Finalmente conseguimos arranjar um tempinho para fazermos um pequeno rescaldo do grandioso evento Football Classics, que teve as presenças de Jon Hare, Kevin Toms, Jon Ritman e, uma aquisição de última hora, Jim Bagley, um amigo da casa que já tinha estado antes no Museu. Contou ainda com as presenças virtuais de Richard Moss, Luis Filipe, ex jogador do Sporting Clube de Portugal (entre outros), e o treinador mais titulado de sempre, Nuno Dias, também do Sporting Clube de Portugal. Não nos levem a mal por puxarmos a brasa à nossa sardinha, mas sempre que se trata do Sporting Clube de Portugal (não de Lisboa, como erradamente muita gente lhe chama), somos os primeiros a mostrar o nosso apoio...
Às 10.30 chegaram os convidados internacionais. Logo após os cumprimentos da praxe, foi feita uma visita guiada bastante exaustiva, não só aos convidados internacionais, mas a todos aqueles que quiseram participar (incluindo membros do Museu).
Depois do almoço começaram as actividades propriamente ditas. Em primeiro lugar uma surpresa, pois juntou-se um elemento dos Level Up (Marcos Agostinho), com Jon Hare, e foram tocando composições da banda deste último. Começou assim tudo de forma muito bem disposta.
Seguiu-se uma entrevista em vídeo com Richard Moss, da Bitmap Books, na qual se falou nas suas obras, e em especial do livro dedicado ao futebol nos videojogos: A Tale of Two Halves: The History Of Football Video Games. Por falar nisso, quem esteve presente no evento, tem direito a uma promoção especial gentilmente oferecida pela Bitmap.
Foi depois tempo de falarmos com todos os convidados internacionais, em sessões de cerca de 50 minutos + espaço para questões, devidamente intervaladas com o Meet & Greet, onde foram assinando os três posters feitos para a ocasião, o fanzine edição especial também lançado no evento, ou mesmo as capas de quem levou os jogos.
As entrevistas foram bastante informativas, focando temas mais generalistas, mas também focando temas menos habituais ou mais pessoais. As entrevistas serão no devido tempo passadas no canal do Museu.
Depois, ainda antes de jantarmos, ainda houve tempo para a habitual foto de grupo, no local mais icónico do Museu, pelo menos a avaliar pela quantidade de fotografias que os convidados fazem questão de tirar nesse local.
Após o jantar de todo o grupo, regressámos ao museu para o programa das festividades da noite. Tivemos assim oportunidade de jogar com os convidados internacionais os seus jogos, mas também jogos de tabuleiro (Subbuteo, Futebol de Mesa, etc.), e até os populares matraquilhos. A noite já estava a ficar longa, mas ainda deu tempo para beber uns copos na festa de Cantanhede, precisamente no jardim em frente ao museu.
O segundo dia do evento começou com as entrevistas gravadas ao Luís Filipe e ao Nuno Dias. Versaram, como não podia deixar de ser, o tema do futebol, mas também do ZX Spectrum. Ficámos assim a saber a experiência destes ilustres convidados com o ZX Spectrum. Não vamos aqui contar, terão que esperar pelos vídeos. Não queremos estragar as surpresas.
Juntámos depois Kevin Toms, Jon Ritman e Jim Baggley para uma sessão fora do comum. Os nossos convidados foram falando da indústria em geral e das suas experiências. De todas, na nossa opinião foi a entrevista mais rica em termos de conteúdos e ficará definitivamente para a história.
Mas antes de terminar o evento, ainda houve tempo para mais alguns momentos de descontração. O primeiro deles envolveu um quiz, o que já é habitual sempre que o Marco Fresco e a Sabrine Lázaro estão connosco. Foram 15 perguntas relacionadas com o evento, com o futebol ou com os convidados internacionais, e Planeta Sinclair está de parabéns, pois os três primeiros lugares foram precisamente para três elementos do blogue.
Por fim, houve o concerto de encerramento com mais elementos dos Level Up, desta feita Marcos Agostinho, acompanhado da sua esposa, Sandrine Agostinho. Acabou em beleza, não faltando sequer uma música que tem tudo a ver com os eventos futebolísticos: Song 2, de Blur.
E, como não podia deixar de ser, tudo terminou como é habitual no nosso país: à mesa, num longo almoço de confraternização...
Depois do evento relacionado com a Formula Um que o Museu fez há dois anos, tivemos a oportunidade de assistir a mais um memorável evento, com convidados ilustres (e também na audiência tivemos pessoas vindas de Espanha). Haverá um próximo evento com estas características? Quem sabe...









































