quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Attack


Jogo: Attack (Ataka!)
Programadores: Makurin Boris Vasilievich
Género: Estratégia
Origem: Rússia

"Attack" is a tactical game for 1–2 players. Two armies — yellow and red — face off. The goal is to capture the enemy Headquarters or destroy their entire army. Players can collect weapon crates, plant mines, and use them to influence the course of the battle. Press 'R' key after victory for continue.

Além da grande qualidade dos jogos que concorreram ao YRGB 2025, outro dos aspectos que mais valorizámos nesta edição é a originalidade da maioria das propostas. Independentemente da linguagem com que os jogos foram criados, e em Attack até parece ser inteira ou maioritariamente em BASIC, os programadores esforçaram-se por criar desafios diferentes, como foi aqui o caso.

Apesar de parecer complexo, o jogo é bastante simples. Tudo se desenrola num único ecrã, simulando um jogo de tabuleiro. Existem dois exércitos, compostos por cinco tipo de unidades: soldados, tanques, aviões, canhões e mísseis. O que basicamente as distingue é o número de casas que se podem mover, excepto o canhão, que também pode disparar numa distância de três casas. Qualquer uma das unidades, quando entra em contacto com outra unidade inimiga, destrói-a, independentemente das suas características. E aqui reside um dos pontos menos favoráveis do jogo, pois basta um pouco de matemática e contar o número de casas, para se conseguir eliminar os exércitos inimigos, até porque a IA do inimigo não é particularmente elevada.

O menu inicial apresenta várias opções, embora uma ou outra seja um pouco confusa e não se perceba imediatamente qual o seu efeito no desenrolar da batalha. Aliás, as instruções no ecrã do jogo referem que para se vencer a batalha, basta eliminar os exércitos inimigos ou capturar a base adversária, mas isso não é verdade, pois mesmo depois de se eliminar todas as unidades inimigas, o jogo continua até colocarmos uma das nossas unidades na base inimiga. Seria aconselhável um maior cuidado e maior detalhe nas instruções, até porque os jogos de estratégia, nomeadamente aqueles que se desenrolam por turnos, como é aqui o caso, têm um público-alvo muito específico, familiarizado com as opções habituais neste género de jogo, mas o restante público, por vezes não interioriza imediatamente as mecânicas de funcionamento.

Após se vencer o adversário, surge uma imagem congratulatória, sendo que depois, poucos motivos existem para se jogar contra o computador. O passo seguinte será arranjar um parceiro com quem fazer as batalhas e acreditamos que aqui o desafio será bastante mais interessante.

Pontos positivos: originalidade, 2 jogadores em simultâneo, género menos habitual, simplicidade

Pontos menos positivos: informações pouco detalhadas, IA pouco evoluída, faltam animações, alguma lentidão

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