sábado, 6 de julho de 2024

Secrets: Castle of Doom


Nome: Secrets: Castle of Doom
Editora: Wizbit Games
Autor: David e Ronnie Bradley
Ano de lançamento: 2024
Género: Aventura
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48K
Número de jogadores: 1
Descarga: Aqui

Quando em 1987 dois irmãos gémeos de 7 anos imaginaram e desenharam (no papel) Secrets, estariam longe de imaginar que 37 anos depois as suas ideias iriam concretizar-se nos nossos computadores. Pois, é incrível, mas é verdade, foi com essa precoce idade que David e Ronnie lançaram as sementes de um jogo desafiante e que nos levou a passar horas e horas nestes últimos dias até conseguirmos desvendar todos os segredos deste castelo maldito. E tudo porque em 2021, em plena pandemia, resolveram resgatar do sótão os seus velhos computadores e encontraram duas folhas com os níveis que tinham construído em 1987...

Alertamos desde já que é de todo conveniente lerem as dicas que os seus autores deixaram. Já aqui deixámos algumas, quando anunciámos este brilhante jogo, e na própria página da Wizbit Games têm as restantes. Claro que as dicas estão em modo "charada", nem poderia ser doutra forma para um jogo com o nome de Secrets. Mas se lerem tudo com a atenção devida, é provável que sejam dados passos muito importantes para a resolução do jogo. Ou pelo menos para não andarem perdidos pelas catacumbas amaldiçoadas.

Mas além da capacidade de desvendar charadas, é fundamental terem um excelente golpe de vista, doutra forma não vão encontrar as inúmeras passagens secretas deste palácio maldito. Certamente que não esperavam que um castelo com estas características não estivesse recheado de segredos, passagens secretas e outras diabruras, não é?

Os terceiro, quarto e quinto poderes que necessitam de ter para chegar ao fim de Secrets e resgatar a Princesa, é destreza, grandes reflexos e uma boa dose de paciência. Destreza e reflexos porque o castelo está repleto de inimigos de todas as formas e feitios. Alguns esvoaçam à nossa volta, outros seguem padrões regulares, mas nem por isso são mais fáceis de evitar, e depois temos os outros que disparam contra o nosso cavaleiro andante. Tanta maldade que existe por aquele lado... Mas além disso, existem muitas plataformas (e candeeiros, isto é uma dica) para nos apoiarmos, sendo necessário em alguns casos precisão ao milímetro, mesmo sendo o sistema de colisão bastante generoso e permitindo algumas "borlas". 

Quanto à paciência, vão também necessitar dela em boa dose, uma vez que as armadilhas que existem obrigam a ponderar muito bem o momento certo para se avançar. Referimo-nos em especial aos "trituradores", que mastigam tudo o que passa por eles quando estes se encontram em plena actividade frenética cima e baixo, cima e baixo, cima e baixo... Perceber os momentos em que estes vão fazer uma pausa, é fundamental para se poder ultrapassar o obstáculo sem que a barra de energia do nosso cavaleiro diminua. É preciso não esquecer que qualquer contacto com o inimigo delapida um pouco de energia, mas se o contacto se mantiver, então rapidamente esta se esgota totalmente, levando a uma morte inglória e a perder-se os favores da Princesa.

Mas porque é que este jogo sobressai dos inúmeros que vão sendo criados e com temas muito semelhantes? A começar pelos cenários. Não sendo os gráficos esplendorosos (mas são eficazes), os cenários imaginados, com inúmeros pontos de passagem que à primeira vista não são detectados, convida o jogador a ir explorando o castelo com todo o afinco. Mesmo quando já se passou por certo ponto inúmeras vezes, há sempre motivação para procurar os objectos que estão a escapar. E já agora estes são de três variedades e quatro sabores, e necessitamos de os apanhar a todos se queremos chegar à sala do trono. Temos assim quatro chaves, cada uma delas abrindo a porta da mesma côr, quatro poderes especiais (poções), e quatro segredos. Dois deles são particularmente difíceis de encontrar, encontrando-se nos cantos mais recônditos do castelo.

Por outro lado, a jogabilidade está totalmente afinada ("spot on", como dizem os Ingleses), não sendo impeditiva de conseguirem chegar ao fim, depois de terem mapeado devidamente o castelo, evidentemente, senão estão condenados a andarem às voltas e regressarem sempre ao mesmo ponto. Mas se mesmo assim acharem o jogo demasiado fácil, no ecrã inicial após começarem a missão, carreguem a tecla "3". Mas façam-nos por vossa conta e risco, pois nem todos os segredos deste castelo são "amigos"...

Para os corajosos, fiquem também a saber que está aberta uma competição para o primeiro que conseguir terminar o jogo em modo "hard" (já devem ter carregado na tecla "3", portanto devem saber do que falamos, bastando enviar o ID do "stream" para a Wizbit. Fica prometido ao vencedor figurar na "hall of fame" de Secrets e ainda recebe um certificado de excelência.

Secrets: Castle of Doom foi então um dos segredos mais bem guardados dos últimos 40 anos. Mas apareceu em boa hora, estando a fazer sucesso na plataforma itch.io, pois figura no primeiro lugar do top dos jogos mais vendidos para o ZX Spectrum. Mas tem também o certificado de excelência de Planeta Sinclair, o que quer dizer que podem adquiri-lo à confiança. Irão ter muitas e boas horas de divertimento e o melhor é que esta equipa já prometeu que este seria o primeiro de muitos jogos. Abençoado castelo e abençoada equipa!

Sem comentários:

Enviar um comentário