domingo, 20 de novembro de 2022

Tenebra


Gráficos parcos e uma jogabilidade bem definida bastaram para a fórmula da aditividade, neste port de Tenebra (do C64) para o ZX Spectrum. Trata-se de um jogo de exploração e puzzle, com elementos de rogue-like, do programador "Haplo". Começa com o nosso desafortunado herói perdido num decrépito labirinto onde a luz mal penetra.


Não podendo atravessar esses lugares escuros, teremos de resolver alguns puzzles lógicos, de modo a iluminar essas áreas inacessíveis e, assim, progredir no jogo. Por exemplo, algumas das torchas espalhadas pelo complexo de ruínas, possuem um alcance variável de visibilidade, sendo necessário transportá-las e posicioná-las em determinados pontos para iluminar um acesso.  Também temos que encontrar chaves e sensores de luz que abrem as portas neste lugar tenebroso, entre outros artifícios e artimanhas a que devemos recorrer.


A estética monocromática dos gráficos reforçam, ainda mais, o sentimento opressivo e tenebroso deste lugar escuro e pejado de perigos. Não fosse a nossa presença (Planeta Sinclair) no espaço do Museu LOAD ZX, no evento da Lisboa Games Week que termina hoje, e teríamos investido mais na descoberta deste jogo. 


Os nossos leitores podem fazer isso por nós, e explorar Tenebra neste link, com a opção de ajudar o programador com uma doação bem merecida. Já agora, também podem experimentar a versão de PC do mesmo jogo, neste link.

Sem comentários:

Enviar um comentário