Quem diria que antes de final do ano ainda teríamos mais um jogo aparentemente Português... E logo de um programador que desconhecíamos, Vasco Costa.
Estamos em 1569 e Portugal desenvolveu um programa espacial louco e pioneiro para a época, utilizando um canhão para lançar um módulo de aterragem na órbita lunar. O módulo de aterragem tem o sugestivo nome de Lua e é feito de madeira. Além disso, o sistema de impulso vertical é um jacto caseiro que tem como combustível águas pluviais, no entanto o sistema de orientação lateral é de última geração, permitindo estabilizar a nave.
O objectivo é aterrar nas almofadas verdes, mantendo a velocidade vertical indicada por VY abaixo dos 5,8 m/s. Atenção, os controlos horizontais / verticais não funcionam em simultâneo.
Já perceberam, estamos perante um clone de Lunar Lander, inspirado numa história de Júlio Verne, e bem interessante, por sinal. Venham já aqui descarregar este jogo que tudo indica seja de origem nacional e dar uma pequena contribuição ao seu autor, que bem o merece.
Sou o autor deste simples jogo e confirmo que é de origem Portuguesa! Muito obrigado pela referência ao meu primeiro jogo para o Spectrum, um pouco inspirado pelo novo The Spectrum e por ter tido um ZX Spectrum +3 em criança. Fiquei fã do blog, abraços!
ResponderEliminarEish!!!! Muito obrigado Vasco, para primeiro jogo está excelente. Já estão a falar dele na Spectrum Computing. E no inicio de 2025 vamos ouvir falar do jogo por aqui. Just saying... 😉 Abraço
ResponderEliminarBom dia.
ResponderEliminarGostava de perguntar em que Linguagem é que este jogo foi desenvolvido.
Uma sugestão que eu tenho, apesar de ter ainda muitos poucas "horas de voo", é que uma aterragem no verde devia ser recompensado com mais pontos que uma aterragem no amarelo.
Este jogo é muito simples, mas em muitas ocasiões menos é mais, e a verdade é que o acho um belo jogo para uma "rapidinha"!
Vasco: Parabéns, e boa sorte para amanhã, se bem que os resultados já estão fechados, dependemndo pouco da sorte... ;-)
Já sei. Foi desenvolvido em BASIC Boriel!
ResponderEliminarAndré: A razão para este jogo não ter sido nomeado nos GOTY2024 na categoria BASIC, é apenas por não ter sido um dos 5 mais votados, correcto? A minha pergunta é apenas para saber se seria elegível também para essa categoria.
Aliás, a minha pergunta é mais profunda. Jogos em Boriel com chamadas a Assembly são também elegíveis para a categoria BASIC? E em caso negativo, como é que se controla isso nos casos (e que não é este o caso) em que o código fonte não está disponível?
Em relação à primeira questão, sim, foi elegível, mas houve outros jogos mais votados. Ficaram bons jogos de fora dos 5+ do BASIC, a concorrência era grande.
EliminarRelativamente à segunda pergunta, sim, à partida será elegível.
Muito obrigado pelas respostas André!
ResponderEliminar