Páginas
Páginas aconselhadas
domingo, 28 de fevereiro de 2021
SOS Naufrágio
Editora: NA
Autor: Libânio Guerreiro
Ano de lançamento: 1986
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Saiu The Adventure of Bean
E hoje é dia de novidades. Assim, mais um jogo lançado, um pequeno platformer criado por Marbyyy com recurso ao Multi Platform Arcade Game Designer. E estão mais jogos prometidos para breve. Ufa...
Poderão aqui descarregar The Adventure of Bean, tentaremos fazer uma análise mais detalhada quando tivermos algum tempos disponível.
Saiu a sequela de Dark Transit, Kappa Strikes Back
Há cerca de um mês tínhamos ficado surpreendidos com Dark Transit. Também já sabíamos que dada a boa recepção do jogo, o programador Sasa Bjedovic estava a trabalhar numa sequela. Pois esta já foi lançada, e desta vez com música (quem conhece a saga Pixel Quest, vai reconhecê-la).
São tantas as novidades que não sabemos quando iremos fazer uma análise detalhada, mas seguramente que será feita. Até lá, podem aqui descarregar Dark Transit: Kappa Strikes Back e dar uma pequena contribuição ao programador, vai ajudar a que surjam mais jogos para o ZX Spectrum.
25 MIA's mais procurados
Durante o directo de ontem (ver aqui), foi feito um repto para indicar quais os jogos e programas que mais procuramos de momento. Há uns anos, muito antes de tomarmos conhecimento de muitas pérolas que entretanto preservámos, Talismã, Elifoot e Play for Peace estavam no topo das prioridade. O primeiro já foi recuperado, embora não tenhamos autorização para o disponibilizar pela comunidade, o segundo continua perdido, mas o terceiro não só foi recuperado, como disponibilizado por todos.
Então aqui está uma lista dos 25+, por ordem cronológica (faltam muitos da Astor, ainda, mas não os colocámos na lista). Já sabem, se de alguma forma tiveram ou ainda têm contacto com algum destes nomes, por favor, dêem-nos uma palavrinha...
- Megatron (1984 - Marco & Tito)
- Moon Defenders (1984 - Marco & Tito)
- Mr. Gulp (1984 - Marco & Tito)
- Patinhas (1984 - António Bastos)
- Rallye de Portugal (1985 - José Manuel Prates) (nota: falta o tzx com loading screen)
- Futebol 86 (1986 - Abel Antunes)
- Keops (1986 - Carlos Barroqueiro)
- Keops (1986 - Pedro Coragem)
- Keops (1986 - Alexandre Rodrigues) (nota: falta a versão final)
- Poker Alho (1986/1987 - Paula Silva e Luís Santos) (nota: MOD de Animated Strip Poker)
- Elifoot (1987 - André Elias)
- Scissor's Riddle (1987 - José Antunes)
- City Connection (1988 - Manuel Lemos) (nota: falta tzx e a versão 128K)
- CNA: 24 horas (1988 - Nuno Miguel Leitão)
- Avenida Dom Rodrigo da Cunha (1988 - David Fernando Varela Santos)
- Chikki Static (1990 - Rui Mendes e António Ricardo)
- Em Busca de uma Nova Terra (1990 - Ricardo Perdigão)
- Em Busca do Polo Sul (1990 - Hugo Miguel e Rui Ferraz)
- Encruzilhada do Terror (1990 - Nuno Cabral)
- Gravidade 0 (1990 - Rui Mendes e António Ricardo)
- Pacboy (1990 - Hugo Miguel e Rui Ferraz)
- Sábio, o (1990 - Nuno Miguel)
- Tron (1991 - Pedro Damásio)
- Viagem de Vasco da Gama à Índia, a (1991 - Libânio Guerreiro)
- Carlos Lopes em Busca dos Ténis Perdidos (Meados anos 80 - Paulo Sousa)
CM: Os Jogos no Computador - 004
Finalmente podemos ler as tão esperadas contribuições dos leitores! Temos pokes e dicas para Action Force 2, Driller, Double Dragon, Street Fighter, entre outros. Há também uma carta interessante de alguém que se identifica como "Pelvis Software" apelando ao Paulo que organize um torneio de programação para amadores, ideia que seria abordada em outro momento.
Quanto à habitual análise da semana, esta recaiu sobre Stormlord do famoso Raffaele Cecco, ídolo do Paulo como iremos observar futuramente. É um texto bastante interessante sobre um clássico, favorito de muitos, e pode ser lido aqui!
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Museu LOAD ZX Spectrum e Planeta Sinclair anunciam duas "bombas"
Já há muito tempo que não tínhamos destas bombas. Talvez desde Welcome to Hollywood. Mas hoje vamos mostrar duas pérolas portuguesas que vão ser disponibilizadas nos próximos tempos. Vamos assim falar do processo de recuperação, a forma como demos com mais um ilustre programador e como nos fez chegar as cassetes.
Depois iremos mostrar cada um dos jogos. E o que podemos dizer é que são fantásticos. Com uma qualidade muito acima da média e que seguramente teriam feito sucesso, caso tivessem tido a divulgação adequada.
Por fim, iremos ainda falar de um último tópico que permanece uma incógnita, mesmo para o anfitrião do programa, o João Diogo Ramos do Museu LOAD ZX Spectrum.
Curiosos? É motivo para estarem. Não percam assim mais logo, pelas 21 horas (9.00 PM GMT), o directo que vamos fazer, podendo ser aberto no vídeo acima. Vamos todos dar o devido reconhecimento aos nosso programadores portugueses, autênticos heróis nacionais...
Análise de Investimentos (MIA)
Desta vez disponibilizamos um programa que em termos pessoais nos diz muito, pois é precisamente a minha área profissional. Análise de Investimentos foi lançado pela LOG em 1983, e surge na sequência do mesmo programa para o ZX81, que tinha saído no ano anterior (ainda permanece como MIA).
Mas além do programa, conseguimos preservar o manual na versão para o New Brain, em tudo idêntica à do Spectrum (sim, também temos essa cassete). Pela sua relevância, juntamos à pasta, assim como a capa da versão que saiu pela papelaria Fidélia, local onde o programa também era vendido.
Poderão aqui descarregar Análise de Investimentos.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Foi lançado Stop Virus
E saiu neste momento Stop Virus, o novo jogo de PCnono Games, que ainda recentemente tinha trazido o muito elogiado Code-112. Ainda não o experimentámos, pois estamos ao mesmo tempo a assistir à sua apresentação no canal do Javi Ortiz (aqui), mas traz à memória Arkanoid e Batty.
Contamos fazer uma review assim que o tempo nos permita, mas até lá podem aqui descarregar o jogo. Podem descarregar a versão demo, com 3 ecrãs, ou então, pela irrisória importância de 1 euro, ter o jogo completo com os 12 ecrãs. O programador bem o merece!
Index to the Spectrum ROM for Machine Code Programmers
Estamos aqui a anunciar um livro perdido no tempo, new old stock, que pretende ser um complemento ao "Spectrum ROM Disassembly" de Ian Logan. O livro em questão foi escrito em 1989, foi recuperado de formato digital por Mathew Logue, e foi editado num formato mais amigável em PDF por Matthew Logue e Rui Ribeiro de Planeta Sinclair.
Embora o livro esteja em formato índice / dicionário, relativamente ao original, explica melhor e em maior detalhe o funcionamento de várias rotinas da ROM. É assim uma leitura que recomendamos.
Têm aqui o link de partilha, aproveitem!
A Capital: Pokes & Dicas - 10 de Março de 1989
Nesta semana começamos por abordar um programa para os apaixonados do Personal Computer: o Rocket Simulation. Não sendo propriamente ligado à temática do nosso blogue, mas em virtude de termos muitos seguidores que tem apreço por este sistema, deixamos uma preciosa dica.
Lissajous
E a Paula Silva continua a fazer a conversão para o ZX Spectrum de pequenos programas que tinha criado em QBAsic. O mais recente foi escrito originalmente em 21 de Outubro de 2007 e recria as Curvas de Lissajous, que de forma muito simplista representam as interacções cartesianas entre dois sinais com frequências diferentes.
Temos assim disponível mais uma curiosidade engraçada vindo da profícua mente da Paula Silva, que vai ter muitas outras novidades nos próximos tempos ao nível de novo hardware para o Spectrum
Poderão aqui descarregar Lissajous.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Planos para celebração dos 40 anos do ZX81
É já daqui a pouco que vão ser conhecidos os planos do Museu LOAD ZX Spectrum para celebração dos 40 anos do ZX81. Vai ser dado a volta ao Mundo, numa série de acontecimentos que se iniciam a partir de dia 5 do próximo mês.
Para terem um "cheirinho", vejam o que o João Diogo Ramos tem para nos dizer às 21.00 horas (9 PM GMT), ele promete ser rápido e ir directo ao assunto...
Estrutura Atómica (ZX81 MIA)
Já faz quase três anos e meio que partilhámos Estrutura Atómica. Na altura não sabíamos quem era o seu autor. Aliás, desconhecíamos quase tudo deste programa, inclusive se tinha sido lançado comercialmente (efectivamente foi). Entretanto tivemos acesso não só à cassete com o ZX81, mas também as próprias instruções que acompanhavam a versão 48K.
Quanto à versão ZX81, foi desenvolvido por Dioclécio em 1982. Este educativo, tal como o nome indica, apresenta a estrutura atómica de todos os elementos da tabela periódica conhecidos na época, desde o hidrogénio, o menos denso e com o símbolo atómico 1 (1 u), até ao urânio (238 u), com o símbolo atómico 92.
Em 1983, Dioclécio desenvolveu uma versão para o ZX Spectrum. Como seria de esperar, a cor já faz parte desta nova versão, assim como novos elementos da tabela periódica. O último deles é o 106, com o nome de Unilexio, com a massa atómica de 263.
Poderão aqui descarregar a versão para ZX81 e em baixo têm as instruções que acompanham a versão 48K.
Paleto Jones y la Tumba del Tío Ramón
Nome: Paleto Jones y la Tumba del Tío Ramón
Autor: Mananuk
Ano de lançamento: 2021
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Capa de Férias em Portugal
O programa Férias em Portugal da Astor Software, já estava preservado, mas com uma capa diferente. Agora, graças ao José Borges, que gentilmente nos ofereceu a cassete, conseguimos preservar uma segunda capa. Esta em papel com uma gramagem mais fina, enquanto que a que já tínhamos preseravdo, estava em papel fotográfico. E neste caso, o motivo da capa é muito diferente. Curioso que a Astor utilizava com frequência capas e referências diferentes para jogos iguais.
Poderão aqui descarregar a nova capa.
Clube Z80 n.º 24
Partilhamos hoje o número 24 de Clube Z80, edição de Setembro de 1984.
Poderão aqui descarregar este número do Clube Z80. A revista original pertence ao espólio do Museu Load ZX Spectrum, estando para consulta nesse local.
Campeonato (MIA)
O Joaquim Viegas enviou-nos um curioso programa de futebol em Basic. A fazer lembrar Football Manager, traduzido para Português, terá sido seguramente pirateado de qualquer jogo estrangeiro que ainda não identificámos. Isso porque analisando a listagem, rapidamente se verifica que as variáveis têm os nomes em inglês. Além disso iniciamos o campeonato na oitava temporada, sendo o "save" de registos anteriores. Assim, se alguém souber que jogo é este, por favor, entre em contacto connosco.
Poderão aqui descarregar "Campeonato", provavelmente o nome que o "pirata" responsável pela tradução lhe deu.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
Organic Matter
Autor: Ilya Chentsov e Fyodor Chentsov
Ano de lançamento: 2021
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Tele Jogos: Jogos de Computadores - Batman
Continuando a série dedicada à secção Jogos de Computador, a partir dos scans disponibilizados por Miguel Costa, relembramos esta secção da autoria de Paulo Dimas, partilhando hoje uma análise a Batman, adaptação para videojogo do filme lançado em 1989.
Publicada no número 23 de 25 de Fevereiro de 1991, analisando um lançamento para ZX Spectrum, Commodore Amiga, Atari ST e PC (devendo o screenshot escolhido para a ilustração ter sido o da versão Amiga), Paulo destaca a qualidade da adaptação do filme para videojogo, considerando-a a mais bem produzida até ao momento. De resto, a análise segue o estilo já bem conhecido deste autor com uma breve descrição da história e gameplay.
Podem agora lê-la aqui.
Saiu pequeno clone de Snake
Jbizzel fez uma pequena brincadeira para as crianças e desenvolveu um pequeno clone de Snake, ao qual não falta um atractivo ecrã de carregamento, música a condizer, dois níveis de dificuldade e até a fundamental opção de redefinição de teclas, já que a que vem por defeito é a infame "WASD". Felizmente que o programador teve sensibilidade para a questão das teclas (ao final do dia iremos ver um jogo arruinado pela má escolha de teclas), criando um desafio muito interessante, em especial para as crianças e iniciados no Spectrum.
Vale a pena espreitar, podendo aqui ser descarregado. Ficamos agora a aguardar pelos desafios seguintes, pois este foi passado com distinção.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Aacko Graphics Tool (MIA)
Aacko Graphics Tool é a versão dos Países baixos de Specgraf, utilitário lançado pela Anirog Software em 1984. Ainda não estava preservado, e agora, graças ao Luís Rato, temos acesso a mais um programa que até era desconhecido (nesta versão).
Poderão aqui descarregar o programa completo e material que o acompanhava.
Dizzy (Extended Edition 2021)
Tal como tínhamos anunciado há uma semana (ver aqui), temos mais boas novidades de Dizzy. Assim, depois do maravilhoso Wonderful Dizzy, lançado no final do ano passado, depois da gala GOTY, que elegeu esse jogo como o melhor do ano, e depois dos Oliver Twins terem recebido o troféu que lhes enviámos (ver aqui), saiu agora a "Extended Edition 2021", com imensas novidades relativamente ao jogo original.
Poderão aqui vir descarregar esta nova versão, e fiquem também a conhecer o que há de novo (em inglês):
Improvements:
- Dizzy's sprite is now displayed 'by mask'.
- Added Dizzy restore points for each screen.
- Graphics speed is accelerated by 3 times, the game is synchronized with frame scan if possible. Everything has become faster and smoother.
- Text scrollings have become absolutely smooth.
- Added +16 screens.
- Added +11 items and some other graphics.
- Some old objects are better drawn.
- The story has been significantly expanded.
- Added additional sounds.
- The water has turned blue color.
- Removed cheater ways to shorten complete of the game.
- Russian translation made.
- Fixed firewood below the boiler.
- Fixed accidental redefinition of control keys during the melody playing.
- Fixed pushing of items with hard surfaces to the top frame of the screen.
- Fixed non-working major digit of the score.
- The skeleton does not move right if objects are thrown at it. Items fall to the maze screen.
- Item names are now magenta instead of blue.
- Dizzy's scattering and gathering does not spoil the scrolling objects.
- Fixed slow blinking and falling pickaxe.
- Fixed brightness bugs on the horizontal elevator line in ice caves.
- Fixed and improved scenario of defeating Zaks. Now after Zacks has moved down, he stops killing Dizzy.
- Fixed the upper snowflake of Zaks freezing on the amulet.
- The bridge above the skeleton is now restored upon entering the screen.
- The bottle does not jump until the fire is lit.
- Fixed flashing elevator rope in the mine.
- Fixed a spider moving in jerks on the screen with the hermit house.
- Fixed lighting of the header and screen frame. Now it is the same as in the game - top-left.
- Fixed some bugs on title screen.
- Fixed some internal bugs.
domingo, 21 de fevereiro de 2021
Tutor de Bilhar (MIA)
Da colecção do Vasco Gonçalves chega mais um lançamento da Astor Software. Este data de 1985 e foi desenvolvido por O. R. Luís. Tem dupla função, pois permite jogar e treinar, e não fica atrás de outros programas do género vindos de fora.
Poderão aqui descarregar Tutor de Bilhar.
CM: Os Jogos no Computador - 003
Nesta semana ainda não encontramos as cartas dos leitores, sendo que todo o espaço disponível foi ocupado com duas análises a jogos. A primeira calhou a Space Racer, o jogo de corrida futurista desenvolvido pela francesa Loriciel para diversas plataformas de 8-bits e 16-bits. A avaliação é globalmente positiva excepto no som que é francamente inferior às versões do jogo para o Amiga ou MS-DOS.
Ainda dentro do tema de corridas, Paulo dedica a segunda análise a Crazy Cars II, jogo da também francesa Titus e implementado para as mais populares plataformas da época. Tecnicamente elogiado, o ponto fraco para ter sido mesmo a monotonia do jogo que aliás o leitor pode constatar na mesma análise.
Sem polémicas nem curiosidades fora do comum, esta digitalização pode ser consultada aqui.
sábado, 20 de fevereiro de 2021
Prémio Goty chega aos Oliver Twins
São momentos como estes que nos enchem de orgulho. E falamos, quer por Planeta Sinclair, mas também pelo Museu LOAD ZX Spectrum, que nos ajudou nesta enorme empreitada, assim como por todos os elementos do júri, que connosco partilharam estes bons momentos. O prémio simbólico para o grande vencedor do GOTY 2020 chegou ao seu destino: aos Oliver Twins, os ideólogos da mais famosa personagem do ZX Spectrum (o mineiro Willy e outros que nos desculpem, hoje o dia é de Dizzy).
Na fotografia acima, que nos foi enviado por Philip Oliver, pode-se ver o troféu e uma carta enviada por nós. Devido às restrições causadas pela pandemia, Andrew ainda não teve oportunidade de ver pessoalmente o prémio, mas seguramente que o irmão lhe irá mostrar assim que a situação pandémica seja mais favorável.
Há já quase 30 anos que não tínhamos uma aventura oficial de Dizzy, mas esta chegou em Dezembro de 2020 com o maravilhoso Wonderful Dizzy. O jogo foi elogiado por toda a crítica, mesmo quem não era adepto das aventuras do ovo, ficou agora rendido. Tivesse saído há 30 anos, e teria sido um estrondoso sucesso. Ainda veio a tempo, mostrando que o Spectrum ainda tem muito para nos dar. Foi o grande vencedor da competição, e com todo o mérito.
Não podemos também deixar de dizer que ficámos surpreendidos com toda a projecção que este evento teve. Apareceu na televisão (melhor dizendo, irá aparecer em breve), foi capa de jornais e portais nacionais e internacionais, e uniu a comunidade por uma causa maior: o reconhecimento do trabalho de todos os programadores do ZX Spectrum, que contribuem para tornar este mundo um pouco mais feliz.
As expectativas ficaram agora subitamente muito altas. Mas isso só nos motiva para que o GOTY 2021 seja ainda melhor, de preferência presencial. E qual o sítio mais apropriado para isso? O Museu LOAD ZX Spectrum, em Cantanhede...
Contamos convosco, até breve no local do costume!