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Programas para o FDD


Do João Encarnado, que analisou as disquetes do Viotty, veio mais uma disquete para  FDD. Contém supostamente um assembler, um disassembler e provavelmente mais qualquer coisa. Terão que analisar por vós.

Poderão aqui descarregar o conteúdo da disquete.

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Ficheiro (MIA)


Ficheiro é mais um programa original de origem nacional (Fernando G., 1987), que sacámos das cassetes do Mário Viegas. Igual a muitos outros do género, vale pela curiosidade.

Poderão aqui descarregar o programa.

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Mais Letras!

Quem tem estado atento já reparou que o Zé Oliveira gosta de brincar com letras. Eis a última brincadeira.

Depois de ver o programa "O Enforcado (incompleto)" (aqui), o Zé Oliveira aproveitou para desenvolver um pouco o assunto. Agora é fácil qualquer pessoa fazer letras grandes com apenas meia dúzia de linhas.

Este programa invoca oito vezes o comando LPRINT para escrever no ecrã, resultando em letras gigantes. A vantagem deste método é que é muito rápido.

Infelizmente, este método apenas permite fazer letras com oito vezes a altura normal. Por isso, a mensagem pode não ficar muito legível.

Para correr o programa online, clicar aqui.

Para fazer download, clicar aqui.

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Striptease (MIA)


E agora algo completamente diferente. Ou talvez não, pois continuamos nas temáticas marotas...

Em mais um programa que conseguimos preservar das cassetes do João Cruz, a demo Striptease parece inspirar-se nos jogos de cartas da Anco. Seja como for, temos aqui uma demo que merece ir até ao fim.

Poderão aqui descarregar Stripetease.

Los Anillos de Saturno


Já tínhamos avisado, com a competição Concurso Aventura 2023 a chegar ao seu final, entram novos jogos. E o mais recente, obra de Cronomantic, apesar de ser do género "make your own adventure", é enorme. Baseado na obra Los anillos de Saturno, daí o título do jogo, alias a textos muito detalhados, com imagens cartoonescas e atractivas e até com som, com algumas partes a trazer à memória os jogos desenvolvidos com o La Churrera (no que toca ao som, bem entendido).

Será um forte concorrente a vencer a competição, apesar de haver outras propostas muito, muito boas. Os jurados não vão ter tarefa fácil, certamente.

Poderão aqui vir descarregar Los Anillos de Saturno, merece ser traduzido mais tarde para inglês.

Versão final de Seraphima disponível


Depois de um período no qual a página onde se encontrava Seraphima estava em baixo, o problema já se encontra corrigido e já podem descarregar a versão final deste jogo fabuloso na página da Zosya.

Podem aqui descarregar Seraphima.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Survival Dungeon


A competição Concurso Aventura 2023 está quase a terminar, mas ainda há tempo para surgirem novas propostas. A que acabou de ser lançada, Survival Dungeon, entra na categoria de RPG / Roguelikes, sendo mesmo o primeiro trabalho a concurso (estamos espantados desta categoria não ter tido até agora mais concorrentes). Veremos  que acontece até dia 3 de Dezembro, data final da competição...

Já  experimentámos (e terminámos), e é um jogo que, apesar de simples, é bastante atractivo. Tem a vantagem de podermos escolher inicialmente  número de níveis, isto é, de andares, aumentando ou diminuindo o nível de dificuldade. De resto é muito semelhante a outros jogos do género, sem qualquer desprimor para este.

Poderão aqui descarregar Survival Dungeon, o seu autor é o bem conhecido Mc Fly.

Aterragem no Mar (type-in)


Passamos agora para as listagens que saíram no número 3 da revista Mini Micro's. Mas a grande notícia é que temos agora a ajuda de um dos nossos leitores, o Carlos Fernandes, que se voluntariou a ajudar a comunidade, digitando estes pequenos programas. Iremos assim ouvir falar mais dele nos próximos temos...

Aterragem no Mar é da autoria do ilustre João Carlos Azinhais, apresentando um jogo muito simples, mas interessante, em especial a partir da linha 6.000. Além disso, em poucos minutos o Zé Oliveira olhou para o jogo, e logo criou uma versão melhorada, com o helicóptero a parecer-se mais com a realidade.

Poderão aqui descarregar o jogo e desde já o nosso agradecimento ao Carlos Fernandes e ao Zé Oliveira.

3º dia no Lisboa Games Week


O terceiro dia no Lisboa Games Week foi simplesmente memorável. Já não bastava contarmos com a presença de Jim Bagley, conseguimos ainda juntar a famosa dupla Marco & Tito para a primeira entrevista em conjunto em muitos anos. Lembramos que já os tínhamos entrevistado antes no Museu LOAD ZX, mas individualmente.

A entrevista teve momentos espantosos, nomeadamente as pequenas curiosidades que o Rui Tito e o Marco Paulo Carrasco foram partilhando connosco, algumas das quais desconhecíamos (episódio do caixão, por exemplo). E tivemos ainda oportunidade de os surpreender, com a apresentação de um pequeno vídeo que Ian Stewart,  patrão da Gremlin Grapics (publisher responsável pelo lançamento de Alien Evolution), gentilmente fez para esta ocasião.

O Marco & Tito vieram também acompanhados de forte contingente do Algarve, incluindo alguns amigos de infância, pertencentes ao famoso núcleo de Portimão, e que ainda têm as antigas cassetes do ZX Spectrum. Será que é desta que vamos encontrar Mr Gulp, Moon Defenders ou Megatron? Ou até a versão pré-release de Alien Evolution, com um ecrã de carregamento diferente do lançamento da Gremlin (mais uma das histórias contadas durante a entrevista)?

De destaque ainda pra a sessão de apresentação do documentário sobre a Timex, com alguns excertos de testemunhos a serem passados, ainda antes da entrevista com o Marco & Tito.

Da parte da tarde tivemos mais uma vez a demonstração por parte do Rui Martins do braço robótico (por falar nisso, já alguém conseguiu descobrir a charada que se encontra na mesa do braço?) e ainda uma sessão com o Hugo Pinto e o Jim Bagley, onde foram dissecando alguns aspectos do Spectrum Next. Esta sessão foi em inglês (tal como a da noite), e será seguramente visionada mais tarde pelos nossos leitores Britânicos.

Para além disso, os elementos do Planeta Sinclair (Filipe Veiga e André Leão), tiveram oportunidade de fazer mais uma sessão de "Os Jogos da Minha Infância", partilhando as memórias de 10 jogos míticos para o ZX Spectrum. Momento alto foi quando surpreendemos Jim Bagley, colocando um dos seus jogos na lista, levando até a uma pequena intervenção da sua parte. 

O Jim Bagley foi ainda entrevistado pelo Luís Rato depois de jantar, em mais uma sessão que deu pano para mangas. Infelizmente, já não consegui estar presente nessa sessão, pois o caminho para casa era longo, mas o Filipe Veiga acompanhou-a e seguramente que depois irá falar desses momentos, bem como da sua experiência na feira (esteve presente todos os dias, com a sua Teknamic Software).

domingo, 26 de novembro de 2023

Spectsound completo


Spectsound já se encontrava preservado na Spectrum Computing, mas faltava todo o material que acompanhava a cassete, incluindo o manual. Mas numa das nossas deambulações à procura de MIAs, encontrámos este lançamento original, que partilhamos com a comunidade.

Poderão aqui descarregar o programa e todo o material que o acompanha.

CM: Os Jogos no Computador - 145

Se para um possuidor de ZX Spectrum era difícil encontrar jogos originais em 1992, imagine-se para um dono de um C64... Podem descarregar a edição de 26 de abril de 1992 de "Os Jogos no Computador", neste link com a digitalização providenciada por Mário Moreira.

JND: Micromania - 075


A Micromania de 19 de Maio de 1991 publicou uma série de pokes e dicas interessantes, bem como um mapa da primeira área de Teenage Mutant Hero Turtle, a adaptação para videojogo da série de animação bastante popular nas televisões de todo mundo. Inclusive em Portugal, onde foi publicada uma revista semanal para o público juvenil... Podem descarregar neste link, a digitalização produzida por Miguel Brandão.

sábado, 25 de novembro de 2023

Lockdown Town ZXMAS - Crash Exclusive


O jogo saiu há cerca de um ano, mas PuttyCAD lançou agora a versão exclusiva da Crash. E sendo uma versão exclusiva da conhecida revista, o objectivo é recolher as 10 edições, distribuindo-as com verdadeiro espírito Natalício. O problema são os Covidiotas, que querem arruinar o Natal dos adultos que continuam a subscrever a revista, perseguindo ferozmente o benfeitor...

Poderão vir aqui descarregar o jogo, é gratuito, mas podem fazer uma doação ao seu autor.

Pac Hic III: The Great Sewer Escape

 

Depois de Pac Hic (versão de 1986), Pac-Hic Rehab e Pac Hic (asm version), o simpático Daniel Isoba lançou agora Pac Hic III. E apesar de estarmos em pleno evento Lisboa Games Week, consequentemente muito limitados de tempo, não nos coibimos de ver a apresentação do jogo no programa de El Spectrumero, Javi Ortiz (ver aqui), e até experimentar o jogo.

O seu autor chama-lhe um mini-jogo. Talvez o seja, se comparado com Crazy Forest, mas nem por isso é mais fácil, e até chegarmos a final vamos ter que suar muito, ou não tivesse este parente de Pac Man inimigos a rodos. Além disso, a música é um mimo e o ecrã de carregamento, na sua simplicidade, é de chorar por mais...

Para já, após 15 minutos, conseguimos chegar ao nível 3, mas o nível de dificuldade é crescente (como convém a todos os jogos), e suspeitamos que não iremos passar este tão rapidamente. O que podemos dizer para já é que a jogabilidade é excelente e altamente divertido e viciante.

Será um jogo para testarmos aprofundadamente durante a semana, mas já está disponível na página de Daniel, podendo aqui ser descarregado. É gratuito, mas uma pequena contribuição é prémio justíssimo para este excelente programador. Venham mais!

O trabalho de preservação (parte 1)

Nos anos 80 do século passado, pensava-se que a vida útil de uma fita magnética (cassete) rondaria os 10 a 20 anos. A realidade, felizmente, não o confirmou, pois ainda hoje em dia a maioria das cassetes dessa altura, desde que mantidas em boas condições, continua legível e apta a permitir a preservação do seu conteúdo. 

Assim, desde cedo (início dos anos 90), a comunidade do ZX Spectrum uniu-se numa causa comum: preservar digitalmente os programas e jogos que estavam contidos nessas cassetes. Surgiram então, a partir de meados dos anos 90, inúmeras páginas na World Wide Web, disponibilizando todos aqueles jogos que, 10 e 15 anos antes, faziam as delícias das pessoas. Nem sempre estes conteúdos estavam devidamente autorizados pelas software houses, pois os copyrights era violados de forma sistemática e quase escandalosa, no entanto, foi graças a esse trabalho de preservação que se conseguiu conservar o espólio imenso que atualmente existe relacionado com os computadores da Sinclair e da Timex.

Infelizmente, em Portugal, esse trabalho não foi feito de forma consistente e os programas que atualmente existem preservados, na sua maioria, apenas foram recuperados nos últimos cinco anos, mais uma vez devido ao interesse, mesmo que tardio, de um pequeno número de pessoas, que tomou entretanto consciência da importância do trabalho de preservação. Basta ver que em 2013, segundo o livro de Nelson Zagalo "Videojogos em Portugal: História, Tecnologia e Arte", eram conhecidos menos de 30 programas desenvolvidos para o ZX81 e ZX Spectrum. Aliás, para o ZX81 apenas se conheciam dois jogos, ambos de José Oliveira. 

Dez anos depois, e graças ao enorme trabalho de preservação que tem sido feito, liderado maioritariamente por Planeta Sinclair, mas contando com o forte apoio de um pequeno núcleo duro da comunidade, estão referenciados cerca de 900 programas criados por programadores portugueses, ou lançados oficialmente por editoras portuguesas, sem contar com as várias centenas de type-ins que foram aparecendo nas muitas revistas, jornais e livros dos anos 80, nem com programas de origem "duvidosa" (na altura era comum aparecerem programas creditados a programadores nacionais, que mais não eram que adaptações de programas estrangeiros - mais habitual ao nível dos type-ins, que desrespeitavam os direitos de autor). No entanto, o trabalho ainda vai a meio, pois existem ainda algumas centenas de programas por descobrir ou por preservar digitalmente.

Inevitavelmente, existe resistência por parte de alguns elementos da comunidade. Por terem nas suas mãos uma cassete que ainda não está preservada (o vulgar "M.I.A"), julgam erradamente que têm um grande tesouro nas mãos. Na realidade, o valor de uma cassete estabelece-se pelo número de cópias existentes, não pelo facto de o programa estar disponível, ou não, digitalmente. Embora as cassetes tenham um período de vida superior ao que se esperava, não vão durar eternamente, quer por eventuais acidentes que possam acontecer, quer porque têm um período de vida útil limitado. Se esse programa não se encontrar preservado digitalmente, não só se perde a hipótese de alguma vez vir a ser recuperado, como o próprio dono da cassete, cujo programa se deteriorou, também não tem possibilidade de regravá-lo, ficando com um mono nas suas mãos.

Assim, por todas as razões, o trabalho de preservação deve ser a principal prioridade da comunidade interessada no ZX Spectrum. Não só ao nível do hardware (e para isso existe o Museu LOAD ZX Spectrum), mas também ao nível do software e da própria literatura existente (os livros e revistas também têm um período de vida útil finito).

Pode-se também pensar que preservar digitalmente uma cassete com um programa para os computadores da Sinclair ou da Timex é uma tarefa muito complexa. No entanto, ao contrário da perceção comum das pessoas, o trabalho de preservação, desde que seja seguida uma determinada metodologia, é bastante simples. Mesmo quando as cassetes aparentam estar deterioradas, com alguns cuidados, é possível fazê-las voltar à vida. Assim, na maior parte das vezes, uma boa limpeza, secagem das humidades, lubrificação das roldanas e mudança do velcro são o suficiente para se conseguir uma leitura bastante boa da fita, que permita posteriormente a preservação digital, partindo do princípio de que a gravação se encontra em boas condições.

A quem pretender dedicar-se a esta tarefa, aconselha-se a utilização de três programas, todos existentes em open source ou freeware:

  • Um programa de gravação e edição de ficheiros áudio ("Audacity", por exemplo)
  • Um conversor de .wav para .tzx ("Wav2tzx", por exemplo)
  • Um copiador ("The Key", "Ominicopy 2" ou "Pirata", por exemplo)

O copiador apenas é utilizado nos casos mais difíceis, permitindo criar um backup do programa em fita magnética, podendo depois essa cópia ser a fonte que vai dar origem ao ficheiro .wav.

Com o programa de gravação e edição de ficheiros áudio, é possível passar para os computadores pessoais, através de um vulgar leitor de cassetes, o conteúdo da fita magnética. Estes programas permitem gravar o som em modo "mono", fundamental para se conseguir fazer depois a conversão, mas também para trabalhar digitalmente o som da gravação, nomeadamente limpando ruídos de fundo, atenuando a distorção, amplificando o som, etc..

Tendo a gravação ficado em boas condições, é depois possível fazer a conversão para um ficheiro .tzx, ficando então o programa devidamente preservado.

É este o método que tem sido utilizado por Planeta Sinclair e que permitiu recuperar mais de 2.000 programas nacionais e estrangeiros desde 2017. 

Microcalc (MIA)


O Nuno Miguel Pinto, de quem temos vindo a falar em Planeta Sinclair graças aos seus programas, alguns dos quais MOD (como é aqui caso), em 1989 pegou no utilitário Microcalc, que saiu como type-in da revista MicroHobby (Fevereiro de 1988) e deu-lhe nova roupagem, contemplando o interface inicial que já lhe é habitual.

O resultado é uma folha de cálculo bem conseguida, mesmo sabendo que por essa altura já existiam programas do género bastante avançadas para os PCs, que ainda não estavam verdadeiramente massificados.

Poderão aqui descarregar o programa.

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

O Enforcado (incompleto)


O Enforcado foi mais um jogo que retirámos das cassetes do Mário Viegas. Este trabalho que estava a ser desenvolvido pelo António Godinho, autor do MOD Wargame II, aparentemente não chegou a ser terminado. A não ser que existissem outras versões a que não tivémos acesso.

Caso o autor esteja por aqui, por favor faça-nos chegar mais informação. Entretanto poderão aqui descarregar o programa, mesmo que incompleto. Talvez algum dos nossos leitores o queira terminar.

Braço robótico operado pelo ZX Spectrum


Alguma vez pensaram ver um braço robótico operado pelo ZX Spectrum? Pois este é apenas um dos projectos que podem ver no stand do Museu LOAD ZX na FIL, no evento Lisboa Games Week.

O projecto foi começado pelo Rui Martins há cerca de um ano, estando agora finalizado e estando a ser demonstrado, sob a supervisão atenta do nosso amigo Jim Bagley.

Ainda estão a tempo de virem dar dois dedos de conversa connosco ao Lisboa Games Week. Ainda faltam muitas palestras e entrevistas, destacando-se amanhã as do Marco & Tito e a do próprio Jim Bagley. 

A Capital: Pokes & Dicas - 18 de Janeiro de 1991

Temos apenas um página da edição de 18 de Janeiro de 1991, a correspondente aos 8 bits. O jogo em destaque é mais uma vez Espanhol, no entanto, este passou praticamente despercebida junto da comunidade, mesmo no país vizinho.

Poderão aqui descarregar o suplemento.

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Forest Escape


Foi desta que saiu Forest Escape, o sucessor espiritual de Castle Escape, um dos jogos mais aclamados do ano passado. 

Para quem não conhece o primeiro episódio, ou não ficou convencido, tem oportunidade de conhecer a longa história que o seu autor, IrataHack, disponibiliza na sua página, bem como experimentar a demo. Lembramos que este é um jogo que não utiliza motores externos, dai que tenha uma feel mais old school. E também não se deixem enganar pela aparente lentidão, por trás disso reside aquilo que parece ser um excelente jogo, tal e qual como o primeiro tomo da saga.

Será jogo para experimentarmos depois de terminar a Lisboa Games Week. Mas entretanto já podem aqui descarregá-lo (ou a demo), sendo que o jogo tem um custo de 3 usd.

1º dia no Lisboa Games Week

Terminou  primeiro dia do Lisboa Games Week e mais uma vez foi um prazer rever todo o pessoal do Museu LOAD ZX e restantes amigos que connosco têm partilhado cada vez mais eventos.

O destaque terá que ser dado ao Grande Jim Bagley, autor de tantos e tão bons jogos para o ZX Spectrum, Spectrum Next e outras plataformas. Além disso, é uma pessoa simpatiquíssima, sempre com um sorriso na cara e pronto para dar um dedo de conversa connosco. Nos próximos dias teremos várias sessões com ele, portanto venham visitar-nos.

Destaque ainda para uma sessão que fizemos com o Johnny Retro - RetroRaider_rr (ver foto abaixo), onde fizemos o paralelismo entre os jogos do ZX Spectrum e os jogos para as plataformas actuais.

Por fim, pudemos ver em acção o braço robótico, comandado por um ZX Spectrum, um projecto que o Rui Martins (esse mesmo de Formula One, Extruder ou Aztec) tem vindo a desenvolver há cerca de um ano.

Já sabem, até Domingo venham visitar-nos à FIL (Lisboa). Ainda temos muitas sessões para vos oferecer.

Xadrez (adaptação)


Xadrez é um jogo com essa temática adaptado pela Petra João em finais dos anos 80. Já antes tínhamos deixado um programa muito parecido, provavelmente digitado da mesma revista.

Poderão aqui descarregar esta versão de Xadrez.

Turdle ZX


Há muito tempo que não tínhamos um jogo baseado no Wordle. Roysterini também foi da mesma opinião, daí ter criado um jogo nele baseado E além de ter uma excelente jogabilidade, graficamente está o máximo, como podem ver no ecrã abaixo. Digam lá que esta tartaruga não é um verdadeiro mimo?

De resto, já devem conhecer a mecânica deste popular jogo: letra certa no lugar certo, fica a verde, letra certa no local errado, a amarelo, a vermelho as letras que não fazem parte da palavra dada. Um pouco como o Mastermind.

Fica então aqui um excelente quebra-cabeças, que promete entreter as células cinzentas nos próximos tempos... 

Programas de Matemática (+3)


O João Encarnado conseguiu recuperar mais uma disquete do Carlos Rocha recheada de programas de matemática, a maior parte já anteriormente preservados. 

Poderão aqui descarregar o conteúdo da disquete.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Spirit (MIA)


O Jorge Branco, há quase 40 anos, criou ou adaptou um pequeno programa que nos convida a adivinhar um número entre 0 e 100. A novidade aqui é que é uma batalha entre dois jogadores, aumentando o interesse do desafio.

Poderão aqui descarregar Spirit.

Savage Princess 2

Savage Princess 2 era um dos jogos mais aguardados dos últimos tempos e foi agora lançado, nesta fase apenas na versão física, mas provavelmente irá dar origem a uma versão digital.
 
O jogo, naturalmente, continua a história do primeiro episódio. Assim, após os cansativos acontecimentos em Savage Princess, a Princesa Ava abalou para o bar local, onde consumiu álcool a rodos. Agora, a dormir, para se livrar de uma ressaca monstruosa, é rudemente acordada por sonhos sobrenaturais e pelos sons de gritos. Cthulhu acordou do seu sono! E enquanto a sua cidade natal arde, Ava vai à procura do monstro gigante com tentáculos que perturba o seu merecido sono.

Está assim prometida mais uma boa dose de plataformas e aventura, podendo o jogo ser aqui adquirido. Aguardamos agra pela versão digital.

Lotaria (versão 2023)


Em 8 de Março passado tínhamos recuperado um programa das cassetes do Domingues da Silva que desconhecíamos a sua origem (ver aqui). Até pensámos que fosse um type-in, no entanto, o jogo era mesmo um original deste nosso amigo. Entretanto analisou o jogo em profundidade e verificou que a função de "Análise" encontrava-se incompleta, tendo agora finalizado o programa, 39 anos após ter escrito o original.

Poderão aqui descarregar a nova versão de Lotaria.

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Terror by Night


Terror by Night surgiu assim do nada. De facto, nunca tínhamos ouvido falar nesta equipa A Novel Approach, mas pelos vistos desenvolveram e adaptaram uma aventura com o DAAD para inúmeras plataformas, entre as quais, o ZX Spectrum (+3).

A aventura tem um custo de 2.99 usd, podendo aqui ser adquirida.

Actividades do Museu no Lisboa Games Week


De dia 23 a 26 de Novembro, o Museu volta à Lisboa Games Week. Temos um lote diverso de actividades planeadas para o evento, com a participação dos vários voluntários do Museu e do Planeta Sinclair, e dos nossos convidados especiais Jim Bagley, Rui Tito e Marco Paulo Carrasco.

Este ano, além da exposição, o nosso stand tem uma surpresa "robótica". Curiosos? Venham visitar-nos.

Othelo (MIA)


Das cassetes do Fernando Salgado, conseguimos sacar mais um jogo cuja versão ainda não estava preservada. Possivelmente terá sido algum type-in surgido numa revista do início dos anos 80, que o Fernando adaptou à nossa língua.

Poderão aqui descarregar o jogo.

ZX UDG Demo


Aqui temos mais uma curiosidade que vem dos lados do Zé Oliveira. Assim, o Zé fez um teste em linguagem javascript para simular os caracteres UDG do ZX Spectrum.

O resultado pode aqui ser visto (e utilizado por quem o necessitar).

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Micro Pocket n.º 3 (MIA)


O Vasco tinha mais uma cassete da colecção Micro Pocket que ainda não estava preservada. Conseguimos recuperar os programas, infelizmente a capa estava colada à tampa da cassete e não foi possível digitalizá-la. Se alguém a tiver, agradecemos que nos envie.

Poderão aqui descarregar o conteúdo da disquete.