Páginas

Páginas aconselhadas

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Lunar Rescue RX


Nome: Lunar Rescue RX
Editora: Highriser
Autor: Allan Turvey
Género: Acção
Ano de lançamento: 2023
Teclas: Redefiníveis
Joystick:  Não
Memória: 48 K / 128 K
Número de jogadores: 2 (à vez)
Link para descarga: aqui

Já estamos habituados a que Allan Turvey pegue em alguns clássicos de arcada ou do ZX Spectrum e faça um remake. Senão vejamos os "RX" que desenvolveu nos últimos tempos: Bruce Lee RXJetpac RX e mais recentemente Asteroids RX. E agora temos Lunar Rescue RX, um antigo projeto, anunciado por Allan no já distante Dezembro de 2018, que agora chega a bom porto. Será que valeu a pena a espera, perguntam vocês? Sem qualquer dúvida, dizemos nós.

Façamos antes um pequeno enquadramento histórico, que nos foi dado pelo próprio autor. Assim, Lunar Rescue, o clássico de arcada da Taito, surgiu em 1979 na ressaca de Asteroids e Space Invaders, jogos que tiveram um sucesso estrondoso e, talvez por isso, tenham ofuscado Lunar Rescue, não lhe dando a projecção que seria merecida. É bom lembrar que Lunar Rescue foi dos primeiros jogos a ter dois "modos" ou mecânicas diferentes. Num primeiro momento a nave vai descendo e temos que evitar os asteróides, aterrando nas bases que se encontram no solo. Num segundo momento, após recolhermos o astronauta, temos que regressar à nave, evitando ou eliminando as naves alienígenas que vão sobrevoando a Lua. Qualquer colisão com um asteróide ou nave alienígena, é fatal.

Se conhecem o original das máquinas de arcada, irão ver que esta versão para o ZX Spectrum está praticamente igual. Allan Turvey é um perfeccionista e tenta aproximar os seus trabalhos aos originais nos quais se baseiam, limando algumas arestas e, em alguns casos, acrescentando mesmo novos ecrãs, como aconteceu com Bruce Lee. A ideia é manter a o "feeling" do original, mas maximizando o prazer e a experiência do jogador. 

É também interessante ver como jogos com mais de 40 anos, extremamente simples, retém uma jogabilidade muito difícil de igualar nos dias de hoje. O objectivo principal (e único) é fazer o máximo de pontos, até porque alguns destes jogos, tal como acontece com Lunar Rescue, não têm fim. A motivação é tentar sempre fazer um pouco mais de pontos, de preferência, acompanhados na aventura por outro jogador, pois existe esta opção neste jogo (dois jogadores à vez, não em simultâneo).

Notável também a forma como Allan Turvey programa os seus jogos. Já o tínhamos referido em Asteroids e aqui acontece a mesma coisa. Não se nota nem um bocadinho de cintilação, muito habitual nos jogos do ZX Spectrum, muito menos a velocidade baixa quando estão inúmeros sprites no ecrã. A fluidez e clareza gráfica é excelente, mesmo tendo em conta a sua simplicidade.

Depois, tem alguns extra que elevam ainda mais o nível. As teclas são redefiníveis e temos dois modos de jogos: "Arcade" e "Casual". No primeiro, na viagem ascendente, as naves alienígenas disparam contra nós e existe a possibilidade de um meteorito aparecer e abalroar-nos, sempre que "abusamos" nos disparos certeiros. No modo "Casual" isso não acontece, facilitando um pouco a tarefa, mas mantendo-se tudo o resto igual. 

Na viagem descendente, apesar de não podermos eliminar os asteróides, temos a possibilidade de activar os propulsores da nave, travando a sua marcha (gasta combustível, diminuindo também os pontos que se obtém quando resgatamos todos os astronautas). As bases estão posicionadas em três pontos diferentes, cada uma delas concedendo pontuações diferentes (esta questão é relevante, pois são concedidas vidas extras sempre que atingimos determinada pontuação - a primeira aos 3.000 pontos).

Depois de atingirmos a base, o astronauta aproxima-se da nossa nave e começa a viagem ascendente. Podemos eliminar as naves que sobrevoam a superfície da Lua. Por outro lado, mantendo-se a tecla de disparo premida, a nave activa os propulsores, subindo mais rápido. Ao contrário da viagem descendente, podemos usar e abusar dos propulsores, pois não gastam combustível. Cuidado, no entanto, se abusam dos disparos, pois aumenta as hipóteses de aparecer o tal meteorito, com uma velocidade estonteante e que só a muito custo conseguimos evitar.

À medida que vamos avançando de nível, a velocidade a que se deslocam os asteróides e naves inimigas vai crescendo. A partir do nível 6 mantém-se, no entanto, nessa altura a velocidade já é tanta que apenas os mais ágeis e com melhores reflexos vão conseguir passar. Mas até lá chegarem, vão fazer cair muito astronauta...

Poderão vir aqui descarregar o jogo, tem um custo de 5 usd, dando assim uma pequena contribuição ao seu autor, justíssima tendo em conta todo o trabalho desenvolvido. Por outro lado, poderão alternativamente tornar-se seus patreons, não só acedendo imediatamente a este jogo, mas a todos os outros trabalhos deste prolífico programador, que desenvolve novos jogos com uma cadência surpreendente. Para isso basta aqui virem, onde poderão consultar as várias modalidades.

7 comentários:

  1. o link está em falta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, estava apenas no final da review, esqueci-me de colocar no início :)

      Eliminar
  2. Stanley Braxton15/7/23 15:45

    XXX USD is a lot. No way I'm paying more than XX.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. XX is a little bit naughty ;)

      Eliminar
    2. Is that sarcasm?

      Eliminar
    3. 5 dollars is almost nothing compared with all the work Allan Turvey deposited in this excellent game.

      Eliminar