sábado, 23 de janeiro de 2021

Rock'n Roller

Nome: Rock'n Roller
Editora: Topo Siglo XXI
Autor: Rafael Gómez, Roberto Potenciano, Gominolas
Ano de lançamento: 1988 / 2021
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48K
Número de jogadores: 1

A Topo Siglo XXI tem relançando alguns clássicos espanhóis da Topo Soft, com a novidade de virem traduzidos para várias línguas, a portuguesa incluída. É o caso do jogo Rock'n Roller que se junta ao portefólio renovado pela mãos de "Borrocop", lenda viva que faz justiça ao seu grande talento com um novo e fantástico ecrã de carregamento, em homenagem ao ilustrador Antonio Perera, colaborador da Topo Soft na produção de algumas capas de jogos.

Mas vamos à história de Rock'n Roller e do seu protagonista Rocky Driver que sonha ser piloto em competições de automobilismo e que, ao longo dos anos, procura por uma oportunidade para provar o seu valor. Enquanto isso não acontece, tem trabalhado como piloto de testes numa fábrica de buggys 4x4. A dedicação de Rocky deu resultado e o director da fábrica prometeu-lhe que podia participar no próximo Grande Prémio, caso conseguisse testar um novo modelo, em 30 circuitos especialmente desenhados para puxar as capacidades do veículo ao limite.

Azar dos azares, a fábrica onde Rocky trabalha é alvo de cobiça do Dr. Chun-Go, dono da FUNESTA, organização rival que pretende comprá-la a preço de saldo. E para tal, irá tentar sabotar os testes de Rocky e assim fazer falir a fábrica. O destino de Rocky está nas tuas mãos e deves abusar da tua perícia para guiar o novo carro por entre os obstáculos das pistas, e evitar os sabotadores enviados pelo maligno doutor!


Rock'n Roller é claramente inspirado na clássica arcade Rally X, em que controlamos um buggy e temos que capturar uma série de bandeirinhas espalhadas por vários circuitos, enquanto somos perseguidos por outros pilotos que querem atirar-nos fora da pista, e os quais podemos evitar usando cortinas de fumo lançadas pelo tubo de escape do buggy

A versão da Topo Soft vai mais além: em vez das bandeiras temos de encontrar seis partes de protótipos de carros para passarmos de fase, e nas pistas encontramos uma panóplia de obstáculos: manchas de óleo, frágeis pontes e caminhos de cabras. E, ironia das ironias, é obrigatório cumprir as regras de transito: jamais devemos atravessar os semáforos vermelhos que encontrarmos!

Como se não bastasse as agruras dos circuitos, ainda temos outros veículos hostis que nos perseguem, alguns deles armados com mísseis. E como se Dr. Chun.Go quisesse assegurar o fracasso dos testes, ainda enviou um enorme helicóptero da FUNESTA para brincar de tiro ao alvo com o nosso buggy.

Com tantas adversidades na pista, ainda temos gerir o parco combustível do nosso buggy! Uma saída de pista ou o uso da cortina de fumo acarreta um gasto adicional que podemos recuperar com as latas de gasolina espalhadas no circuito. Se colidirmos com os carros adversários ou com os obstáculos da pista, perdemos umas das três vidas com que iniciamos a corrida. Existem algumas rampas que podemos usar para saltar sobre obstáculos. As velhas pontes por onde passamos são derrubadas atrás de nós, pelo que não poderemos atravessá-las novamente.

Para fazermos as curvas precisamos colocar o nosso veiculo na faixa mais próxima à curva. E é aqui que surge um problema que afecta a jogabilidade. Os controlos não são suficientemente responsivos e temos que manter a tecla da direção desejada, pressionada por um ou dois segundos, para termos a certeza de que conseguimos virar, sem batermos nas curvas, o que nos faz parar e perder combustível. Outra problema surge quando colidimos com um carro adversário, e este se mantêm a rodar em cima de nós, fazendo com que percamos uma segunda vida logo de seguida, se não formos muito rápidos a sair do lugar.

Os sucedâneos de Rally X para os 8-bit são "ports" simplificados que apostam, antes de mais, em reproduzir a ação frenética do original. Nota-se que Rock'n Roller foi um projecto ambicioso em querer ir além da fórmula. Acrescentou complexidade a nível de design: novos obstáculos e adversários o que fez aumentar a dificuldade. Do ponto de vista técnico, o scroll bidirecional é impecável e a nível gráfico justifica-se nota quase máxima. A nível sonoro temos uma música simpática ao início, e os efeitos sonoros durante o jogo cumprem minimamente a sua função.

Mas como se costuma dizer que "mais é menos", a jogabilidade frenética que associamos a este tipo de jogo, sofreu com controlos que geram alguma frustração desnecessária. Acresce a falta de um mapa tal como no original, e há um ou dois elementos que parecem deslocados - o helicóptero está muito giro mas talvez não tenha valorizado o jogo do ponto de vista de jogabilidade.

Apesar destes pequenos problemas, Rock'n Roller é um bom título, que merece uma edição física, ainda para mais que agora foi relançado em português, e cuja versão digital pode ser obtida aqui!

5 comentários: