Jogo: Cindy Block
Programadores: Grongy, Art-top, n1k-o
Género: Puzzle
Origem: Rússia
The goal is to pilot a spaceship to fill empty spaces inside shapes, aiming to form perfect rectangles. With each level, the speed of incoming shapes increases, testing the player’s reaction time. Along the way, you’ll encounter bonuses that can either help or hinder your progress. Expect smooth gameplay at 50 frames per second and plenty of visual effects.
Também não poderiam faltar as conversões das máquinas de arcada na competição YRGB 2025, tendo a sorte calhado a Quarth, um jogo que saiu em 1989 via Konami, em plena loucura de Tetris e clones, jogo com o qual partilha óbvias semelhanças, tendo dado origem a Cindy Block para o ZX Spectrum.
Outro dos jogos que é referido como fonte de inspiração para Quarth é Space Invaders. Isso porque à medida que os blocos vão caindo no tabuleiro, teremos que preencher as respectivas formas geométricas, disparando nos locais que se encontram "em aberto". Quando se completa o bloco, na forma de um quadrado ou de um rectângulo, este desaparece, concedendo pontos conforme o número de peças eliminadas.
Para nos ajudar, ou não, de vez em quando surgem power-ups. Nessa altura surge uma interessante animação nas laterais do tabuleiro, e sabemos que algo vai acontecer. Pode ser a desintegração total dos blocos que se encontram no ecrã, quando como passamos de nível, num efeito no mínimo espectacular, ou não ser necessário preencher a forma geométrica por completo, bastando um tiro certeiro para essa desaparecer. Mas outros power-ups não são assim tão benéficos e por vezes ficamos com os comandos invertidos, por exemplo.
À medida que vamos avançando nos níveis, a velocidade vai avançando. É notável que mesmo com o tabuleiro totalmente preenchido, a velocidade não baixa nem um bocadinho. Mas apesar disso, o nível de dificuldade não se torna assim tão elevado, uma vez que sempre que disparamos conta um bloco, esse trava e até sobe um pouco, dando-nos maior margem de manobra para preenchermos os restantes blocos, sem que estes cheguem à base do tabuleiro. Apenas tivemos algumas dificuldades no décimo quarto e último nível. No final, surgem as estatísticas e a possibilidade de colocar o nome na tabela de high scores.
Pontos positivos: velocidade constante, boas animações, grafismos abstracto e excelente, boa jogabilidade
Pontos menos positivos: baixo nível de dificuldade, por vezes tornando-se repetitivo, música high-tech que se torna irritante ao fim de algum tempo.



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