quarta-feira, 5 de março de 2025

Manager de Futebol 2025


Nome: Manager de Futebol 2025
Editora: Softimar
Autor: Mário Armão Ferreira
Ano de lançamento: 2025
Género: Gestão Desportiva
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 128K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Em breve

Em 1989, um adolescente de apenas 13 anos, Tiago Martins, lançou um jogo do estilo do Football Manager. O jogo era extremamente simples e até tinha alguns bugs engraçados, sendo que um deles era mesmo infame: obrigava-nos a jogar com o Sport Lisboa e Benfica, quer fôssemos adepto, ou não, desse clube. Agora, 25 anos depois, surge um remake do jogo desenvolvido pelo outro elemento da Softimar, o primo de Tiago Martins, Mário Armão Ferreira.

A estrutura de Manager de Futebol 2025 segue muito de perto a do original de 1989. Assim, as principais funcionalidades encontram-se também aqui, nomeadamente a gestão da equipa através de três (e apenas três factores), nomeadamente a posição, o nível individual dos jogadores e o nível global da equipa, m as também a idade do jogador (que influencia o seu nível quando se muda de época), e outras funcionalidades como a a compra e venda de jogadores, aparecendo apenas periodicamente e em datas bem definidas.

No entanto, graficamente o jogo levou uma grande volta, sendo agora muito mais agradável de se levar uma temporada até ao fim. O menu inicial, quando no original apenas era texto, agora apresenta um interface gráfico bastante intuitivo e interessante. As principais opções encontram-se aí, como poderemos ver:

  • Gestão da equipa: permite-nos escolher a equipa que vai entrar em campo no próximo jogo. Podemos ter 18 jogadores, ao invés dos 16 do jogo original, sendo muito fácil trocar a posição dos jogadores. 
  • Mercado de transferências: periodicamente surgem jogadores para compra e venda. Apenas nas datas pré-definidas é possível adquirir-se jogadores, cujo nível, normalmente, varia entre os 5 e os 8. Nunca apanhámos jogadores de outro nível. Nessa altura surgem também dois jogadores da nossa equipa passíveis de serem vendidos.
  • Jogar jogo: auto-explicativo, encaminhando directamente para a parte da animação. Surge assim o campo de futebol, sendo possível ver o resultado e o tempo de jogo. Sempre que acontece uma jogada de perigo, surge uma animação (entre quatro ou cinco diferentes), podendo-se ver o culminar da jogada, ao bom estilo de Football Manager. Graficamente melhorou muito em relação à versão de 1989.
  • Finanças: permite ver o estado das nossas finanças e as notícias relevantes, nomeadamente multas e prémios (as primeiras acontecem com muito mais frequência), jogadores castigados ou lesionados durante o decorrer de um jogo, entre outras.
  • Jogos: mostra os resultados da última jornada e os jogos da próxima jornada.
  • Tabela: como seria de esperar, dá-nos a tabela classificativa com todas as equipas da primeira liga (actualizado à época 24/25).

Rapidamente se consegue fazer uma temporada, quer porque não existem muitas opções, quer porque o próprio desenrolar de cada jogo é relativamente rápido (não obstante, colocámos a velocidade de processamento no dobro). E aquela que é uma das maiores fraquezas deste jogo, nomeadamente o pequeno número de opções e pouca profundidade, torna-se também uma das suas forças, pois quem não tem paciência para demorar horas e horas a jogar uma simples temporada, como acontece em jogos como Football Director, The Double ou Track Suit Manager, em pouco mais de uma hora consegue aqui chegar ao fim. 

Não obstante, deixamos algumas sugestões que julgamos que iria aumentar a vertente estratégica, tornando o jogo mais interessante. Assim, em primeiro lugar, após cada desafio, não se vê o rendimento que cada jogador. Se essa informação fosse dada, isso permitiria termos mais uma dimensão na escolha da equipa, além das três já mencionadas (posição, nível e idade).


Aquando da época de mercado, em vez dos jogadores da nossa equipa que aparecem para venda, aparentemente de forma aleatória, poderíamos ter a opção de escolher o jogador que queremos transaccionar. A certa altura, chegámos a ter uma equipa onde os suplentes eram apenas guarda-redes (dois) e jogadores de meio-campo, pois não aparecia para compra jogadores doutras posições e também não tínhamos a possibilidade de venda dos jogadores excedentários. E é fundamental conseguirmos comprar e vender jogadores de forma regular, doutra forma entramos em bancarrota e o jogo termina prematuramente.

Por fim, e esta parece-nos ser a mais complicada de ser implementada, mas nota-se muito pouco a influência das nossas acções no desenrolar de um jogo, embora saibamos que exista um factor de aleatoriedade no código. mas experimentámos a mudar meia equipa, e o resultado era sempre igual, quase como se estivesse pré-definido à partida. A fazer uma versão melhorada de Manager de Futebol, quem sabe para a época 25/26, começaríamos por aqui, com uma maior sensibilidade do decurso do jogo face à equipa escolhida.

Aguardamos agora pelos próximos trabalhos da Softimar, seja do Mário, seja do Tiago, ou dos dois em parceria, pois como o treinador dos Canarinhos recentemente referiu, eles têm "bolas" e jogam bem...

5 comentários:

  1. Bom dia
    Agradecendo desde já a análise deste jogo que será gratuito, umas notas de esclarecimento.
    - Mercado
    O que o mercado tem disponível é o que é possível transacionar-se.
    A falta de elementos para as posições requeridas poderá acontecer pelo simples facto de não haver disponibilidade de transferência. Nada de anormal, mesmo no mundo real, onde o mercado apenas abre duas vezes por ano. Aqui abre a cada 4 semanas, pelo que se tem de aguardar por oportunidades.
    A mesma coisa com as vendas. Nós não vendemos o que queremos, mas sim aquilo que nos querem comprar. Esse foi o entendimento implementado, até para não facilitar a melhoria fácil da equipa.
    - Mudar meia equipa
    É muito difícil que mudar meia equipa não tenha consequências. Para começar, o jogo favorece o 1 433, pelo que ausência desta tática tem logo quebras na performance. Depois o que entra no cálculo do resultado é a média ponderada da equipa. Aqui não há vedetas e a equipa vale pelo seu coletivo. Se a troca de jogadores não implicar alterações nessa média, a equipa não sofre, alterem-na e sofre.
    Os resultados vão depender da média dessa equipa face à média do adversário, com o fator casa a pesar. Mas tenham a certeza que as surpresas podem acontecer.
    Fica o feedback para um potencial futuro título. Obrigada.

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    1. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Sim, acho que agora impõe-se a temporada 25/26, com actualização de equipas e outras melhorias que nos formos lembrando e que seja possível de ser implementado. Abraço :)

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    2. Eu aguardo feedback. Só com ele se melhora. ;)

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  2. Anónimo8/3/25 19:10

    Como é que podemos dar feedback se o jogo não está disponivel para ninguém?

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