segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Frostland


Jogo: Frostland
Programadores:  Skorik Roman
Género: Estratégia
Origem: Rússia 

Try to establish a settlement on an icy island and survive among snow and blizzards. Melt the ice, build houses, hire people, and fight cyclones. Turn a lifeless frozen wasteland into a paradise.

Um dos aspectos que mais nos agradou nesta edição da competição YRGB 2025, é o elevado número de jogos de estratégia. Quase um terço dos jogos insere-se nessa categoria, e tendo em conta que estamos  perante um nicho muito específico, ainda mais que o das aventuras de texto, é de facto notável. Bem sabemos que muito dificilmente um jogo com as características de Frostland irá vencer a competição, até porque a vertente gráfica e sonora é menos importante do que em jogos de arcada, e, portanto, menos valorizável, mas que é um trabalho excepcional, disso não temos dúvidas. Também daqui a meio ano irá haver o GOTY, e estamos certos que este jogo não irá lá faltar.

Em Frostland, o objectivo é apenas um: tornar uma ilha gelada habitável. Para isso temos que em primeiro lugar derreter o gelo, depois construir casas e torná-las habitáveis. Para construir casas é necessário pessoas e madeira, as pessoas necessitam de ser alimentadas, para isso tendo que caçar nas florestas, cultivar os campos ou fazer o pastoreio, ou ainda pescar. Se isto vos trouxe à memória Colonization ou Civilization, estão inteiramente correctos, pois é de gestão de recursos que estamos a falar.

Até aqui tudo estaria bem, pois bastava um pouco de matemática para se fazer uma gestão adequada dos recursos e expandir a civilização. Mas surgem então os eventos e o factor "calor", responsável por tornar os campos gelados e matar as pessoas. E relativamente aos eventos, mais uma vez é necessário ter em conta os efeitos climáticos, pois um ciclone vai surgindo no horizonte, destruindo e tornando árido tudo por onde passa e se chega à nossa base, o jogo termina. Para combater o ciclone, temos que construir um localizador e, preferencialmente, uma torre meteorológica de longo alcance (a de curto alcance não necessita de localizador, será usada para colocar apenas em locais mais afastados da base). E tudo isso consome recursos, pois claro, dificultando a sua gestão.

Frostland desenrola-se com bastante ritmo e é possível terminar um jogo (com sucesso) em cerca de uma hora. Mas até lá chegarmos, é necessário muito treino, uma boa estratégia, e alguma sorte à mistura nos terrenos que nos vão surgindo, pois mesmo no nível mais fácil (tem dois), a tarefa é bastante complicada. Quem não está habituado ao género, por esse motivo, poderá desistir, e é uma pena.

Pontos positivos: bastante original, género de jogo menos frequente de aparecer, bom ritmo no desenrolar da acção e dos eventos.

Pontos menos positivos: grau de dificuldade muito elevado, podendo desencorajar muitos jogadores, alguns (pequenos) bugs.

Sem comentários:

Enviar um comentário