O Zé Oliveira pegou no programa que partilhámos há cerca de duas semanas (ver aqui), e corrigiu-o, estando agora integralmente funcional.
Poderão aqui descarregar esta versão.
Hoje há dose dupla de Micromania para compensar as ausências recentes! Apresentamos a Micromania de 2 de abril de 1989, que comemora um ano de existência da rúbrica, criada por João Cruz. Uma edição recheada de pokes, mapas e análises, que podem ser lidos graças à digitalização de Miguel Brandão neste link.
Por falar em trabalhos de leitores, tivemos o mapa Mad In Ca$hcais, uma aventura de texto em português, parte da nossa história dos videojogos portugueses. Também se apresentou mais um mapa de outra aventura de texto, Carvalho, título espanhol frequentemente mencionado na imprensa portuguesa.
Aquando do lançamento do jogo Dan Dare II: Mekon's Revenge, foi criada uma pequena versão para a Sinclair User, dando aos leitores dessa mítica revista Inglesa (para nós, apenas superada pela Your Spectrum / Your Sinclair), um pequeno lamiré daquilo que se pode encontrar na versão maior. E quando dizemos pequena, é isso mesmo que queremos dizer, pois em pouco mais de um minuto consegue-se chegar ao fim. O que não quer dizer que seja fácil...
Aquando da review de Dan Dare II: Mekon's Revenge (ver aqui), já referimos os principais pontos deste jogo, quer aquilo que gostámos, quer o que considerámos que fossem as suas limitações, nomeadamente ao nível da jogabilidade. E como seria de esperar, tudo isso se aplica a esta versão lançada pela Sinclair User, embora de forma mais leve, até porque o jogo é muito mais pequeno, contendo apenas um pequeno nível. Mas para quem colecciona a série, é imprescindível ter esta versão, até porque não só este nível não se encontra na versão maior, como tem uma surpresa para quem chegue ao fim.
Também, tal como seria de esperar, só existe a hipótese de assumir o papel de Dan Dare. Esqueçam Mekon, não aparece por aqui, não obstante os seus minions, que mais uma vez não se distinguem de Dan Dare, surjam em catadupa. Mas aquilo que é mais enervante nem sequer são os inimigos, mas sim os campos magnéticos junto a portas de acesso, que implicam manobras e tempo perdido sem conta até se conseguir ultrapassar o obstáculo, levando a frustração.
Assim, Dan Dare II: SU Edition é uma óptima forma de se iniciarem em Dan Dare (o II, obviamente, pois o primeiro episódio é de outro nível). Pela sua dimensão, temos aqui boas hipóteses de chegar ao fim. E se gostaram, e até o acharam fácil, poderão de seguida ir experimentar a versão maior. Não se esqueçam, têm é que se apropriarem da Sinclair User...
Entretanto, Haplo juntou-se a outro dos nossos programadores preferidos, Andy Johns, e em conjunto trouxeram aquela maravilha que foi Binary Battle, um underrated game, que na nossa opinião foi um dos três melhores de 2024.
O novo jogo é Shift, e se esperavam por algo inovador, pois acertaram. Shift é mais uma pequena maravilha vinda da mente destes dois brilhantes programadores. Um jogo que sua aparente simplicidade e monocromia, vai-nos obrigar a utilizar intensamente as células cinzentas para conseguirmos chegar à porta de saída.
Podem assim contar no ZX Spectrum e Spectrum Next com 45 níveis recheados de quebra-cabeças absolutamente cativantes. Quem gosta de puzzles, não vai ficar indiferente a Shift. Quem não gosta, experimentem à mesma, apostamos que vão ficar viciados.
Podem aqui descarregar este jogo e dar uma justa contribuição aos seus autores. Infelizmente não chegou a tempo do GOTY 2025, mas certamente irá estar no do próximo ano.
Temos vindo a acompanhar o desenvolvimento deste brutal jogo, e já ansiávamos pela sua saída. Embora por razões óbvias não tendo lugar no GOTY 2025, certamente será um dos grandes concorrentes a vencer a edição de 2026.
O jogo tem um feeling old-school, ou não fosse totalmente escrito em ASM. Mas além disso, o jogo é mesmo bom e desde talvez R-Type que não tínhamos um shoot'em'up com scroll horizontal, tão suave e viciante.
Para já fica a notícia, mas certamente que iremos querer fazer uma review mais detalhada do jogo. Nos próximos dias iremos analisá-lo em profundidade e depois iremos dar de forma mais sustentada a nossa opinião.
Poderão aqui descarregar o jogo e dar uma justa contribuição ao seu autor, que bem o merece.
Este programa simula um relógio analógico, ao mesmo tempo fornecendo um calendário, ao qual não faltam os feriados nacionais.
Podem aqui vir descarregar este programa.
Hoje é dia de apresentarmos os veneráveis elementos do júri do GOTY 2025 de Planeta Sinclair. São todos praticamente conhecidos da comunidade e com competência e prestígio reconhecido para a tarefa a que se propõem. Desta forma, garantimos a idoneidade da votação, que será bastante abrangente, e a garantia que os melhores jogos estão presentes na gala.
Vamos então às apresentações:
Dave Hughes (Spectrum Computing): a Spectrum Computing é actualmente a maior (e mais amigável) página dedicada ao Spectrum. Os seus administradores são elementos de referência na comunidade e que percebem como ninguém de tudo o que esteja relacionado com o nosso computador de eleição. Além disso, o Dave é um programador de excelência e amigo pessoal, cujos jogos nos tem permitido passar para a nossa língua, disponibilizando-os depois pela comunidade. É também o criador do excelente magazine Woot!

Entretanto, Steven Brown criou a sua própria página para ir partilhando as preservações que vai fazendo. Porque não ajudá-lo, acedendo à sua página e dando um pequeno apoio? Podem aqui ver a página.
Poderão vir aqui descarregar mais esta partilha de Steven Brown.
Já o experimentámos e recomendamos. Apenas lamentamos que as teclas não tenham sido redefinidas, pois as que existem por defeito, levam a constantes enganos. E qualquer engano neste jogo, tem como resposta uma explosão.
Poderão aqui descarregar este remake.
O objectivo é apenas um, escapar à colisão com as bolas saltadoras o máximo de tempo possível. Pois, tudo se resumo a tentar aguentar o máximo de tempo possível sem colidir com as bolas, enquanto a pontuação vai aumentando. Simples mas eficaz.
Poderão aqui descarregar este jogo e dar uma pequena contribuição ao seu autor.
Este evento surgiu em 2016, de uma ideia do Mário Viegas. Mais tarde, em 2021, o Museu LOAD ZX foi convidado a co-organizar este evento e, pela primeira vez, teve direito a uma celebração virtual, o que se repetiu nas edições seguintes.
Este ano, tal como nos anos anteriores, o GOTY será celebrado presencialmente… Onde? No Museu LOAD ZX em Cantanhede pois claro!
Portanto, apontem já nos calendários! Esta edição histórica do GOTY será celebrada a 21 de Fevereiro de 2026, Sábado, às 15H. Mas se vierem logo pela manhã, irão ter algumas actividades extra.
O evento continuará a ter direito a transmissão online como nas últimas edições, mas claro que nada bate a presença física e estamos a preparar diversas surpresas. Além disso, continuará a ser falado na língua Inglesa, permitindo aos seguidores que não dominam o Português, acompanhar a cerimónia.
Nos próximos dias teremos mais novidades, incluindo o nome dos jurados, por isso, estejam atentos!
Poderão aqui descarregar este programa, estava numa das cassetes que recuperámos do espólio do cientista Eurico da Fonseca.
Este número tem reviews de dezenas novos jogos (56, para sermos mais precisos), type-ins e uma entrevista com o curador do Museu LOAD ZX, o nosso João Diogo Ramos.
Poderão vir aqui descarregar a revista, é totalmente gratuita e feita com muita paixão por quem percebe da cena e que tanto nos tem dado nos últimos anos...
O programa aproveita assim as capacidades superiores do Spectrum Next, quer a nível de processamento, quer a nível gráfico, actualizando este excelente e galardoado programa.
Poderão vir aqui descarregá-lo e dar uma palavra de apreço ao seu criador, que bem o merece.
Os jogos são (todos com review detalhada em Planeta Sinclair):
Podem vir aqui descarregar os jogos.
Desta vez traz-nos Awass, um jogo de plataformas no qual temos que recolher em cada ecrã todas as bandeiras. A novidade é que podemos deslocar as escadas, fazendo deslizar o fundo horizontalmente, de modo a colocá-las nas posições mais vantajosas.
Poderão aqui descarregar este novo jogo, está disponível para, imagine-se, 44 plataformas diferentes, incluindo o ZX Spectrum...
Nota: a versão disponibilizada para emuladores não estava a funcionar correctamente nos emuladores mais vulgares, pelo que optámos por criar uma versão .tzx a partir do ficheiro .wav disponiilizado.
Poderão aqui descarregar o programa.