicitá-lo (e ao respectivo dono, claro) o mais que pudesse, deixar isto cair no esquecimento, ou perdido algures num disco rígido qualquer é um crime.
      De vez em quando lá abro o PDF que ele me arranjou e faço um scroll down à sorte e, sou capaz de jurar que me lembro de cada página que leio e onde estava quando a li pela primeira vez.
      Ler o PDF é uma viagem a um passado que, infelizmente, não volta e não há nada que se compare àqueles momentos inocentes e nostálgicos.
      O meu eterno agradecimento ao Miguel!

      Eliminar
    3. Daniel, agora vai ser uma a cada domingo (todas da fase colorida) como antigamente! :)

      Eliminar
  3. Quando li micromania lembrei-me logo de uma revista espanhola em formato A3 com o mesmo nome, ainda quardo algumas embora muito degradadas. No entanto ha digitalizacoes completas na internet. Assim que possivel colocarei aqui o link.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, revista bem famosa :)

      Eliminar
    2. Também ainda tenho duas ou três em muito mau estado! :)

      Eliminar
    3. Como indicado aqui vos deixo o link de todas as revistas micromania espanhola, a serie que costumava compar foi a que começou em Juno de 1988: https://www.devuego.es/pres/revistas/micromania/?vista=mosaico&ano=todos

      Eliminar