domingo, 24 de agosto de 2025

Escape from the Twilight Castle


Jogo: Escape from the Twilight Castle
Programadores: Miguetelo
Género: Puzzle
Origem: Espanha

Brave knight, in the heat of your final battle, death has swept you away. You were able to bargain with her to bring you back to life in exchange for your soul, and she agreed. But to do so, you must escape the castle of twilight and its many halls filled with creatures that will want to kill you if you don't eliminate them first. Good luck on your quest, knight. The die is cast.

Miguetelo lança um novo jogo bem ao seu estilo. Quer isso dizer que estamos perante um desafio repleto de quebra-cabeças inteligentes, cenários muito bem conseguidos, gráficos muito coloridos e atractivos, tudo complementado com uma melodia bastante orelhuda e adequado ao jogo. Não é assim tão original como algumas das suas propostas mais antigas, mas quando aquilo que se apresenta tem a qualidade deste Escape from the Twilight Castle, então não se pode pedir mais.

Os 26 níveis têm um grau de dificuldade crescente, perfeitamente ajustado, isto é, nem demasiado fácil, nem demasiado difícil, e à medida que vamos avançando, os novos inimigos vão sendo apresentados. Assim, sempre que surge algo de novo no cenário, antes de começar o nível é dado uma pequena explicação, permitindo um melhor enquadramento do jogador. É apenas um pequeno pormenor, mas que revela o cuidado que o autor sempre dedica aos seus trabalhos.

Cada inimigo tem uma diferente característica e forma de ser eliminado. Assim, antes mesmo de se começar a movimentar o nosso personagem, há que estudar com toda a atenção ao cenário e a colocação das armadilhas. É fundamental imediatamente delinear a estratégia mais adequada, para se escolher quais os inimigos a tratar primeiro, mas sempre sob a pressão de um relógio cujos ponteiros andam demasiado depressa. Em níveis mais avançados vamos encontrar os temíveis magos, que se nos encaram, disparam um feitiço, feitiço este fundamental para se eliminar algumas barreiras, e mesmo para o fim, até aparecem os famosos fantasmas de Pac-Man. 

Encontrámos um pequenos bug, mas que não é impeditivos de se continuar a jogar ou de arruinar o prazer que se tira deste jogo. Assim, se por acaso o momento em que a chave aparece (depois de eliminarmos todos os inimigos), algum adversário estiver a cruzar o mesmo espaço, esta desaparece e torna a missão um pouco mais fácil, pois evita termos que a ir buscar para abrir a porta de saída.

Pontos positivos: quebra-cabeças inteligentes, grande diversidade de inimigos, nível de dificuldade ajustado, cenários muito coloridos, melodia harmoniosa.

Pontos menos positivos: uso de motor standard (MPAGD?), com as consequentes limitações.

2 comentários:

  1. Paulo de Freitas1/9/25 11:55

    Um dos melhores jogos do YRGB. Olhando para as pontuações finais, ficou apenas a umas décimas do pódio em várias categorias, logo atrás da "trindade" vencedora.

    Com ou sem prémio, tendo em conta a fasquia tão elevada dos jogos desta competição, o Miguetelo está de parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi dos meus preferidos. Merecia mais, sem dúvida.

      Eliminar