Páginas
Páginas aconselhadas
segunda-feira, 31 de julho de 2023
Computer Aided Design (MIA)
Computer Aided Design foi lançado pela Profisoft, desconhecendo-se o ano de lançamento. No entanto, o Luís Rato possui o original, tendo-nos enviado este popular utilitário, ao qual não falta o keyboard overlay e o manual.
Poderão aqui descarregar CAD.
domingo, 30 de julho de 2023
Spectrum Disassembler (MIA)
Steven Brown enviou-nos mais um utilitário que nem sequer estava referenciado nas principais páginas do ZX Spectrum. Surgiu já num período tardio, onde este tipo de programas não era muito frequente, mas tem assim a vantagem de contemplar o +2 e o +3.
CM: Os Jogos no Computador - 128
JND: Micromania - 058
sábado, 29 de julho de 2023
Which Flower? (.tzx)
Which Flower?, tal como o nome indica, é um programa que visa identificar flores, com base numa série de características base que definimos. Embora o programa já estivesse preservado, apenas existia no formato .z80. Mas agora, graças a Steven Brown, temos acesso à versão completa em .tzx.
Poderão aqui descarregar o programa.
Brum Brum
Nome: Brum Brum
Editora: Astor Software
Autor: Pedro Bandeira e Cunha
Ano de lançamento: 1984
Género: Gestão desportiva
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: Até 6 em simultâneo
Descarga: aqui
Brum Brum é um dos jogos portugueses mais conhecidos de sempre. Atrevemo-nos mesmo a dizer que apenas é suplantado por Alien Evolution ou por Paradise Café, mas neste caso por razões óbvias e que nada têm a ver com a qualidade intrínseca do próprio programa.
De realçar que a popularidade da F1 estava no auge na primeira metade dos anos 80. A rivalidade entre pilotos como Prost, Lauda, Piquet, Arnoux, ou os malogrados Didier Pironi (tinha abandonado o Grande Circo em 1982) e Tambay, proporcionavam empolgantes espectáculos, apenas comparável à rivalidade entre Prost e Senna, uns anos mais tarde. O merchandising existente era abundante (caricas, cromos, calendários, etc.), pelo que não era de espantar que jogos que se baseassem nas corridas automobilistas fossem sucesso imediato. Pedro Bandeira e Cunha aproveitou assim a onda favorável e em boa altura levou à Astor Software o seu jogo, que imediatamente o colocou no mercado.
Neste jogo assumimos então o papel do patrão de uma escuderia de Fórmula Um, que ao longo de 10 Grandes Prémios, tem que levar o seu piloto a vencer o campeonato. Na altura do lançamento deste jogo, já tinham aparecido vários jogos a simular o Grande Circo, mas sempre no papel do piloto, ou seja, colocando-nos ao volante do bólide. Mas Pedro Bandeira e Cunha deu-lhe uma nova abordagem, pois o que aqui interessa não é a destreza nos dedos para manter o carro em pista, mas sim dominarmos fatores-chave que influenciam a performance da própria viatura durante a corrida. Puro jogo de estratégia, portanto.
Em primeiro lugar temos que escolher o nosso carro, havendo seis diferentes à escolha (os mais prestigiados em 1984 – Ferrari, Renault, Brabham, McLaren, Williams e Lotus). Escolha feita, preparamo-nos para a primeira corrida da época, selecionando o nível de performance entre 60, 80 ou 100%. O primeiro dá-nos maiores garantias de terminar as corridas, mas também muito menos hipóteses de as ganharmos. Já na terceira hipótese assumimos uma condução de maior risco, com maior probabilidade de vitória, mas também de ter um acidente. Uma boa parte da estratégia passa por este opção, que deve ser conjugada com o nível de eficiência do carro que temos em mãos.
Entra então em cena o segundo fator estratégico. São apresentados os vários componentes do carro e o respetivo estado de conservação, visualizado através de um gráfico de barras. Tendo dinheiro para gastar (só obtemos dinheiro terminando as provas – quanto mais bem posicionado ficamos na corrida, mais dinheiro recebemos), teremos que decidir se compramos ou arranjamos os diversos componentes, que se vão desgastando ao longo das provas. Se tivermos os componentes de carro no máximo de performance, as hipóteses de ficarmos bem classificados aumenta. Por outro lado, se tivermos o carro preso por arames, dificilmente conseguimos terminar as corridas. Não as terminando, não obtemos o tão necessário dinheiro para os arranjos, não nos sendo permitido entrar na corrida seguinte, entrando-se então num ciclo vicioso negativo difícil de sair, residindo aqui um dos poucos aspetos negativos deste jogo. Claro que existe sempre a possibilidade de se pedir dinheiro à banca, mas esta cobra juros elevados e se entrarmos em insolvência, no final somos desclassificados. Por outro lado, podemos tentar a sorte, apostando no carro que julgamos que vai vencer a prova. Se o nosso palpite for certeiro, duplicamos o valor apostado, se o carros em que apostamos ficar em segundo, não ganhamos, mas também não perdemos o valor investido, em todas as outras posições, perde-se a totalidade da aposta.
Depois de termos o carro pronto para a corrida, surge a grelha de partida. Os carros arrancam e depois vemos um a um a terminarem a prova (ou não, o que é mau sinal). É então apresentada a classificação da corrida, a classificação no campeonato e o dinheiro disponível. Todo este processo é bastante rápido, levando a que consigamos acabar um campeonato, mesmo com seis jogadores humanos em simultâneo, em pouco mais de uma hora.
A possibilidade de ter até seis jogadores em simultâneo é mesmo um dos seus grandes pontos fortes, pois é divertimento garantido ter um grupo de amigos ou familiares para fazer uns campeonatos (só comparável aos campeonatos de Formula One e Match Day). Muitos dos pontos fortes de Brum Brum foram posteriormente aproveitados por Formula One, que permanece ainda hoje como o supra sumo deste tipo de jogos, pese embora as injustas críticas destrutivas que teve na altura feitas pelas revistas britânicas, que não avaliaram bem o potencial desse jogo.
Ao nível gráfico, Brum Brum é básico e mais não precisa. Mas som não existe e talvez aqui houvesse espaço para introduzir uns beeps que tornassem o jogo ainda mais atractivo. Em jogos de Formula Um, espera-se sempre ouvir o barulho do roncar dos motores, nem que seja na grelha de partida. Mas isto é apenas um pormenor, num jogo que sendo português e tendo aparecido nos primeiros tempos do Spectrum, continua a ser diversão garantida e a dar cartas (ainda há algum tempo foi falado num programa da SIC Radical).
Testante (MIA)
Do Jorge Branco chega-nos mais um programa criado pelo próprio em 1990. Apresenta um quiz muito simples, mas além disso, na introdução do programa, são corridos os principais programas desenvolvidos pelo Jorge. Chegamos assim à conclusão que temos praticamente tudo, faltando apenas a versão de Psicoteste enviada para o jornal A Capital, que contém o ecrã de carregamento (temos várias versões sem esse ecrã), e um outro que nos foi referido pelo pr´prio Jorge (Mast). Pode ser que algum dia se encontre.
Poderão aqui descarregar Testante, para a semana temos Psicoteste.
sexta-feira, 28 de julho de 2023
variante de The House of Shadows
Steven Brown enviou-nos mais uma variante de uma aventura de texto dos primórdios do ZX Spectrum, desta feita The House of Shadows, de 1983. Não conhecemos o jogo, portanto não sabemos que diferenças existirão relativamente ao ficheiro que já estava preservado na Spectrum Computing.
Poderão aqui descarregar o jogo.
A Capital: Pokes & Dicas - 14 de Setembro de 1990
O período de férias ainda está a ter influência no mercado de videojogos, pelo que as propostas desta semana são apenas medianas.
Por outro lado, quem gosta de Dizzy, vai ter todos os motivos para ficar satisfeito, com a disponibilização de um mapa espectacular de Dizzy 3.
Poderão aqui descarregar o suplemento, juntámos páginas de duas proveniências (Rui Santana e Pedro Amaral), assim poderão optar pela versão que acharem que tem melhor qualidade.
quinta-feira, 27 de julho de 2023
Variante de Grid Patrol
Steven Brown encontrou mais uma pérola, uma versão diferente do clássico Grid Patrol, lançado em 1984 pela MC Lothlorien.
Nesta variante, entre várias diferenças, a mais relevante será a do tempo, inexistente nesta versão. Terá sido uma prerelease ou alguma demo para enviar para revistas?
Poderão aqui descarregar o jogo.
Totoloto, Som, CopyMove (FDD MIA)
O Carlos Rocha doou imenso material ao Museu LOAD ZX. As cassetes ficaram connosco, para vermos o que lá estava dentro (muitos MIAs, que iremos depois partilhar). Mas vinham também algumas disquetes, quer para o FDD, quer para o +3, que o João Encarnado tem vindo a recuperar aos poucos. A de hoje foi gravada para o sistema FDD e inclui vários programas ainda desconhecidos de origem nacional, nomeadamente um programa de Totoloto, um de cópia para disquete e outro de som.
Poderão aqui vir descarregar o conteúdo da disquete.
Bombardeiro 2
quarta-feira, 26 de julho de 2023
Variante de Frogger
Poderão aqui descarregar Frogger.
Sistema de Ficheiro: Datafile
Sistema de Ficheiro: Datafile já estava preservado, mas apenas para o Spectrum +3. Mas o João Encarnado fez a respectiva conversão para o 48K, permitindo-nos ter o ficheiro no formato .tzx.
Poderão aqui descarregar o programa.
Fechadura (type-in)
Fechadura é mais um dos type-ins que o Fernando Salgado digitou há quase quatro décadas, tendo adaptado parcialmente para a nossa língua. O programa é bem representativo dos primeiros tempos do ZX Spectrum, o que não quer dizer que não seja interessante.
Poderão aqui descarregar Fechadura.
terça-feira, 25 de julho de 2023
Champions e League Table (MIA)
Steven Brown enviou-nos agora um programa em dose dupla. Assim, Champions e League Table são dois programas autónomos, mas criados pelo mesmo programador e em tudo semelhantes. Visam analisar as equipas do campeonato Britânico, fornecendo informação muito útil para quem queria apostar, por exemplo.
Diário de Lisboa: Informática - 31 de Julho de 1985
A 31 de Julho de 1985 saiu novo suplemento Informática do Diário de Lisboa, com mais notícias de carácter generalista.
Poderão aqui descarregar o suplemento.
segunda-feira, 24 de julho de 2023
Solfeo (MIA)
Este curso de solfejo, que nos remete para as aulas de música que tínhamos na primária e pré-primária, ainda estava dado como desaparecido. São duas cassetes num único lançamento e custava originalmente 1.750 pesetas. Mas o Luís rato tem o original e enviou-nos devidamente preservado.
Poderão aqui descarregar o programa.
Bombardeiro (MIA)
Do lote do Fernando Salgado conseguimos preservar mais um jogo dos primeiros tempos do ZX Spectrum. Poderá ser um type-in (tudo o indica), adaptado para a nossa língua. É um clone de Bomber, a novidade é que além das bombas, também podemos disparar um laser, tornando a tarefa um pouco mais fácil.
Poderão aqui descarregar Bombardeiro.
domingo, 23 de julho de 2023
Crashed issue 1 (MIA)
Steven Brown enviou-nos uma cover tape de um magazine, Crashed, que tenta capitalizar nome de uma conhecida revista. A cassete inclui um misto de jogos, type-ins e demos, alguns dos quais ainda não se encontravam preservados no formato .tzx. São jogos básicos, que vão desde 1983 até 1991 (a demo). E por falar em demos, quem gosta deste tipo de conteúdos vai ter muitos motivos de contentamento em Setembro...
Poderão aqui descarregar o conteúdo da cassete.
CM: Os Jogos no Computador - 127
JND: Micromania - 057
A Micromania (JND) de 13 de janeiro de 1991 trouxe as habituais contribuições dos leitores, sendo uma delas, a sugestão para organização de torneios de videojogos. Na segunda página tivemos o mapa do 2º nível de Operation Gunship. A digitalização de Miguel Brandão está acessível neste link.
sábado, 22 de julho de 2023
The Castle of Lost Souls (MIA)
Steven Brown volta a fazer magia... Já não bastava ter permitido à comunidade ter acesso a centenas de MIAs e uMIAs, mas também consegue ter acesso a programas que nunca foram lançados. Que se seguirá? Toki? Mr Gulp? The Great Giana Sisters? Moon Defenders? Megatron? Mire Mare? Quem sabe um dia...
O jogo que hoje partilhamos hoje com a comunidade é uma autêntica bomba: Castle f Lost Souls. Desenvolvido em 1984 por D. J. Morris e Steve Foster, anunciado pela Games Workshop, na realidade nunca teve lançamento oficial. E pelos vistos andava há muito perdido. Pois agora, não só temos acesso à versão final, como ainda temos a "evaluation copy", tudo graças a Steven Brown e à sua arca do tesouro.
Poderão vir aqui descarregar o jogo, a pasta contempla ambas as versões. Digam-nos depois o que acharam, pois ainda não tivemos oportunidade de lhe pegar.
Cinemator (MIA)
Continuamos a revisitar a obra perdida do Jorge Branco e desta vez temos uma interessante base de dados para catalogar filmes. O mais engraçado é que permite avaliar os filmes com uma nota de 1 a 5.
Tomámos a liberdade de disponibilizar o ficheiro já preenchido com o filmes do Jorge, julgamos que ele não se importará. Mas ó Jorge, dar apenas 3 à Vida de Brian, um dos filmes da nossa vida? Isso é que não se faz...
Poderão aqui descarregar Cinemator, vamos continuar a disponibilizar aquilo que recuperámos das cassetes do Jorge.
sexta-feira, 21 de julho de 2023
Hilderbay Professional Software (MIA)
Hilderbay Professional Software é uma compilação que inclui três utilitários: Statutory Sick Pay, Stock Control e Payroll. Qualquer um deles já estava individualmente preservado, mas não neste formato.
Poderão aqui descarregar a compilação, cortesia de Steven Brown.
A Capital: Pokes & Dicas - 07 de Setembro de 1990
Castle Escape (Crash Xmas Tape 2022 Version)
Castle Escape foi um dos bons jogos de 2022, fazendo inclusivamente parte do GOTY desse ano (ficou em 10º lugar - ver aqui).
Agora, o seu autor disponibilizou digitalmente a versão que fez parte da Crash Xmas Tape 2022. Esta versão tem pequenas diferenças gráficas relativamente ao original, além de um ecrã extra.
Para terem acesso a esta versão, basta aqui vir. Tem um custo de 1.99 usd, mas quem adquiriu a versão original antes, como foi o nosso caso, conseguem descarregar esta versão especial gratuitamente.
quinta-feira, 20 de julho de 2023
Bounce Panic & Hangman (MIA)
A compilação Bounce Panic & Hangman continua dada perdida. E mais importante se torna a sua recuperação agora, pois Bounce Panic só existia em formato .z80 e Hangman nem sequer estava preservado. Mas graças a Steven Brown, temos acesso a esta pérola.
Poderão aqui descarregar a compilação com os dois jogos.
Vários programas de matemática (MIA)
ZX Retromaniacs & PC
É já este Sábado em Barcelona que vai ocorrer mais um evento dedicado ao Retro, privilegiando claro o ZX Spectrum, ou não fosse patrocinado por Javi Ortiz, El Spectrumero.
Quem estiver pela zona, dê um saltinho por lá. É gratuito, ainda por cima...
quarta-feira, 19 de julho de 2023
ZX Machine Code Assembler (MIA)
Temos hoje mais um programa em Alemão que não nos parece que estivesse preservado: ZX Machine Code Assembler. A editora até é bem conhecida, a McGraw Hill, responsável por outros programas do género.
Poderão aqui descarregar o programa, cortesia de Steven Brown.
Speccy Quiz (versão Inglesa)
Ainda se recordam de Speccy Quiz, um jogo diferente que saiu no final de 2002 (ver aqui)? Na altura as questões estavam todas na língua de Cervantes. Mas agora, a equipa da Amebatron Software traduziu-as para Inglês, permitindo a que uma maior franja de público pudesse usufruir do jogo em toda a sua plenitude. Não que isso fosse grande problema, pois rapidamente se percebia qual a questão que estava a ser colocada, mesmo para quem não percebia nem um bocadinho de Espanhol.
Poderão vir aqui descarregar esta nova versão.