quarta-feira, 9 de julho de 2025

Boni in Bat Hell


Se pensavam que a saga Danterrifik era difícil, então atrevam-se a carregar o novo jogo de Steve Tyson, um platformer que promete arrepios na espinha a toda a gente.

São apenas 20 níveis nos quais temos que apanhar 20 crâneos para passar ao nível seguinte. Mas este "apenas" é muito relativo, pois cada nível vai exigir uma imensidão de tentativas até se encontrar o ponto e timing perfeito para saltar o obstáculo. 

Parece divertido e com música excelente do prestigiado David Whittaker e de Karbofos, e o apoio de Dave Hughes como beta tester, não há muito que enganar: é vir agora aqui descarregar Boni in Bat Hell, totalmente gratuito.

Ler (MIA)


Das cassetes do Miguel Moreira retirámos Ler, um pequeno utilitário que, à semelhança de muitos outros do género, permite ler os headers.

Poderão aqui descarregar Ler.

Star Wars (ZX81 type-in)


A série Star Wars foi um tema recorrente no universo dos videojogos. Nem sequer escapou no ZX81, embora este jogo que hoje partilhamos pouco tenha a ver com a série.

Star Wars foi-nos enviado por Steven Brown. Desconhecemos a sua origem, mas deverá ter saído como type-in em alguma revista dos anos 80. Poderão aqui descarregá-lo.

terça-feira, 8 de julho de 2025

Compiler (MIA)


Continuando a partilhar a série de compiladores desenvolvidos pelo Pedro Freire, temos hoje Compiler. Temos alguma curiosidade em verificar como eles funcionam, pelo que quando tivermos algum tempo, iremos proceder a algumas experiências.

Poderão aqui descarregar Compiler.

Spelling Tutor (ZX81 MIA)


Spelling Tutor, uma obscura editora da qual se conhece cerca de meia dúzia de lançamentos, lançou em 1983 um misto de jogo e educativo para o ZX81. Para a altura, era um projecto bastante ambicioso, e interessante.

O programa era mesmo desconhecido, no entanto, nada que impeça Steven Brown e Mark Westmoreland de o encontrar e partilhar com a comunidade.

Poderão aqui descarregar Spelling Tutor.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Mission Odessa


Vag continua a traduzir algumas aventuras de texto meio obscuras dos anos 80. Mas por serem pouco conhecidas, não quer dizer que não tenham qualidade, e a anterior a receber este tratamento, Alien, até se revelou uma aventura bastante interessante.

Desta vez trouxe-nos Mission Odessa, originalmente lançada em 1986 pela Jackson Soft. Curiosamente, esta é uma editora bastante conhecida no nosso país, pois em parceria com a Edições Latinas, lançou muitas compilações e cursos de informática em Português.

Poderão então vir aqui descarregar Mission Odessa e todo o material que a acompanha, incluindo a solução e mapa. Quem gosta do tema da espionagem, tem aqui amplos motivos de interesse.

Alien: destino del Nostromo


Se o ZX Spectrum tem limites, e ainda mais a linguagem BASIC, o mesmo não se passa com a imaginação. E bastante imaginativo é a nova entrada no concurso BASIC 2025, com o jogo Alien: destino del Nostromo, baseado no jogo de tabuleiro com o mesmo nome e que permite até cinco jogadores em simultâneo.

O autor deste novo jogo é o bem conhecido Mc Fly e será algo para experimentarmos durante esta semana. Entretanto podem aqui vir descarregá-lo.

domingo, 6 de julho de 2025

Compiler (MIA)


Compiler é mais um dos utilitários desenvolvidos pelo Pedro Freire, que poderá eventualmente ser a adaptação de algum outro que ele tenha encontrado em algum lado. Nesta altura já não é possível recordar-se como o programa foi criado.

Poderão aqui descarregar Compiler.

JND: Micromania (P&B) - 26


A Micromania de 16 de outubro de 1988 aborda os critérios de avaliação dos trabalhos enviados pelos leitores, dando ênfase aos mapas e dicas ilustrados, assim como a detalhes práticos que facilitavam a sua publicação num jornal a preto e branco: usar somente marcadores pretos, evitar uso de lápis, e não desenhar no verso das cartas.

Já que falamos em ilustrações, pudemos também ler mais um capítulo de Jogos Mortais: Martina está em apuros - como irão os nossos troopers desenvencilhar-se desta monstruosidade?

A digitalização de Miguel Brandão encontra-se neste link.

sábado, 5 de julho de 2025

Hotel D'Amour (MIA)

Já nos faltam palavras, para elogiar Steven Brown e tudo aquilo que tem partilhado com a comunidade. Desta vez encontrou um jogo apenas para maiores de 18 anos, provando que não era só no nosso país que eram desenvolvidos jogos "marotos" para o ZX Spectrum.

Hotel D'Amour não é aconselhado às mentes mais puras ou aos puritanos. A linguagem utilizada é explícita, e os objectivos, embora ainda não tenhamos explorado o jogo a fundo, também, pois quanto mais parceiros conseguirmos encontrar, melhor. Aliás, para se conseguir desbloquear o jogo, é necessário desde logo digitar uma bem conhecida palavra Inglesa em calão com quatro letras (não, não é aquela que começa por "c" e acaba em "t").

Curioso também que o jogo indica que esta é a versão "boy". Será que houve uma versão "girl" do jogo, destinado às raparigas?

Quem quiser experimentar Hotel D'Amour, basta aqui vir descarregá-lo. Façam-no por vossa conta e risco,..

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Programa de programas (MIA)


Programa (de Programas) foi mais um utilitário encontrado nas cassetes do Luís Radi. Já vem preenchido com alguns programas, todos dos primeiros tempos do ZX Spectrum. 

Poderão aqui descarregar Programa.

Squashed (ZX81 type-in)


Squashed é mais um type-in que nos foi enviado por Steven Brown. O jogo saiu na revista Sinclair Programs número 3, de Setembro de 1982. E para type-in, não está nada mal...

Poderão aqui descarregar o jogo.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Relógio Digital (MIA)

Das cassetes do Pedro Freire, encontrámos mais um pequeno programa, Relógio Digital, que simula aquilo que o título indica. Não se sabe a origem do programa, mas suspeitamos que possa ser um type-in.

Poderão aqui descarregar Relógio Digital.

 

Cassette 1 (ZX81 MIA)


Team Zeddy está de parabéns, pois faz hoje o seu primeiro aniversário. De facto, Steven Brown, Luís Rato, Thomas Heckmann e também mais recentemente Mark Westmoreland, têm-nos enviado dezenas e dezenas de MIAs, que depois partilhamos para benefício da comunidade. E tudo isso gratuitamente. Assim, não fazemos mais que a nossa obrigação que não seja assinalar esta efeméride e agradecer o grandioso trabalho que esta equipa tem vindo a fazer.

Para comemorar condignamente a data, partilhamos uma verdadeira pérola, Cassette 1, da Astros Software, repleta de jogos para o ZX81. São nada mais, nada menos, que nove, e todos com uma qualidade bem assinalável.

Venham aqui descarregar este lançamento que Steven Brown e Mark Westmoreland partilharam connosco e façamos um brinde especial a esta equipa Team Zeddy!

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Solo dos Deseos


 No final do ano passado apareceu um surpreendente programa, Consider the Consequences, que era muito mais que um simples jogo, como se devem ter apercebido se leram a review completa que fizemos (ver aqui). Pois agora, o seu autor, Kozelek, tem uma nova aventura, Solo dos Deseos. Para já o jogo apenas se encontra em Castelhano, o que é uma pena. Mas, quem sabe, talvez venhamos a ter uma versão em Inglês daqui a uns tempos. 

A história é bastante actual, pois é inspirada na limpeza étnica que Israel tem vindo a fazer na Faixa de Gaza, com a complacência do mundo ocidental. É uma história de raiva e de impotência, e que merece ser explorada e, talvez, fazer-nos reflectir nos actos dos nossos governantes e no caminho que o Mundo está a tomar. O jogo promete assim agitar algumas consciências...

Para se poder jogar Solo dos Deseos, é necessário primeiro carregar o CP/M (podem aqui descarregá-lo). Insiram depois o jogo na drive, podendo aqui ser descarregado.

Tempestade Lunar (type-in)


Tempestade Lunar é a adaptação para Português do jogo Lunar Storm, do prestigiado Dave Perry, que apareceu como type-in no livro "49 Explosive Games for the ZX Spectrum" (também foi adaptado para a nossa língua). Nessa altura, Dave ainda estava muito longe da ribalta.

Poderão aqui descarregar esta adaptação, feita pelo Pedro Freire há cerca de 40 anos.

QIX


 Em 1983, o Zé Oliveira criou um interessante screen saver para o ZX Spectrum (ver aqui). 

Nós gostámos do que vimos, mas na opinião do Zé, este poderia ser melhorado. E foi o que fez, criando em 2025 uma nova versão do screen saver (ver aqui). Qual é a vossa opinião?

Podem vir aqui descarregar ambos os programas.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Treasure Island (ZX81 MIA)


Tresaure Island é um jogos bastante original para o ZX81, no qual o objectivo é encontrar o máximo de tesouros, e evitar que estes sejam roubados pelos macacos. Não estava ainda referenciado na Spectrum Computing, mas Steven Brown e Mark Westmoreland encontraram este tesouro mais rápido do que qualquer macaco de Treasure Island. E assim podemos partilhá-lo com a comunidade.

Podem aqui descarregar Treasure Island.

ZX Spectrum Another Golf


O novo jogo com o curioso nome de ZX Spectrum Another Golf, como já adivinharam, traz a temática do golfe.

A mecânica é muito simples, não esperem nada do nível de Leader Board ou Konami Golf, aproxima-se mais dos jogos do género que foram desenvolvidos nos primeiros tempos do ZX Spectrum, mas nem por isso deixa de ser divertido. Como ponto fraco, as teclas escolhidas...

Poderão aqui descarregar o jogo e dar uma pequena contribuição ao seu autor.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Jogo do Mês: Hair Trigger

General Purpose Graph Plotter (MIA)


General Purpose Graph Plotter é mais um programa recuperado do Pedro Freire, embora pareça não estar finalizado. O objectivo do programa é criar gráficos de linhas ou de barras. Talvez agora o programa venha ser terminado.

Poderão aqui descarregar este utilitário.

domingo, 29 de junho de 2025

Partners (MIA)


Temos hoje mais um pequeno programa criado pelo Pedro Freire. Parece ser uma base de dados para "partners", como o próprio nome do programa indica.

Poderão aqui descarregar este utilitário.

JND: Micromania (P&B) - 25

A Micromania de 9 de outubro de 1988 foi recheada de novidades, dicas e ajudas: dezenas de pokes, e até uma listagem de código em Sinclair BASIC de um carregador (de batotas, imagino eu) para o jogo Hysteria.


Tivemos ainda mais um capítulo de Jogos Mortais, com a maldita criatura cibernética que teima em não morrer.

A digitalização de Miguel Brandão está disponível neste link.

sábado, 28 de junho de 2025

Samantha Fox Pin-Up Poker

Nome: Samantha Fox Pin-Up Poker
Editora: Northern Games
Autor: DF Design
Ano de lançamento: 2025
Género: Jogo de tabuleiro
Teclas: NA
Joystick: Não
Memória: 48 /128 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

Há muito, muito tempo, mais precisamente em 1987, quando Sammy Fox ainda fazia as delicias dos leitores da página 3 do Sun, ou excitava a imaginação dos adolescentes que viam o vídeo de Touch Me na MTV (certamente intercalado com Boys), um outro adolescente de 16 anos, e fã de um jogo de poker que tinha sido lançado um ano antes pela Martech e que tinha precisamente a diva da pop a dar a cara (e mais qualquer coisa), começou a desenvolver um novo jogo. Nunca o terminou, mas felizmente a história não acaba ai...

Muito mais tarde, em 2012, o referido programador encontrou uma antiga cassete datada de Outubro de 1987 com o código do jogo que tinha sido desenvolvido enquanto adolescente. Recuperou o material, mas o projecto ficou parado até Dezembro passado, altura em que decidiu finalmente acabá-lo. 

Para a nova versão do seu jogo, actualizou o código, inclusive tendo usado rotinas anti-pirataria de um outro seu jogo de 1985 (Trevor Gets the Trots), digitalizou as célebres fotografias de Sammy do The Sun, e ainda teve o apoio de Pedro Pimenta no som e música e de Lee 'Chops' Stevenson no ecrã de carregamento e na animação dos lábios, finalmente lançando a sua homenagem a Samantha Fox e ao jogo da Martech: Samantha Fox Pin-Up Poker.

O jogo apresenta ume versão simplificada de Poker, apenas com três cartas. Mas tal como no Poker original, o objectivo é fazer combinações e sequências. Claro que tendo menos cartas, as combinações também são em menor número. Assim, as possíveis são, por ordem crescente de importância:

  • High card - carta mais alta
  • Pair - duas cartas do mesmo valor
  • Flush - três cartas do mesmo naipe
  • Straight - três cartas consecutivas de qualquer naipe
  • Three of a kind - três cartas do mesmo valor
  • Straight flush - três cartas consecutivas do mesmo naipe

As opções também não são muitas. Podemos assim apostar ("bet"), aumentar o valor da aposta ("raise"), pagar / fazer a chamada ("call") ou desistir ("fold"). As regras impõem ainda que se os jogadores tiverem jogo do mesmo valor, quem faz a "call", perde.

Mas agora vem a parte mais interessante. Começamos com 100 unidades de dinheiro e se conseguirmos levar Sammy à bancarrota, surge uma nova foto dela, normalmente mais sugestiva (carregando na tecla "P", é possível em qualquer momento ver a fotografia completa, sem que as cartas tapem as boas vistas). Eventualmente, Sammy acaba em topless, mostrando o seu bonito par... de olhos... No entanto, se acontecer o contrário, calha a nós despirmos uma peça de roupa. 

Existem também quatro jogos diferentes, seleccionados através de um menu inicial. Cada jogo tem um conjunto de cinco fotografias diferentes de Sammy, e tem também IA diferentes, pelo que existem quatro diferentes níveis de dificuldade, sendo o jogo número 4, na nossa opinião, o mais difícil. isso acontece porque o nível de bluff  da nossa companheira vai variando, conforme o jogo escolhido, assim como a frequência com que desiste das jogadas. Pessoalmente achamos que os jogos onde Sammy utiliza menos o bluff, têm um nível de dificuldade maior, mas isso fica ao gosto de cada um.

Uma vantagem de Samantha Fox Pin-Up Poker relativamente ao jogo da Martech, é que as partidas são muito mais rápidas. Por um lado, com três cartas rapidamente chegamos ao ponto de fazer a chamada. Por outro lado, começando com 100 créditos, e podendo apostar-se quantias elevadas, por vezes, nos níveis mais fáceis, em apenas duas partidas conseguimos despir Sammy. Ou acabar depenados, depende da sorte e da motivação para se despir a menina.

Não deixa de ser surpreendente a rapidez, uma vez que o jogo encontra-se escrito em BASIC. No entanto, e ao contrário do que o autor modestamente apregoa, o código encontra-se bastante optimizado, permitindo grande velocidade na distribuição das cartas e na revelação das fotografias. Inicialmente até pensámos que estávamos perante BASIC compilado, o que não é o caso.

Como acontece com os jogos nos quais de alguma forma intervimos (fomos beta tester deste jogo), não vamos dar uma nota formal. No entanto, o que podemos dizer é que gostámos bastante de Samantha Fox Pin-Up Poker e foi um prazer irmos despindo... hum... testando todas as variáveis do jogo... É refrescante e é um tipo de jogo que não vemos todos os dias. Aliás, já nem nos recordamos de quando apareceu o último strip poker.

Como obter o jogo? Fácil, basta aqui virem descarregá-lo. O jogo é gratuito, mas uma pequena doação irá servir para fins caritativos e aconselhamos fortemente a fazê-lo. Além da causa, irão ter acesso a não apenas um, mas a quatro diferentes jogos de poker, profusamente ilustrados. A moça abaixo dá a sua aprovação. Além disso, vai existir uma edição física muito limitada, lançada pela Northern Games. Podem acompanhar o lançamento aqui.

DiaTanX


O programador io.rrwm tem um novo jogo, DiaTanX, desta vez a fazer lembrar Tank Attack. São apenas 20 níveis de dificuldade crescente, mas que promete fazer as delicias de quem gosta de jogos de acção e tiro'neles.

Como não estamos por casa, só durante a semana vamos conseguir espreitar o jogo. Mas entretanto podem vir aqui descarregá-lo e dar uma pequena contribuição ao seu autor.

The Magician (MIA)


Steven Brown continua a enviar-nos pérolas, e esta nem sequer estava referenciadas nas principais do ZX Spectrum, sendo assim considerado um uMIA.

The Magician foi desenvolvido por Russel Hall em 1984, com recurso ao Quill. Numa infeliz coincidência, Graeme Yeandle, criador do The Quill, e também do PAW, faleceu recentemente. Assim, nada melhor do que o homenagearmos, jogando uma aventura que estava perdida e que utiliza um dos seus parsers.

Curiosidades à parte, The Magician tem muito bom aspecto, com um tema fora do normal, e até custa a acreditar como permaneceu escondida durante tanto tempo. Mas magicamente apareceu no momento certo...

Poderão aqui descarregar The Magician, bem como todo o material que acompanhava este lançamento. E deixamos ainda outra curiosidade. Assim a Magick Word Software ainda está no activo. Ora consultem aqui.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Xenas Xucantes (MIA)

Xenas Xucantes (sim, o nome é esse), estava numa das cassetes do Luís Radi. Alguém bem maroto terá feito uma brincadeira com um bem conhecido jogo de Strip Poker.

Poderão aqui descarregar o programa.

Sandown (ZX81 type-in)


Sandown é um pequeno programa para o ZX81, muito básico, que permite fazermos apostas lá por casa. Poderá ter saído como type-in em alguma revista dos anos 80, mas não o conseguimos localizar.

Poderão aqui descarregar mais um programa enviado por Steven Brown.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Loader MC (MIA)


Loader MC é mais um pequeno utilitário criado pelo Pedro Freire em 1986 e que retirámos das suas cassetes.

Pode aqui ser descarregado.

Vários jogos (FDD)


A disquete que hoje deixamos, recuperada pelo João Encarnado do enorme lote do Luís Bandeira, tem vários jogos dos primórdios do ZX Spectrum, acessíveis através de um menu inicial. Destaque para a versão Portuguesa de Micro Zombies.

Poderão aqui descarregar o conteúdo.