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quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Mini Black Box (MIA)

Mini Black Box vinha em mais uma das cassetes de Osvaldo Picoito. Embora tenhamos encontrado referências a um ou outro programa com esse nome na Spectrum Computing, nenhum estava ainda preservado. Poderá ser assim um dos que se encontrava ainda por preservar ou uma outra qualquer adaptação deste jogo de tabuleiro pouco conhecido.

Poderão aqui descarregar o jogo, está bastante interessante.

Chuckie Egg | LOAD ZX Gaming

O LOAD ZX Gaming está de volta! Uma iniciativa que surgiu graças a um método idealizado pelo Jorge Pois, voluntário do museu LOAD ZX, que permite jogar jogos competitivos do ZX Spectrum remotamente.

Hoje às 22h, o Museu vai fazer um direto na Twitch onde vão estar a jogar Chuckie Egg, um dos jogos mais icónicos do ZX Spectrum em Portugal! Uma pequena competição amigável onde o objectivo é alcançar a maior pontuação!

Apareçam!

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Donkey Kong


Bubu Marcianito é bem conhecido pelas excelentes conversões de jogos de arcada, algumas delas já tendo sido galardoadas no GOTY (Tetris, por exemplo). Pois agora lança na sua editora uma nova conversão, mas cujo autor não é Bubu, mas um estreante nestas andanças do Assembly, Artonapilos. E logo com Donkey Kong, um clássico que a Ocean Software até chegou a lançar para o ZX Spectrum há pouco menos de 40 anos, mas de qualidade apenas sofrível.

O jogo parece ser prometedor e iremos nos próximos tempos experimentá-lo. Entretanto podem vir aqui descarregá-lo, tem um custo de 5 euros.

Comp-U-Tax/82 (ZX81 MIA)


Steven Brown, membro do Tema Zeddy, continua a enviar-nos programas para o ZX81 que ainda não estavam preservados. O de hoje ajudava os contribuintes Ingleses a preencherem a sua declaração de impostos de 1982. E já repararam na editora? Pois é, Micromega, responsável por sucessos como Codename Mat, Full Throttle ou Deathchase.

Poderão aqui descarregar este programa, cortesia deste nosso amigo e grande contributor de Planeta Sinclair.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Grand National


Não costumamos partilhar muita pirataria, mas vamos aqui abrir uma excepção. E porquê? Porque este ecrã de carregamento da Santoli ainda não estava preservado. Quanto ao jogo, esse é bem conhecido e há muito que se encontra nos repositórios do ZX Spectrum.

Poderão aquiaqui descarregar o jogo com o ecrã de carregamento extra da Santoli.

Squash (type-in)


Na Mini Micro's 12 saiu um clone do Tiro à Parede. O seu criador terá sido, Ricardo Manuel Pereira, tendo ficado em segundo lugar na habitual competição da revista.

Poderão aqui descarregar Squash.

domingo, 10 de novembro de 2024

Pré-venda da cassete de Marlow in Apocalyptic Acid World


Paulo Andrés, também conhecido por Amaweks, já é bem conhecido na nossa comunidade, pelos seus jogos criativos e coloridos para o ZX Spectrum. E agora,"Marlow in Apocalyptic Acid World", a sua mais recente criação, vai ter uma edição física da Teknamic, cuja pré-venda começou hoje.

"Marlow in Apocalyptic Acid World" é um jogo de plataforma inspirado em "The Great Giana Sisters". Não existem canalizadores de bigode nem cogumelos falantes— pelo contrário, o mundo de Marlow é um ambiente anárquico de diversão apocalíptica: pular, esmagar inimigos, colecionar cristais e lançar coquetéis molotov.


Tudo isto ao longo de 17 níveis e 5 chefes épicos em 2 episódios, 10 ilustrações de ecrã (para cut-scenes e outros), além de uma banda sonora com 7 músicas, tirando partido de toda a memória disponível no 128K. Algo possível ao MPAGD Gen2, uma versão modificada por Xavisan ao bem conhecido engine, e que permite incluir mais conteúdo além dos 48K habituais.


A edição colecionável de cassete tem a habitual impressão UV com verniz localizado, e já se pode fazer a pré-encomenda desta edição limitada, com os envios a começar em 29 de Novembro. Link da página de venda aqui.

CM: Os Jogos no Computador - 194


O ZX Spectrum volta a ter uma presença na edição de 4 de Abril de 1993 de "Os Jogos no Computador", através das correspondências de clubes interessados em contactar outros fãs de Spectrum. Um detalhe curioso nesta edição é alguma atividade por parte de leitores que possuíram o Sam Coupé. A digitalização de Mário Moreira está disponível neste link.

JND: Micromania - 127


A Micromania de 17 de Maio de 1992 voltou a diversificar o leque de computadores abordados neste espaço, trazendo dicas para jogos de PC e Amiga. Podem descarregar a digitalização de Miguel Brandão neste link.

sábado, 9 de novembro de 2024

Maze of the Robots


Allan Turvey e a sua editora, a Midnight Brew, continua a pegar em novos jogos, na sua maioria de grande qualidade e / ou clássicos do ZX Spectrum, e a lançar em edição física, para quem, como nós, ainda gosta de pegar nas cassetes e carregá-las à maneira old school. Desta vez a sorte coube a Maze of the Robots, jogo desenvolvido por Steve Snake (Reptilia Design), que pelo nome se poderia logo depreender que estávamos perante um clone de Berzerk, um jogo que já teve inúmeras versões para o ZX Spectrum, algumas bem decentes, outras nem por isso. E Maze of the Robots enquadra-se na primeira categoria.

O jogo tem uma concepção muito simples. Somos largado numa sala, com robôs por todo o lado a tentarem atingir-nos. Embora possamos passar para o nível seguinte se entrarmos numa das portas (aberturas) sem necessidade de eliminar todos os inimigos, não se ganham assim pontos importantes, na medida em que quantos mais tivermos, mais vidas extra iremos obter. Por outro lado, convém despacharmos o assunto com a máxima rapidez possível, quer seja atingindo os robôs com os nossos disparos, quer seja fazendo com que esses fiquem na linha de fogo uns dos outros, ou apenas levando-as a embater uns contra os outros ou contra as paredes. É que se não formos suficientemente rápidos, aparece a bola saltitona, que logo nos persegue rapidamente (muito mais rápido do que a velocidade a que nos deslocamos - um pouco lenta), e elimina tudo em que toca, sejam os robôs inimigos, sejamos nós. Quando ela aparece só há uma alternativa: correr para a saída mais próxima... 

O jogo é difícil. Desde já esclarecemos que os shoot'em'ups não são a nossa (minha) praia, normalmente ficamos aquém do jogador standard e sem gravarmos com regularidade o ponto em que nos encontramos, não avançamos muito. Mesmo assim, conseguimos ultrapassar ligeiramente os 10 mil pontos, mas a partir daí, praticamente que éramos eliminados assim que recomeçávamos o nível. Se alguma coisa temos a apontar a esse jogo será mesmo isso, termos algum momento maior de pausa antes de começar o tiroteio. Seria interessante talvez termos um nível crescente mais gradual do nível de dificuldade, para que os aselhas como nós, conseguissem durar mais tempo.

Outro aspecto que notamos, mas este tem a ver com a concepção do próprio jogo, não deste trabalho em particular, é que torna-se relativamente mais fácil sair pelas portas laterais, do que pelas verticais. Parece-nos que a tarefa fica um pouco mais facilitada quando começamos um nível num dos lados da horizontal, com menos inimigos a tentarem atingir-nos, do que na vertical, pois iniciamos o nível a meio do ecrã, com inimigos dos dois lados e de cima (ou de baixo) a tentarem atingir-nos. Quando isso acontece, e devido à própria lentidão do movimento do nosso robô, muito dificilmente se consegue escapar a este primeiro momento de tiroteio frenético.

Não conhecemos todas as versões de Berzerk, mas esta parece-nos efectivamente das melhores, capaz de satisfazer não só os atiradores veteranos, mas também aqueles mais aselhas ou que só agora se iniciam nestas lides. É assim mais um título que vale a pena ter na colecção, para isso bastando vir aqui adquiri-lo. Além disso, tem o adicional de suportar o currah speech, com efeitos adicionais...

Salários (MIA)


Já há muito tempo que não partilhávamos um programa da LOG. E é curioso que este até já tínhamos partilhado, mas sem a capa, e sem estar devidamente identificado. Pois agora encontrámos o lançamento completo, juntando-se mais um nome ao enorme catálogo da LOG, editora Portuense dos primórdios do ZX Spectrum (e do ZX 81).

Poderão aqui descarregar Salários.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Take my Hand


Qual a primeira imagem que vem à cabeça quando olhamos para o desenho acima e que faz parte do novo lançamento de Fran Kapilla? Se pensaram em Take on Me, o fabuloso vídeo de 1985 dos A-ha, então acertaram em cheio. Aliás, se espreitarem o trailer, irão reconhecer de imediato a mítica música.

Take my Hand é o nome deste novo trabalho deste prolífico programador e que constituí um tributo às crianças dos anos 80 e à boa música que se ouvia na altura. Concordamos inteiramente com Fran, apenas deixamos uma nota: nos anos 80 ouvia-se boa música na rádio. Hoje em dia, a boa música continua a ser feita, nomeadamente música pop, simplesmente já não se ouve na rádio ou na TV, apenas nos canais mais alternativos ou de nicho se tem a elas acesso.

Bem, mas já nos estamos a desviar um pouco ao tema que nos trouxe aqui, o lançamento deste novo jogo da Sequentia Soft. Podem assim contar em Take my Hand com mais uma aventura do género "make your own adventure", para já apenas em Castelhano, mas sempre recheada de imagens chamativos.

O jogo tem um custo de 3 usd, mas metade do valor recebido será destinado às vítimas da enorme catástrofe que se abateu na Comunidade Valenciana a semana passada (entende-se assim perfeitamente o título do jogo e a imagem do início). É mais um forte motivo para adquirirem este jogo. Para isso basta virem aqui descarregá-lo.

Colt (type-in)


O Pedro Pimenta aventurou-se a digitar um type-in, desta feita Colt, do MicroSe7e número 23, de Janeiro de 1986. E foi engraçado ver a luta que ele travou para conseguir criar os UDGs. Na realidade não conseguiu, pois demos uma mãozinha, mas já aprendeu como o fazer. Quem sabe ele partilhe mais uns tantos, agora que lhe tomou o gosto.

O jogo foi criado pelo Pedro Tavares Silva, de quem daqui a uns tempos iremos partilhar um programa que enviou para a Mini Micro's. Não é nenhum High Noon, mas Colt consegue ter a sua piada.

Poderão aqui descarregar Colt.

Chao Trouble


Chao Trouble é um novo jogo para o ZX Spectrum desenvolvido por um programador que parece dar agora os seus primeiros passos no MK1, Bunker Varoken, mas que tem já a apoiá-lo a equipa Pat Morita Team.

Para primeiro trabalho, embora não seja um jogo muito longo, está interessante. A história desenrola-se à volta de um simpático personagem, Chao, que se perdeu numa fábrica de caixas criada pelo maléfico Dr. Robotnik. O objectivo agora é apenas um: sobreviver aos muitos inimigos que vai encontrar pelo caminho e chegar à saída.

São 24 ecrãs de dificuldade média / baixa, ideal para quem quer agora dar os primeiros passos em jogos de plataformas. Para isso basta aqui vir descarregar o jogo, sugerindo-se uma pequena doação, para que o autor nos ofereça mais desafios como este.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Sintetizador de Voz (MIA)


Sintetizador de Voz é um curioso utilitário que, tal como o nome indica, sintetiza a voz humana. Há muitos programas do género, mas desconhecíamos este. 

Poderão aqui descarregar este programa que vinha numa das cassetes do tio do João Diogo Ramos.

Pfile (FDD MIA)


Pfile é mais um importante programa lançado pela Procompe e que há muito procurávamos, mas estava no espólio do Luís Bandeira, da Timex, no conjunto de disquetes que o João Diogo Ramos e o Hugo Pinto Trouxeram para o Museu LOAD ZX, permitindo ao João Encarnado fazer a sua recuperação.

Além do próprio programa, que está no lado A da disquete, o lado B contém alguns exemplos. E nada como colocar os próprios produtos da Procompe. Já os conhecíamos todos, mas é interessante vermos pela primeira vez divulgados os programas do Libânio Guerreiro, SOS Naufrágio e Hero, que foram lançados precisamente por essa editora.

Poderão aqui descarregar o conteúdo da disquete.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Barricas (MIA)


Vinha numa das cassetes do tio do João Diogo Ramos e provavelmente será um type-in de uma das revistas que existiam na época no nosso país. Não da Mini Micro's, pois esses já os vimos todos. E curiosamente, depois de termos diligentemente digitado todos os programas dessa revista, agora encontramos alguns que já os tínhamos em formato digital. Enfim...

Poderão aqui descarregar Barricas.

Series AC Circuit (ZX81 MIA)


Desta vez, Steven Brown enviou-nos um utilitário para o ZX81, possivelmente um type-in de alguma revista do início dos anos 80.

Para os curiosos da electrónica, poderá ter sido bastante útil, mas ainda hoje é um programa bastante interessante,

Poderão aqui descarregar Series AC Circuit.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Banco (ZX81 type-in)


O professor Noémio Ramos, além dos trabalhos originais que desenvolveu, também adaptou alguns jogos de revistas estrangeiras e nacionais. Bancos chegou a aparecer numa das revistas do Clube Z80 (em tempos partilhámos os 37 números), mas também na Micro Systemes em 1983. 

Poderão aqui descarregar Bancos.

Game of Life (ZX81 MIA)


Desta vez Steven Brown, um dos elementos de Team Zeddy, enviou-nos Game of Life. Deixamos algumas instruções básicas. Assim, depois de carregarem o programa, façam RUN. Quando aparecer a mensagem a pedir para colocarem o "order", façam "INFO". A partir dai, terão acesso a algumas instruções básicas e às siglas que poderão ser usadas. Mas estão por vossa conta e risco, pois não conseguimos entender o programa, que será uma variante do jogo Life. Estando em Alemão, não ajuda.

Poderão aqui descarregar Game of Life.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Soft File (MIA)


Íamos jurar que já tínhamos visto antes este programa que se encontrava nas cassetes do Osvaldo Picoito, mas para já não estamos a conseguir identificar. Parece também programa nacional, mas até poderá ser alguma adaptação.

Poderão aqui descarregar Soft File, quem tiver mais informação sobre este programa, por favor entre em contacto connosco.

Pintura no Écran (type-in)


Na Mini Micro's número 12, de Setembro de 1985, aparece um interessante programa de desenho criado por Franco Gomes. Não é nenhum Artist ou Art Studio, mas dava para fazer umas coisas engraçadas, com diversas opções à disposição.

Poderão aqui descarregar Pintura no Écran.

domingo, 3 de novembro de 2024

CM: Os Jogos no Computador - 193


A edição de 28 de Março de 1993 de "Os Jogos no Computador" publica a correspondência de Pedro Araújo, anunciando o seu clube dedicado aos PCs, Sega, Nintendo e Spectrum, projeto que teria em vista uma revista. A revista terá seguido adiante? Seja como for, podem descarregar a digitalização de Mário Moreira neste link.

JND: Micromania - 126


Ajudas, dicas, análises e um mapa de Strider 2 preenchem a Micromania de 10 de Maio de 1992. A digitalização de Miguel Brandão encontra-se neste link.

sábado, 2 de novembro de 2024

Jump & Reversi (MIA)


O Luís Rato conseguiu preservar mais uma pérola. Ou melhor, duas pérolas: Jump & Reversi. Os jogos são muito básicos, mas representativos de um período do ZX Spectrum. Além disso, tem a curiosidade de necessitar de fazer um RUN no segundo programa.

Poderão aqui descarregar este lançamento.

Scramble RX


Nome: Scramble RX
Editora: Midnight Brew
Autor: Allan Turvey
Ano de lançamento: 2024
Género: Shoot'em'up
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Descarga: aqui (versão física)

Allan Turvey continua o seu périplo pelos clássicos que apareceram nos primeiros tempos do ZX Spectrum ou aqueles que estávamos habituados a encontrar nos salões de jogos no início dos anos 80. Assim, depois de Pac-Man RXLunar Rescue RXAsteroids RXJetpac RX e Bruce Lee RX, temos Scramble RX, e este há muito que era solicitado pela comunidade. Comum a todos, a extrema qualidade e os toques de perfeição que Allan sempre coloca nos seus trabalhos. Sim, é verdade, somos fãs dos seus jogos, e mesmo os mais simples, como Pacman Begins são verdadeiramente viciantes e continuam a ser carregados com grande frequência aqui por casa, em especial quando temos a família connosco (já se tornou tradição fazermos torneios deste jogo).

Quanto a Scramble, não é a primeira vez que este jogo lançado pela Konami em 1981 aparece para o nosso computador preferido. A Mikro-Gen fez uma conversão bastante medíocre em 1983, e talvez o único clone decente seja Penetrator, de 1982, este lançado pela Melbourne House (de fora fica Harrier Attack!, pois apesar de bom, não o consideramos um verdadeiro clone de Scramble). Desde aí, apenas nos lembramos de um decente e é para o Spectrum Next. Pois agora, quem se quer manter fiel ao 48K, tem com Scramble RX a oportunidade perfeita para se deixar apaixonar por este simples, mas fantástico shoot'em'up.

Perfeição é mais uma vez a palavra de ordem em Scramble RX, pois salvaguardando as limitações do ZX Spectrum e as diferenças para as máquinas maiores de arcada, o jogo é tal e qual aquele que encontramos nos salões de jogos. Temos à mesma as seis zonas, com um mapa exactamente igual à versão original. Só por aqui se vê o cuidado e a pormenorização que é apanágio de Allan.

O primeiro e o segundo nível são relativamente fáceis para qualquer shooter minimamente experimentado. Claro que é preciso estar com atenção aos mísseis que vão descolando, mas em especial às naves que aparecem na segunda zona. Como elas se movem em padrões regulares, é relativamente fácil evitá-las. Convém ter o cuidado, e isso aplica-se para todas as zonas até chegarmos à final, de disparar continuamente, tentando sempre atingir os depósitos de combustível que se encontram ao nível do solo. O combustível da nossa nave vai diminuindo à medida que vamos avançando e se deixarmos chegar ao limite, a nave despenha-se ingloriamente e perdemos uma vida.

A terceira zona encerra outro tipo de dificuldades. Passamos então por uma cintura de asteroides e qualquer embate destes com a nossa nave, resulta numa espectacular, mas indesejada explosão. Além de termos que estar de olho nos asteroides que voam na nossa direcção a toda a velocidade, ainda temos que ir fazendo mira aos depósitos de combustível. Fazer as duas coisas ao mesmo tempo, já exige grande experiência.

Segue-se então a quarta zona, e a coisa aqui literalmente começa a apertar. O espaço de manobra é pequeno e existe muito pouco tempo para nos desviarmos dos mísseis. Já na zona seguinte, apenas temos que nos preocupar em disparar contra os depósitos de combustíveis e tentar não colidir com as paredes, exigindo um constante movimento para trás e para a frente da nossa nave (as mentes mais sujas podem ir jogar ao Penetrator). Esta zona é a mais difícil até a dominarmos, depois tona-se muito fácil. 

Finalmente, a última zona é quase apenas um pró-forma, pois os inimigos são inexistentes, mas temos que conseguir acertar na "nave-mãe". Recomeça depois a primeira zona, mas agora com um maior nível de dificuldade, pois o combustível esgota-se com maior rapidez.


Graficamente, Scramble RX, também se encontra perto da perfeição. Não são de esperar gráficos esplendorosos (à la Exolon), até porque isso seria desvirtuar o original. Na realidade, nem os conseguimos apreciar na sua plenitude, dado a rapidez da acção. Esperem sim, por gráficos muito competentes, sem grandes problemas de atributos, e que mesmo com a velocidade com que os sprites se deslocam, não revelam qualquer confusão gráfica. Mesmo quando as explosões acontecem, portam-se exactamente como no jogo original. E o mesmo se aplica ao som, não tendo Allan esquecido a melodia original, assim como a música de vitória, que embora esteja no ROM do jogo original, não era usada.

Mas acima de tudo, aquilo que mais gostámos, é da sua jogabilidade e capacidade viciante. É mais um daqueles jogos que mesmo depois de vencermos a máquina, vamos continuar a jogar, nem que seja para tentar bater recordes, ou fazer torneios, como acontece aqui por casa (este vai já entrar para a lista). E para isso contribui uma funcionalidade extra, que é possível de seleccionar quando redefinimos as teclas. Podemos então largar as bombas com uma segunda tecla, ou então, o nosso modo preferido, pressionando um pouco mais de tempo a tecla de disparo. Experimentem, irão ver que é extremamente intuitivo e funcional.

Scramble RX entra então directamente para a galeria das melhores conversões do ZX Spectrum. Tivesse saído em 1986 ou 1987, e teria sido um sucesso imediato. Ainda vai a tempo, e para isso basta adquirirem este jogo, garantido que Allan vai continuar a oferecer-nos pérolas como esta (já está a pensar em qual vai ser o seu próximo projecto). É, sem dúvida, o seu melhor jogo até à data.

Poderão também tornar-se seus patreons, não só acedendo imediatamente a este jogo, mas a todos os outros trabalhos deste prolífico programador, que desenvolve novos jogos com uma cadência surpreendente. Para isso basta aqui virem, onde poderão consultar as várias modalidades. 

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

The Blond: Tuco o Trato


Depois de Tomás Martin ter lançado The Blond, eis que chega agora The Blond: Tuco o Trato, uma versão do mesmo jogo, mas com motivos Halloweenescos, e que visa celebrar esta data condignamente.

Mas além disso, este jogo tem um motivo bastante altruístas. Assim, as receitas arrecadadas, serão entregues às vítimas do temporal DANA que assolou a região de Valência e que tantos mortos e prejuízos já provocou aqui ao lado. Temos assim um motivo extra para dar uma pequena doação ao seu autor e contribuir para ajudar quem mais precisa.

Como não vamos estar em casa a essa hora, desde já deixamos aqui a notícia. O jogo será libertado sensivelmente dentro de duas horas. Para isso, poderão aqui vir descarregá-lo. Muita força e coragem para os nossos irmãos Espanhóis!

Escape from Happy Hills: Parrish Origins


A equipa Furillo Productions voltou ao activo com um jogo bem ao seu estilo, usando o motor MuCho, adaptado para o 128K, querendo isso dizer mais imagens e música deslumbrante, bem como as opções apresentadas no ecrã, para quem tem preguiça de escrever os comandos.

Eis como IADVD e Molomazo apresentam esta aventura: "Escape from Happy Hills: Parrish Origins". A funny and exciting horror survival adventure for Halloween on your ZX Spectrum 128k". Já seria de esperar, ou não tivéssemos na época das bruxas e das assombrações.

Desta vez a aventura centra-se numa personagem já habitual nos jogos desta equipa, o enigmático e por vezes controverso Parrish (pelo menos desde que abandonou as tartarugas em The Doom of the Pond). Ficamos assim a conhecer um pouco as suas origens, bem como o seu primeiro desafio do Halloween.

Será jogo para experimentarmos nos próximos dias, mas até lá podem vir aqui descarregá-lo e fazer uma pequena doação a esta competente equipa, sempre pronta a dar-nos excelentes jogos.