quarta-feira, 3 de julho de 2024

Criptex


O nosso amigo Domingues Silva volta a criar mais uma pequena brincadeira para o ZX Spectrum. Criptex é então um jogo de palavras, no qual temos que adivinhar a correcta, em quatro categorias diferentes: aves, cidades, países e peixes.

É-nos dada algumas pistas, nomeadamente o número de palavras, a letra inicial e até as 30 palavras possíveis nessa categoria. Depois é ser-se rápido a seleccionar as letras, à medida que estas vão passando. No final, é apresentado o quadro com os tempos gastos em cada categoria,

Podem aqui descarregar o jogo.

terça-feira, 2 de julho de 2024

Ficheiros .tap de Odisseia 1001, Masacron e Four Worlds


Ainda de manhã tínhamos referido que gostaríamos de ter o ficheiro .tzx de Odisseia 1001, Masacron e Four Worlds, os três programas recentemente recuperados da GameSoft (ver aqui), e já o nosso compatriota MadAxe, que ainda o mês passado nos tinha trazido Wasp Armpit, criou os ficheiros .tap dos jogos, permitindo-nos apreciar os ecrãs de carregamento em toda a sua glória. Bem, dois deles, pois o Four Worlds não tinha ecrã de carregamento.

Poderão aqui descarregar os ficheiros destes três jogos.

BASIC Apascalado no ZX81 (4) Cannonball

Eis mais um programa sem comandos GOTO para os amantes da programação estruturada.

Hoje temos o jogo Cannonball cujo objectivo é acertar no alvo com um canhão.

Para correr o programa online, clicar aqui.

Para ver a listagem e fazer download dos ficheiros, clicar aqui.

É fácil escrever um programa em BASIC Apascalado e convertê-lo para BASIC do ZX81. Experimente fazer isso aqui.

Programas BASIC para o ZX81 podem ser demasiado lentos. Para ter uma melhor experiência é aconselhável correr os programas num emulador e acelerar a velocidade quando necessário. No EightyOne: Options/Speed. No jtyone indicado no link acima, clicar no botão SpeedUp abaixo do teclado.

E, não se esqueçam que está em aberto o concurso BASIC Apascalado para o ZX Spectrum. Quem estiver interessado neste concurso, pode ler o regulamento aqui.

Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar. 

Recuperados Odisseia 1001, Masacron e Four Worlds

 

A notícia grande do dia, e talvez até da semana, foi anunciada pelos nossos colegas de El Mundo del Spectrum e é a preservação de três jogos Espanhóis inéditos: Odisseia 1001, Masacron e Four Worlds, todos compilados numa disquete para o +3 (quem sabe algum dia se consiga arranjar um .tzx com ecrãs de carregamento).

Quanto aos jogos, e bebendo da informação de EMDS, Odisseia 1001, aventura desenvolvida por Javier Bravo, estava previsto ser lançada pela Future Stars (Dinamic), mas o projecto não chegou a bom termo. Assim, todo o trabalho de Azpiri na concepção da capa, foi em vão.

A aventura, mesmo sendo básica, traz à memória Babaliba. Quem gosta de labirintos e sprites de dimensões avantajadas, estará aqui nas suas sete quintas, embora reconheçamos que para um período tardio da primeira era dourada do ZX Spectrum, o público menos juvenil já esperaria algo mais sofisticado. Mesmo assim a aventura é enorme, pois tem 165 ecrãs divididos em duas áreas: A floresta e o Castelo, que devem ser visitados para se encontrar alguns objetos essenciais para completar o jogo.

Segue-se Masacron. Estamos aqui perante um puro shoot'em'up, trazendo à memória Turbo Girl (quem não se lembra do seu ecrã de carregamento?) Mas ao invés de uma mota, conduzimos uma nave, que tem que eliminar tudo aquilo que venha ao nosso encontro.

O jogo também não é propriamente pequeno, pois tem 18 fases, repleto de inimigos e alguns "bosses" bem chatinhos de eliminar.

Existem vários tipos de disparos, necessário para se conseguir eliminar os inimigos com maior eficácia, pois estes também são de diferentes tipos, exigindo estratégias diferentes.

Resta dizer que este jogo, desenvolvido por Jose Antonio Clavijo e Javier Bravo, tinha qualidade suficiente para merecer uma edição física. Quem sabe aconteça agora..

E finalmente temos Four Worlds, talvez o mais atractivo à partida, com gráficos bastante interessantes, trazendo à memória Game Over, Comando Quatro e outros jogos Espanhóis da mesma época.

Trata-se de um jogo de pura exploração, com muita acção à mistura, e que irá deleitar todos aqueles que gostam de desenhar mapas. Esperemos agora pelos seus trabalhos. E já agora, também por uma edição física.

Poderão vir aqui descarregar os jogos e consultar mais informação sobre estes.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

CAAD #64


Já está disponível o número 64 da influente revista CAAD, talvez a mais antiga no mercado e que qualquer aventureiro que se preze não pode dispensar. São "apenas" 128 páginas de puro deleite, para degustar logo após o jogo de Portugal (esperando que corra bem).

Poderão aqui descarregar a revista. A versão PDF é gratuita, mas aconselha-se fortemente a adquirir a versão física (aqui), é uma forma de ajudar este nosso amigo Juanjo Muñoz a continuar a oferecer-nos mais números como este.

Ortografia (type-in)


Na Mini Micro's número 8 temos mais um programa desenvolvido por um dos colaboradores habituais da revista, Arlindo Correia.  Digitámos então o programa, estando agora disponível para a comunidade. Poderá dar algumas luzes sobre a língua Portuguesa...

Poderão aqui descarregar Ortografia.

SOKO64+


Sabemos que existem por aí muitos fãs de Sokoban. Pois agora têm mais um motivo de contentamento: SOKO64+.

O jogo foi desenvolvido originalmente por Emanuele Feronato em 2022 (com versão de 2024 de Marco Spedaletti), em linguagem ugBASIC, e com foco nos utilizadores do Commodore 64, tendo por isso mesmo 64 níveis. Estão todos desbloqueados, pelo que podemos escolher qual o nível que pretendemos jogar inicialmente. Apenas se nota a falta de efeitos sonoros.

Poderão aqui descarregar o jogo e dar uma pequena contribuição ao seu autor.

Ponto de situação da preservação


Mais um trimestre que se passou, e cada vez estamos mais próximos de chegar aos 1.000 programas relevantes Portugueses preservados, um dos objectivos a que nos propusemos atingir até final do ano.

O segundo dos objectivos, para já está alcançado: taxa de preservação de 80%. Não quer dizer que não baixe desse patamar, basta para isso identificarmos mais uns tantos programas nacionais que não estejam preservados.

A taxa de preservação de FDD ainda é muito baixa, o que é natural dado a efemeridade das disquetes. No entanto, ainda temos algumas cá por casa por catalogar.