quinta-feira, 2 de maio de 2024

Binary Battle


Nome: Binary Battle
Editora: NA
Autor: Haplo, Andy Johns
Ano de lançamento: 2024
Género: Estratégia
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston
Memória: 48K
Número de jogadores: 1
Descarga: Aqui

Quando se juntam duas mentes brilhantes e talentosas como Haplo e Andy Johns, espera-se sempre o melhor. E o curioso é que o novo trabalho desta dupla, que em boa hora se uniu, não tem nada a ver com os trabalhos que já fizeram individualmente, o primeiro mais virado para quebra-cabeças, o segundo para jogos de plataformas e aventuras gráficas. Mas é caso para dizer que o todo é maior que a soma das partes, muito apropriado, tendo em conta a temática de Binary Battle.

Não se deixem também levar pela aparente complexidade do jogo. Na realidade é até muito simples, se soubermos as propriedades de cada objecto / item, fundamental para se conseguir avançar nos cinco níveis de dificuldade crescente. Mas façamos em primeiro lugar um pequeno enquadramento.

Acabámos de acordar e descobrimos que o nosso disco está infectado com muitos vírus. E nesse disco encontra-se a única cópia do código-fonte do jogo em que temos vindo a trabalhar nos últimos meses. Temos que então eliminar todos os vírus e recuperar o código, antes que o disco entregue a alma ao seu criador. Felizmente que temos à nossa disposição um excelente programa antivírus, o Binary Battle. Temos que o usar para eliminar a ameaça...

Se no primeiro nível os vírus são pouco mais que inofensivos, em níveis mais avançados, estes são diabólicos, quer porque o seu poder destrutivo é maior (medido em força de ataque), porque as hipóteses de nos atacarem são maiores (medido em % de ataque), ou simplesmente porque vêm aos pares (ou aos trios, ou mesmo aos quatro de uma vez). E quando temos o infortúnio de sermos atacados por vários deles simultaneamente, o mais certo é o nosso disco ficar danificado, sem conserto.

O disco tem certos parâmetros que devemos ter em atenção, o principal, o que mede o seu dano. Sempre que um vírus nos ataca, a integridade do disco diminui. Se atinge o zero, perdemos o jogo. Por outro lado, também temos que ter em atenção o aquecimento, sendo que cada acção que executemos, seja a abrir pastas, seja a eliminar vírus, seja a apanhar outros itens, gera calor. E quando o disco entra em sobreaquecimento, qualquer acção que executemos provoca dano, diminuindo a saúde do disco.

Para nos ajudar, existem então os itens que se encontram dentro das pastas, algumas só acessíveis após eliminarmos os vírus que impedem o seu acesso, ou então desencriptar as que se encontram bloqueadas. Os vários itens têm sempre uma função específica, desde diminuir o dano ou o sobreaquecimento, fornecer-nos chaves de acesso aos ficheiros encriptados, ou simplesmente dar créditos que podemos depois gastar em ferramentas especiais. Estas ferramentas especiais, que são fundamentais para aumentarmos a nossa capacidade de ataque aos vírus e na defesa do disco, podem encontrar-se escondidas no meio das pastas ou podem ser compradas, utilizando os créditos que fomos obtendo. Saber adquiri-las no momento certo, é meio caminho andado para limparmos o disco. Assim, no fundo, tudo se resume a uma gestão eficaz de recursos e a saber encontrar os momentos certos para atacar os inimigos (vírus), num conceito não muito longe de um Dictator sem a parte gráfica, ou até de um President, por exemplo.

E já que falamos no grafismo, este foi concebido de forma brilhante por Andy John. Muito simples, mas a recriar na perfeição o ambiente de trabalho de um computador dos anos 80. Uma vez que tudo se move através dos ícones, era essencial que estes fossem muito claros. Não só o são, como ainda aparece um descritivo de cada item, assim como as suas capacidades. Altamente intuitivo e tudo muito bem implementado e fluído, é um prazer navegar por este disco.

Como ponto negativo, apenas o manual escrito em Português. Bem, em Português não, dá a ideia que foi traduzido por alguma página online manhosa. Mais valia os autores terem pedido a alguém da comunidade Portuguesa que ajudasse na tradução, temos a certeza que não teriam dificuldade em conseguir quem o fizesse. Mas isto é apenas um pormenor e não retira brilho a este excelente jogo, um dos mais inovadores e cativantes que vimos em muito, muito tempo.

Nota adicional: a versão Portuguesa do manual foi entretanto revista, encontrando-se agora em condições.

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