sábado, 13 de julho de 2019

Astronauta (MIA)


Deixámos propositadamente para o fim o melhor de Eurico da Fonseca. Ainda temos bastantes MIA's encontrados nas suas cassetes, mas dizem respeito a programas da Astor e da Timex, e que de modo cadenciado iremos disponibilizando. Mas de todos os programas criados por este cientista, este será certamente o mais apetecível.

Astronauta é, tal como o nome indica, um programa educacional orientado para as questões astronómicas (não confundir com astrológicas, tema que abominamos). Assim, depois de ouvirmos as cinco notas que foram celebrizadas em Encontros Imediatos do Terceiro Grau (Steven Spielberg, 1977), temos possibilidade de obter informação sobre alguns temas, conforme o ecrã abaixo.


Para isso basta carregar na tecla correspondente, abrindo-se depois uma série de outras opções. Toda a informação é da responsabilidade do próprio Eurico da Fonseca, e o programa terá sido inteiramente criado por ele. Aliás, é curioso que encontrámos em diversas cassetes várias rotinas que depois deram origem ao programa final, mas que mostram claramente que Astronauta foi sendo construído temática a temática. Tendo sido programado em Basic, o autor juntou depois todos os programas num só. E o resultado final é espantoso, não ficando atrás de programas como Astronomer, lançado em 1984 pela CP Software (ou a sua sequela, lançado em 1985).

Foi portanto um golpe de sorte imenso termos dado com estas cassetes, permitindo-nos partilhar com a comunidade um tesouro muito bem guardado.


Partilhamos ainda uma confidência: assegurámos este espólio numa conhecida página de vendas portuguesa. E o vendedor disse-nos mesmo que tinha uma oferta superior à nossa, mas que optou por nos vender, dado que iríamos preservar e disponibilizar os programas pela comunidade, o que não aconteceria com a pessoa que fez a oferta maior. É este tipo de atitudes que nos motiva a continuar este trabalho...

Astronauta encontra-se aqui preservado. O programa principal é Astronauta, os restantes são os mini-programas encontrados em diversos estágios...

4 comentários:

  1. Este post vem mesmo a tempo dos 50 anos da chegada do homem à lua...

    ResponderEliminar
  2. Aproveito para convidá-los a seguir a página do Facebook dedicada a Eurico da Fonseca:
    https://www.facebook.com/ProfessorEuricodaFonseca/

    ResponderEliminar