domingo, 25 de dezembro de 2022

Castle Escape

Nome: Castle Escape
Editora: NA
Autor: IrataHack
Ano de lançamento: 2022
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: NA
Memória: 48 /128 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

Neste jogo que saiu muito recentemente, assumimos o papel de Wee Knight, um cavaleiro pouco ágil, que deve escapar do castelo assombrado, ao mesmo tempo tentando recolher o máximo possível de moedas de ouro e, de preferência, esquivando-se dos habitantes mortais. 

Devido ao enorme peso da sua armadura, não consegue pular muito alto (daí termos dito que era pouco ágil), e se cair de grandes alturas, perde uma vida. No entanto, se consumir os ovos magenta que foram deixados nas salas do castelo, adquire um espécie de doping e consegue então efectuar alguns malabarismos que doutra forma não era possível. Só assim consegue alcançar as plataformas mais distantes ou altas e também só desta forma consegue escapar a alguns dos inimigos.

O efeito anti-gravidade destes ovos são finitos, impondo aqui uma componente estratégica ao jogo. A todo o momento temos que analisar muito atentamente a sala onde nos encontramos e avaliar se compensa recolher todas as moedas de ouro, ou se será melhor deixar algumas para trás, se isso implicar podermos poupar algum tempo e fazer perdurar o efeito dos ovos. Uma coisa é certa, sempre que encontramos os ovos, compensa ir recolhê-los, pois vão sendo acumulados no nosso bornal (não nos parece que a armadura tenha bolsos), e mais tempo estamos sob o efeito do doping.

Outro item que devemos recolher são os corações. Estes concedem uma vida extra e bem vamos precisar delas, pois vamos morrer muitas vezes, seja atingidos por uma aranha, que tem um comportamento imprevisível (por vezes é frustrante vê-la no caminho, o tempo a passar e nós sem podermos avançar), quer pelos ratos, estes com um movimento padronizado, mas muito mais rápidos do que o nosso pesado cavaleiro. Estamos assim numa corrida contra o tempo constante, pois sem o efeito do doping, não vamos muito longe. Há que dar corda aos sapatos, ou lá o que tenhamos por baixo da armadura...

Confessamos que depois de termos visto a demo inicial, pensámos que estava a ser dado demasiada ênfase à questão dos ovos. Parecia-nos que não iria ser fácil conseguir arranjar um equilíbrio entre o grau de dificuldade e a sua jogabilidade. Corria-se o sério risco de se tornar um desafio frustrante, mas na realidade o programador conseguiu resolver muito bem este potencial problema. O jogo é difícil, sem dúvida, mas não se torna frustrante, e de cada vez que iniciamos uma nova partida, conseguimos avançar mais um pouco e perceber qual o caminho mais directo a seguir, mesmo que isso implique ir com os bolsos um pouco mais vazios (é possível apanhar-se todos as moedas, segundo o seu auto). 

Tecnicamente Castle Escape encontra-se muito perto da perfeição. Por vezes fazendo-nos lembrar La Reliquia (até pela temática), tem uma envolvência espectacular, com gráficos excelentes e tremendamente atractivos e uma música cativante, convidando-nos sempre a ver o que se encontra na sala seguinte. Além disso tem um extra, se por acaso o programa detecta que temos o ESXDOS instalado (usando o DivMMC, por exemplo), os recordes ficam automaticamente gravados. Digam lá que não é uma funcionalidade simpática e a que não estamos muito habituados no ZX Spectrum?

O jogo é também inteiramente programado "à unha", isto é, não utiliza qualquer tipo de motor (tipo AGD ou La Churrera), e isso nota-se, dando-nos uma sensação mais "old shool". A única lacuna que encontramos em Castle Escape é o facto do jogo ser relativamente curto, a que não será alheio a memória que foi certamente utilizada para termos estes gráficos deslumbrantes. É a única razão pela qual não damos nota mais elevada, mas, quem sabe, isso fique para a continuação, já prometida pelo seu autor.

2 comentários: