sábado, 25 de março de 2023

Tetris Championship Edition


Nome: Tetris Championship Edition
Editora: NA
Autor: TheShich
Ano de lançamento: 2020 (versão provisória)
Género: Puzzle
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 2
Descarga: Aqui

Já antes havíamos falado neste Tetris Championship Edition, jogo que está em desenvolvimento há bastante tempo (desde 2020 que não tem actualizaações, vamos assumir que esta será a versão final). Nos fóruns russos e da página Spectrum Computing as pessoas foram dando sugestões que o programador foi incorporando nas várias versões que foi lançando, chegando-se então a 2020 com uma versão bastante polida (mesmo que provisória - talvez nunca venha a ter uma versão final) e com imensos extras, alguns que nem são assim tão habituais de aparecerem no Tetris.

Deve-se referir que Tetris Championship Edition (ou Tetris CE, como é conhecido) baseia-se em Tetris 2, lançado por František Fuka em 1990, assim como em Tetris 4, lançado por Viktor Drozd em 1994, que aliás o seu autor faz questão de creditar no menu inicial e tem como principal objectivo participar na competição CTWC Championship. Tudo vindo do Leste, o que não é de estranhar, dada a origem do popular quebra-cabeças. As semelhanças gráficas são assim evidentes, logo a começar com a divisão do ecrã, permitindo dois jogadores em simultâneo.

Obviamente que não conhecemos as dezenas de versões que existem, por isso, para nós, a comparação será sempre com clássico lançado pela Mirrorsoft em 1988, e que é "apenas" o nono melhor jogo de sempre para o ZX Spectrum, na nossa opinião, conforme fizemos questão de mostrar (ver aqui). A fasquia está muito alta e assim, em vez de irmos explicar pela enésima vez a temática e mecânica do jogo, que todos já conhecem de ginjeira, iremos fazer a comparação com o original e detalhar algumas das novidades desta versão, até porque porta-se exactamente como esperávamos, isto é, com uma jogabilidade muito acima da média, e com uma capacidade viciante fora do normal, ainda mais quando temos um companheiro para competir connosco.


Alguma das novidades já referimos na preview que fizemos, mas importa agora detalhar algumas delas. Assim, logo no menu inicial temos a possibilidade de escolher entre o modo de jogo clássico, isto é, fazer linhas enquanto a velocidade vai aumentando à medida que subimos de nível, e cujo índice de divertimento sobe exponencialmente quando jogado a dois, ou o modo puzzle, no qual cada nível apresenta peças inicialmente colocadas no tabuleiro, normalmente representando figuras geométricas, ou até personagens bem populares dos videojogos. Para quem acha que o Tetris é chato jogado individualmente, experimente este modo e verá que rapidamente muda de opinião.

Mas também quando se joga com um parceiro, é possível de que o desafio seja igual para ambos, ou que cada jogo seja tratado de forma independente. E isso leva-nos à terceira opção do menu inicial, a possibilidade de selecção das sete peças que constam no jogo original, ou a possibilidade de adicionar sete novas formas, ficando no total com 14 diferentes peças. Obviamente que estando a maior parte das pessoas "batidas" nas peças originais, sabendo exactamente como as mover para colocar nos espaços, a inclusão de novas formas vem dificultar bastante o desafio.


Na quarta opção temos a possibilidade de escolher quatro tipos diferentes de som e música. Desde o minimalista, até ao modo que incluí música e os sons habituais do Tetris em modo 48K. Foi criada por F. Fuka e a "cheat" por V. Drozd. A melodia é então uma das cerejas em cima do bolo desta versão, e não é apenas por apreciarmos bastante Jean Michel Jarre, mas de facto é brilhante. Ou melhor, são brilhantes, pois são várias. Nota máxima (também) neste aspecto.

Segue-se a opção de redefinição de teclas para ambos os jogadores, e aqui de realçar a possibilidade de se rodar as peças para a esquerda ou para a direita, um adicional relativamente à versão original. E depois um modo de batota, para quando estamos sozinhos em casa e ninguém nos vê, podermos fazer um brilharete, não só alterando o número de vidas, podendo ir até às 9, mas também podendo iniciar o desafio em qualquer um dos 99 níveis do jogo, tirando depois um screenshot e mostrando aos nossos amigos as nossas façanhas no Tetris.

Mas Tetris CE é tudo isso e muito mais. São imensas as novidades em relação ao original, quase apetecendo dizer que tirando a mecânica ser igual, estamos perante um jogo inteiramente novo. Se é melhor que o original? Não nos atrevemos a cometer essa heresia. Aquilo que podemos dizer é que esta versão é excelente, a melhor que já apareceu desde a versão da Mirrosoft, e caso tivesse saído na primeira época dourada do Spectrum, teria sido um enorme sucesso e rendido milhões de rublos.

Se nunca jogaram Tetris, têm agora oportunidade de o experimentar. Se já o fizeram (provavelmente 99,9% dos nossos leitores), venham experimentar esta versão, podemos desde logo adiantar que irão ficar maravilhados...

Nota adicional: esta análise já estava escrita há muito tempo, aguardando apenas pelo lançamento da versão final. Mas visto que esta não saiu e provavelmente nunca sairá, optámos por disponibilizar agora a review.

4 comentários: