Em Dezembro de 2016 fomos surpreendidos com a WOOT! ZXMAS Tape Magazine, mais os muitos programas e jogos que incluía. No ano seguinte, Dave Hughes (aka R-Tape) voltou à carga, e embora já não tenhamos ficado surpreendidos, a qualidade deste lançamento deixou-nos com muito boas sensações para o Natal que se avizinhava. Mais uma vez incluía uma panóplia de programas e jogos capazes de nos entreter por muito tempo.
E eis que a edição de 2018 desta revista, que se tornou já um clássico, nos deixou completamente estarrecidos. É tanto o material aqui incluído (também temos uma quota parte de culpa nisso), que tivemos mesmo que preparar uma série de posts apenas para alguns dos jogos e demos que dela fazem parte.
Uma outra novidade é que o magazine tem duas partes, uma vez que apenas uma não era suficiente para contemplar os muitos tópicos incluídos. Já agora, não se esqueçam de correr no modo 128 K para poderem usufruir das belíssimas melodias que acompanham esta edição.
Carregando o lado A, o programa começa com algumas imagens de grande qualidade, fazendo depois uma pequena introdução com os agradecimentos à equipa que ajudou R-Tape na edição deste ano, e da qual orgulhosamente fazemos parte.
Segue-se várias reviews de alguns dos jogos mais representativos de 2018. E é curioso que o autor considere como candidatos a jogo do ano, os mesmos que a nossa equipa. Por falar nisso, mais à frente, num lançamento especial, daremos a conhecer o melhor jogo para Planeta Sinclair, mas para já não abriremos o jogo sobre esta matéria (dia 8 de Janeiro irão saber do que se trata).
Aparecem depois algumas estatísticas da ZXDB (Spectrum Computing) e uma divertida entrevista com Cuchulainn (Dun Darach e Tir Na Nog), para posteriormente aparecer mais um momento puro de comédia, com a galeria de arte de Brian Sewell e os seus comentários Freudianos. A primeira parte da cassete termina então com as "fake news", com mais alguns momentos hilariantes...
Avançamos para a segunda parte da Woot! Só se consegue avançar se colocarmos a palavra-passe correcta, mas muito surpreendidos ficaríamos se alguém não a acertasse (experimentem e irão perceber porquê).
Esta parte é basicamente composta por imagens, e depois de uma introdução com alguns screenshots muito bem conseguidos, entra a arte do Paulo Dias. Mais produto nacional na revista, mais um motivo para a comunidade portuguesa se orgulhar dos nossos artistas e programadores. São apenas três ecrãs imaginados pelo Paulo, mas todos de grande qualidade.
Por fim, e para terminar a cassete, mais algumas animações e imagens, e um índice com os bónus que vão encontrar extra-cassete. E esses são simplesmente fabulosos, alguns deles a merecerem tratamento especial, com um post inteiramente dedicado a eles, conforme já referimos.
1. Ast's ASM tutorial
Dois excelentes tutorias que nos ensinam a fazer a impressão de caracteres 2x2 no ecrã de forma bastante funcional e prática. Puramente técnico, mas muito útil para todos os programadores.
2. Buzzsaw (DIM SUN edition)
Um dos melhores jogos a aparecerem para o Spectrum no período mais recente (foi lançado em 2011), sofreu já este ano algumas melhorias e que levaram inclusive a ter edição física. Tão ou mais viciante que Tetris. A versão mais recente é de 1 de Dezembro e fica prometido uma review completa num futuro próximo.
3. Agatha Christie's Parrot+
Que tal assumir o papel de um papagaio que tenta apanhar pistas para desvendar um crime, tal e qual como se de um Poirot se tratasse? É apenas uma pequena brincadeira, mas mais uma vez o tom bem-humorado é uma constante.
4. Go Go Bunny (demo)
Interessante demo, que apenas pode ser jogada com joystick, mas que abre o apetite para um produto que poderá vir a ser lançado no futuro. Indicado para todos os shooters.
5. Your Crackers M'Lord
Um surpreendente mini-jogo no qual temos que fazer com que o rebuçado vermelho atinja a porta de saída, para isso tendo que mover todos os rebuçados azuis e amarelos que impedem o seu progresso. Os rebuçados azuis apenas se podem deslocar verticalmente e os amarelos horizontalmente (tal como o vermelho). Ideal para todos os puzzlers, que vão aqui encontrar trinta e dois quadros para negociar.
6. Santa's Strange Dream
Que tal um clone de Scramble, onde conduzem um Pai Natal que tem que disparar contra os pinheiros? Mais um mini-jogo indicado para todos os shooters.
Pequeno programa apresentando algumas piadas, entrando no espírito Natalício deste período. Para desanuviar o ambiente, apenas...
8. SuperMoritz
Apesar de ser um mini-jogo, é bastante competente e tem direito a review dedicada num outro post. Criado pelo nosso amigo Sebastian Braunert, que mais uma vez nos coloca na pele do seu simpático canito. E por falar em Moritz, fiquem atentos, pois Janeiro irá trazer mais uma enorme surpresa relacionada com ele.
9. Second Skin Demo
O colaborador de Planeta Sinclair, Pedro Pimenta, fez-nos uma enorme surpresa e criou uma demo da nossa banda favorita, The Chameleons. Será também objecto de post dedicado.
10. Varina Demo
Lembram-se de Varina, criado pela nossa equipa e que fez parte de uma cover tape da revista Espectro? Quem não comprou a cassete tem agora oportunidade de experimentar o primeiro nível deste divertido jogo e do qual nos orgulhamos muito. Mais produto nacional na Woot!
11. Bean Brothers
O novo jogo do mentor da revista, R-Tape, aparece aqui em toda a sua glória. E não faz por menos, pois foi traduzido para seis línguas, entre as quais o português. E foi este escriba o responsável pela tradução, surgindo então o jogo Irmãos Feijoca, que obviamente será objecto de post dedicado.
12. AGD Compendium
E este último programa é verdadeiramente surpreendente. R-Tape criou um compêndio com os cento e sessenta e três programas criados em dez anos com o Arcade Game Designer. Cada um dos programas tem direito a uma pequena ficha, com alguma informação básica, uma breve review, e até o score dado ao jogo. Obviamente que lá se encontram todos os jogos de Jaime Grilo, mas também o obscuro Café Turco com Ex-Jugoslavos, o que muito nos surpreendeu.
E por este ano é tudo. Desde já agradecemos ao Dave Hughes por nos ter permitido contribuir para esta enorme e brilhante revista. O seu esforço foi hercúleo e toda a comunidade deverá estar grata por este trabalho, gratuito, como nele é habitual. O magazine pode aqui ser descarregado.
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