Recebemos muito recentemente, cortesia dos nossos amigos Brasileiros Marcus Garrett e Clóvis Friolani, o livro Generación TK90X, que retrata a história do computador mais vendido no Uruguai, fazendo também a ligação ao Brasil e a Espanha. Não é por acaso que tem contribuições de várias figuras bem conhecidas da comunidade desses dois países.
O livro está naturalmente em Espanhol, mas nada a que não estejamos já habituados, não sendo obstáculo para ninguém. E lê-se de uma assentada, com entrevistas e muitas histórias engraçadas, que vêm agora a público.
A importância deste clone do ZX Spectrum no Uruguai (e em mais países da América do Sul, entre os quais o Brasil), equipara-se à da Timex em Portugal. Torna-se assim obrigatório a sua leitura, para quem quer conhecer um pouco mais da história do ZX Spectrum fora do Reino Unido.
O nosso agradecimento especial ao Clóvis e ao Marcus, por nos terem feito chegar esta belíssima obra.


Muito obrigado! Quem quiser comprar um exemplar é só se comunicar comigo, preferentemente pelo wtsp +59898613474 ou mandar e-mail para rodolfo.guerra@gmail.com
ResponderEliminarInteressante o paralelo da história com a Timex e Portugal.
ResponderEliminarNo Urugai o sistema de video é PAL-N, mas no Brasil é PAL-M. Isso quer dizer que os jogos ali vão correr forçados a 60Hz?
Ora, em alguns casos ficam melhores (com ou sem alguns defeitos visuais, noutros até ficam piores.
Será que existiram versões de jogos para o Brasil adaptadas/corrigidas para os 60Hz?
A ULA do TK90X permite 50 ou 60Hz. No Uruguai utilizamos em 50Hz.
Eliminar