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domingo, 30 de abril de 2023
Archivio (MIA)
Poderão aqui descarregar o programa.
CM: Os Jogos no Computador - 115
Pokes e vendas de Spectrum usados. Assim se resume a edição de 29 de setembro de 1991, de "Os Jogos no Computador" do Correio da Manhã. Pode ser descarregada neste link, e uma vez mais, agradecemos ao Mário Moreira pelo trabalho de digitalização.
JND: Micromania - 045
sábado, 29 de abril de 2023
Test Match (+3 MIA)
Para os aficcionados do Cricket, Steven Brown trouxe mais uma versão em disquete para o +3 que não se encontrava preservada. Apesar dos nossos parcos conhecimentos deste desporto, o jogo até parece ser interessante.
Poderão aqui descarregar Test Match.
S.O.S. no Paraíso
Nome: S.O.S. no Paraíso
Editora: Adada Soft Produções
Autor: Carlos Guimarães e Kiko
Ano de lançamento: 1988
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Em breve
A parceria entre o João Cruz / Francisco Cruz e Planeta Sinclair continua a dar frutos. O João disponibilizou-nos a sua arca de raridades e conseguimos assim obter uma série de jogos que se pensava estarem dados como perdidos para sempre (City Connection 128K, por exemplo). O mais recente é S.O.S. no Paraíso e já tínhamos conhecimento do jogo através de uma menção que saiu num dos jornais da época. Além disso, o João recebeu a cassete enviada pelos programadores, embora nunca a tivesse conseguido carregar (toda a história aqui).
S.O.S. no Paraíso saiu também numa altura muito profícua em termos do desenvolvimento de aventuras de texto no nosso país. Por um lado, os jornais nacionais estavam a incentivar os programadores amadores nacionais a criarem as suas aventuras. Por outro, ferramentas como o GAC começaram a rodar com maior frequência nos lares Portugueses. E assim, dois jovens programadores criaram mais uma pequena pérola...
Devemos deixar logo de início algumas notas. Assim, este não é dos jogos mais indicados para os principiantes nas aventuras de texto. Damos de barato os erros ortográficos, até porque na altura não havia correctores ortográficos e estávamos perante dois adolescentes. No entanto, S.O.S. no paraíso tem alguns problemas ao nível da jogabilidade. E alguns bugs, também, pois em pelo menos um momento ficámos presos num local (WC do avião), o qual nem era suposto entrarmos.
Outro dos problemas está relacionado com os comandos. Normalmente apenas um comando específico desencadeia os resultados pretendidos, o que quer dizer que até o descobrirmos, andamos numa série de "tentativa e erro" que pode desmotivar muita gente.
Finalmente, um grau de dificuldade um tanto ou quanto elevado na fase inicial, nomeadamente quando estamos dentro do avião e no qual temos um número muito específico de jogadas para se conseguir escapar. Seria preferível o grau de dificuldade (e as mortes súbitas) ir subindo gradualmente.
Mas tirando estes problemas iniciais que, refira-se, vão fazer desmotivar alguns, o resto da acção desenrola-se com alguma fluidez. Assim, se conseguirmos escapar do avião, vamos aterrar directamente no paraíso. Mas este não é lá muito amigável. Desde lixeiras, cadáveres, punks, piranhas, aves de rapina terríveis, de tudo um pouco se encontra nesta aventura. Para já estamos encalhados na parte das piranhas, pois apesar de lhes atirarmos com o presunto estragado (mas não envenenado?), não há maneira delas morrerem. Assim como o presunto parece ser infinito, pois nunca desaparece do nosso inventário (bug?).
S.O.S. no Paraíso, não sendo do melhor que se fez no nosso país, tem o seu valor. É bem representativo de uma época em que os adolescentes e crianças, sem qualquer apoio externo, conseguiam dar asas à sua imaginação e criar as suas aventuras. Resta agora saber se Carlos Guimarães e Kiko chegaram a terminar a aventura seguinte que tinham em mente: O Pigmeu.
Apresentamos o TIMEX Connection
João Diogo Ramos (fundador do museu LOAD ZX) e David Anderson (autor de livros e fundador do site timexsinclair.com) iniciaram uma nova colaboração que nos traz um novo programa no YouTube, intitulado TIMEX Connection, que explora o mundo dos computadores TIMEX.
O programa apresenta perspectivas únicas de Portugal, onde o museu acumulou conhecimento sobre a TIMEX Portugal, e dos EUA, onde David é altamente reconhecido como uma autoridade na comunidade americana da TIMEX.
Os primeiros episódios serão dedicados ao TS1500, que celebra 40 anos este mês de Maio. É basicamente o primeiro computador TIMEX desenvolvido do outro lado do Atlântico.
A estreia do primeiro episódio do TIMEX Connection está agendada para Segunda-feira, 1 de Maio, às 21:00 (hora de PT/UK), exclusivamente no canal de YouTube do Museu. Não se esqueçam de subscrever o canal para não perderem os próximos episódios.
The Rocky Horror Show (versão SoS)
O Luís Rato desencantou mais uma pérola: a versão de The Rocky Horror Show lançada pela Sound on Sound. Esta versão é raríssima e atinge valores exorbitantes no mercado do coleccionismo, tendo esta conhecida aventura a particularidade de estar traduzida parcialmente para Castelhano. Assim, os nossos vizinhos Espanhóis vão ficar muito contentes com esta preservação.
Poderão aqui vir descarregar esta versão.
sexta-feira, 28 de abril de 2023
Androide
Androide é a adaptação para Italiano do clássico Androide One, da Vortex, clássico de Costa Panayi de 1983. Foi lançado pela Nuova Newel Software, suspeitando-se da "legalidade" desta edição. Será pirata, no entanto, isso pouco importa agora.
Poderão vir aqui descarregar o jogo, cortesia de Steven Brown.
A Capital: Pokes & Dicas - 14 de Julho de 1989
Hoje voltamos um pouco atrás, pois o Pedro Pimenta arranjou-nos dois suplementos que ainda estavam em falta e que vieram do João Bastos. Infelizmente não estão completos, ficando a faltar a parte das reviews. De qualquer forma, conseguimos assim ter acesso a um interessante mapa de Navy Moves.
Poderão aqui descarregar o suplemento de 14 de Julho de 1989, o outro desse ano ficará para outras núpcias.
Cursed Demons of Wallachia
Nome: Cursed Demons of Wallachia
Editora: Furillo Productions
Autor: IADVD & Molomazo
Ano de lançamento: 2023
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1
Memória: 48 K
Link para descarga: Aqui
Do diário do professor Abraham Van Helsing:
"Eu estou diante dos portões escuros do castelo do Conde Drácula, com a minha cruz de ouro na mão e a determinação no coração. A minha missão é encontrar e destruir todos os súcubos que infestam este lugar, antes que o Conde regresse da sua caçada noturna por novas vítimas.
Não tenho estacas, então terei que procurá-las por todo o castelo. Mas tenho a certeza de que posso encontrar tudo o que preciso para realizar minha tarefa. Com a minha cruz de ouro na mão, vou percorrer os corredores escuros e salas sinistras do castelo, enfrentando os demónios amaldiçoados que servem o seu Mestre.
Devo encontrar os caixões que abrigam os súcubos e espetar as estacas de madeira nos seus corações, para acabar com o reinado de terror. Os dentes de alho vão ajudar-me a manter o mal longe de mim. Também tenho que derrotar os demónios amaldiçoados que servem Drácula e percorrer todo o castelo.
Para escapar deste lugar, tenho que encontrar a ponte levadiça no local oposto àquele em que entrei e quebrar a maldição que me impede de escapar.
Só posso fugir depois de derrotar todos os súcubos, apanhar todos os dentes de alho e destruir todos os demónios.
Sei que a tarefa não será fácil, mas estou disposto a enfrentar qualquer perigo para cumprir a minha missão.
Devo ser astuto e corajoso, e não deixar que o medo me detenha. O tempo é curto, o Conde Drácula poderá voltar a qualquer momento, mas estou determinado a ter sucesso nesta perigosa aventura e deixar vivo este lugar."
quinta-feira, 27 de abril de 2023
Rock'n Roller & Wells & Fargo (+3)
Plantonio
Quem gosta de platformers tem em Plantonio um jogo à sua medida. Assim, ao longo de 20 ecrãs, apenas tem que recolher as chaves que depois lhe permitem entrar em casa, tentando fugir aos muitos obstáculos e inimigos.
Sem ter nada de inovador ou gráficos esplendorosos, os cenários desenhados conseguem manter o interesse até final. Suspeitamos é que não seja exercício muito demorado e que os mais ágeis nos dedos, rapidamente terminem este Plantonio. Mas também há coisas bem piores por aí...
Quem quiser experimentar, basta aqui vir descarregar o jogo, é gratuito, mas uma pequena doação cai sempre bem.
Chess (ZX81 MIA)
No lote do Fernando Saldo encontrámos mais um jogo de xadrez para o ZX81. Pareceu-nos que ainda não estava preservado, pelo que o disponibilizamos agora à comunidade.
Poderão aqui descarregar Chess.
A Tempestade
Daniel Revenga, o autor de La Tormenta, fez-nos um repto há umas semanas: traduzirmos para Português o seu jogo (também já tinha versão em Inglês). A Catarina8bits, a quem desde já agradecemos, domina qualquer uma destas línguas e ofereceu-se para nos ajudar. Nasceu assim a adaptação para a nossa língua desta interessante aventura, que muito provavelmente irá fazer parte do GOTY 2023.
Se não experimentaram as anteriores versões, é agora uma boa altura para dar uns momentos de atenção a esta aventura. Se já o fizeram em Castelhano ou em Inglês, que tal experimentarem agora a versão em Português?
Podem vir aqui descarregar A Tempestade.
quarta-feira, 26 de abril de 2023
Averno (.dsk)
Steven Brown enviou-nos entretanto algumas versões em .dsk para +3 que ainda não se encontravam preservadas. Averno, obscuro jogo Espanhol de 1989, é o primeiro deles. É uma boa oportunidade para experimentarmos este puzzle.
Poderão aqui descarregar o jogo.
Álgebra (MIA)
No lote de cassetes que o Fernando Salgado nos emprestou, encontrámos um programa de matemática e álgebra bastante completo, que permite as opções que podem ver no ecrã acima. Seguramente terá sido bastante útil para os estudantes da primeira metade dos anos 80, quando as calculadoras científicas ainda não estavam massificadas.
Poderão aqui descarregar o programa.
terça-feira, 25 de abril de 2023
LASKA Piję Activię
Terminou a competição 2023 Grawitacja Game Jam, que teve a concurso jogos para o ZX Spectrum, NES, Pico-8 e Atari, sendo o grande vencedor precisamente o único programa para o Speccy.
LASKA Piję Activię é um engraçado e diferente mini-jogo de plataformas desenvolvido pelos bem conhecidos Hellboy, Yerzmyey, Kaz e Utz (bem, pelo menos os dois primeiros). Nele assumimos o papel de um agente bacteriano que tem que limpar as artérias de uma pessoa, ou pelo menos assim parece, pois não dominamos o Polaco (muito menos percebemos a mensagem, quando se termina ao jogo). De qualquer forma, independentemente da história, vale a pena experimentar...
Podem aqui vir descarregar o jogo, bem como os restantes jogos para outras plataformas.
Tunnel
Poderão aqui descarregar o jogo.
Diário de Lisboa: Informática - 27 de Junho de 1984
O suplemento Informática do Diário de Lisboa de 27 de Junho de 1984 traz dois artigos muito interessantes para o universo do ZX Spectrum. Em primeiro lugar, questiona o paradeiro dos 100 ZX Spectrum oferecidos pela Dama de Ferro. Em segundo lugar, anuncia a transmissão de programas via telefone, algo que agora é a norma, mas que na altura era altamente incomum.
Poderão aqui descarregar o suplemento.
Italia 1944 de borla
Na nossa opinião, Italia 1944 é o melhor jogo de Alessandro Grussu. E também dos leitores da Spectrum Computing que, para já, continuam a colocar este jogo à frente na sondagem que está em curso.
Agora, para comemorar a libertação de Itália da ocupação nazi, Grussu libertou também o jogo, querendo isso dizer que podem descarregá-lo gratuitamente. Claro que uma pequena doação é sempre de bom tom, ajudando a ter mais pérolas como esta.
Poderão aqui descarregar Italia 1944.
segunda-feira, 24 de abril de 2023
Variante de Puzzled
O Luís Rato enviou-nos mais uma variante de uma aventura lançada pela The Adventure Workshop. Não só temos agora acesso a esta nova versão, como à capa e até às próprias cassetes. É mais outra daquelas preciosidades que o Luís tem na sua arrecadação.
A aventura foi desenvolvida por Tony Marsh e é de 1989, podendo aqui ser descarregada.
Bingo (type-in)
Do Fernando Salgado vem mais um type-in que estava numa das muitas cassetes que nos emprestou. Temos a sensação que já vimos um programa igual ou muito parecido, podendo até ser alguma adaptação estrangeira.
De qualquer forma, poderão aqui descarregar este pequeno programa.
domingo, 23 de abril de 2023
Shootout & Race Fun (MIA)
Shootout & Race Fun é uma colectânea dos primeiros tempos do ZX Spectrum e que nos foi enviada por Steven Brown. Ambos os jogos já estavam preservados, no entanto, para os coleccionadores, deixamos qui o registo.
Poderão aqui descarregá-la.
Jeff & The Blue Notes
Deanysoft está de regresso no dia de aniversário do ZX Spectrum com um novo platformer, Jeff & The Blue Notes. Mas este jogo é um pouco diferente daquilo a que estamos habituados, saudando-se o trabalho do programador, que criou um desafio muito interessante.
Estamos em plena preparação das festividades deste dia, pelo que só mais tarde vamos poder ver o jogo em detalhe. Mas entretanto poderão vir aqui descarregá-lo.
CM: Os Jogos no Computador - 114
Além da mão cheia de pokes e dicas, e de alguns anúncios de vendas de ZX Spectrum, o ponto alto nesta edição de "Os Jogos no Computador" é o anúncio de um concurso nacional de aventura que terá decorrido até 30 de junho de 1992, com vista a fomentar a produção de jogos (especialmente de aventura) para diversas plataformas, do Spectrum aos PC-compatíveis.
A digitalização desta edição do Correio da Manhã de 22 de setembro de 1991, encontra-se neste link, graças ao trabalho de Mário Moreira.
Winter Wonder Worm de borla
Dia de aniversário do ZX Spectrum, é muito provável que apareçam várias prendas da comunidade (e preparem-se, poi vai ser uma semana repleta de novos jogos). O primeiro deles é Winter Wonder Worm, um jogo do qual já aqui havíamos falado. A novidade é que agora é gratuito...
Se pensam que um simples clone de Snake é coisa para meninos, experimentem esta versão. Rapidamente irão mudar de ideias...
Poderão aqui descarregar este excelente jogo.
JND: Micromania - 044
As análises da semana focaram em alguns jogos muito interessantes, vale a pena ler o que o João Cruz escreveu acerca deles. E na segunda página temos, claro, mais um mapa de um leitor, desta vez do 1º nível de Green Beret. Como sempre, a digitalização desta Micromania pode ser obtida neste link, graças ao trabalho de recuperação de Miguel Brandão.
sábado, 22 de abril de 2023
ZXS Speech Board Demo Tape (MIA)
E temos hoje o último dos programas da Timedata, muito semelhante ao que tínhamos deixado ontem. Talvez seja alguma actualização.
Vem de Steven Brown e pode aqui ser descarregado.
Corrida de Caracóis
Nome: Corrida de Caracóis
Editora: Triudus / SEM
Autor: Pedro Osório
Ano de lançamento: 1986
Género: Gestão Desportiva
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: até 5 em simultâneo
Corrida de Caracóis foi um dos jogos que há muito tempo a comunidade procurava e cuja história merecia ser contada. Depois de muito esforço conseguimos chegar ao jogo, e iríamos então puder confirmar se as nossas expectativas iriam ser satisfeitas, ou se por outro lado, iríamos ter uma tremenda desilusão. Isto porque tínhamos memórias um pouco vagas de o jogarmos em família por volta de 1987. Passaram-se 35 anos, e se bem que a sensação que tínhamos era de um jogo divertido, com algumas semelhanças com o mítico Formula One (CRL), por outro lado tínhamos a consciência que na altura ainda éramos umas crianças. Veremos então como o jogo resiste à memória do tempo.
Carregamos Corrida de Caracóis com a ansiedade no máximo. Depois de lermos pela enésima vez as instruções que estão incluídas no próprio programa, à boa maneira dos piratas nacionais dos anos 80, o jogo entra. Sem qualquer “loading error”, mas também não admira, pois estamos num emulador e a trabalhar com o ficheiro que preservámos. É-nos então solicitado o número de jogadores, entre 2 a 5. Esta opção apenas define o número de jogadores, humanos ou controlados pelo computador, que entram em competição. Logo de seguida, quando definimos os nomes, é possível então escolher contra quantos adversários “reais” queremos jogar (para ser o computador a controlar adversários basta identifica-los com o nome ZX…).
Como estamos na era da World Wide Web e em plena pandemia (na altura em que escrevemos esta review), optámos por fazer um jogo online com um grupo de amigos e família. Jogado individualmente, Corrida de Caracóis é interessante, mas o divertimento é sem dúvida exponenciado quando o fazemos com outros competidores de pele e osso.
Segue-se então a primeira fase: as apostas. Os cinco caracóis estão devidamente alinhados, sendo-nos dada a informação das probabilidades de cada um vencer a corrida, quanto pagam e ainda o prémio concedido no caso de já termos adquirido algum dos caracóis. Sim, o objectivo final do jogo é a aquisição dos cinco caracóis, ou em alternativa levar os concorrentes à falência, e para isso vamos necessitar de alguma sorte, como em qualquer jogo de apostas, mas acima de tudo muita estratégia e capacidade de gestão de recursos. E alguma manha, também, pois quem aposta em último lugar, poderá sempre jogar com as apostas feitas pelos outros concorrentes. São permitidas apostas em até três caracóis em simultâneo, até um valor de 999$00, e nada impede que possamos todos apostar nos mesmos caracóis.
Apostas feitas, vamos à corrida. Agora sim, nota-se a ansiedade em todos os participantes, mais evidente à medida que os caracóis vão lentamente palmilhando terreno (carregando-se numa tecla consegue-se acelerar a velocidade da corrida). Convém aqui referir algumas nuances que Pedro Osório contemplou, apimentando um pouco esta fase. Assim, os caracóis vão-se movendo de acordo com as probabilidades que têm em vencer as corridas. Não quer isso dizer que existem vencedores antecipados, não só porque o factor sorte tem alguma importância, mas também porque durante o próprio jogo existem variáveis que podem contrariar as probabilidades. A primeira é uma meta volante que dá um boost aos três primeiros caracóis que a atravessam. Depois, durante a corrida, vão surgindo aleatoriamente trevos que dão mais alguma força aos caracóis que a comem. Por fim, a última meta volante concede dinheiro a todos os caracóis que a atravessem antes do final da corrida (esta termina assim que o primeiro caracol chegue à meta). Se algum dos caracóis for nosso, então teremos direito a esse bónus. Esta é talvez a fase mais divertida de todo o jogo, um pouco à semelhança do que acontecia em Formula One, quando víamos os bólides a acelerarem em plena corrida.