quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Plyuk


A Retrosouls acaba de lançar o novo jogo de  Denis Grachev. E como seria de esperar deste autor, estamos perante mais um jogo bem ao seu estilo, trazendo-nos à memória Ringo (ver aqui), que tão bem se portou no GOTY 2022. A propósito, dentro de dois dias têm o GOTY 2024, desta vez em língua Inglesa, não o percam.

O jogo tem o estranho nome de Plyuk, o personagem principal da história. Este andava uma noite todo lampeiro a caminhar pelas montanhas, quando puf, o infeliz cai numa gruta assustadora. E o seu azar foi tanto que descobre que nessa gruta existe um laboratório onde fazem experiências com criaturas como ele. Agora tem que conseguir escapar e voltar à sua aldeia natal, quem sabe para se meter numa outra aventura semelhante (fica o mote para um segundo episódio).

Para que Plyuk consiga encontrar a saída de cada caverna por onde vai passando (os diferentes níveis), tem que recolher todas as chaves e fazer uso da sua capacidade especial: clonar-se a si próprio. Só assim consegue ir subindo as plataformas e chegar aos pontos onde se encontram as chaves.

O ecrã de carregamento é uma pequena maravilha de Ivan Seleznev e a música vem do insuspeito Oleg Nikitin. Tudo junto, temos um platformer muito interessante e que será de certeza um dos grandes lançamentos do ano.

Poderão vir aqui descarregar o jogo, é gratuito, mas sugere-se uma pequena doação para recompensar a equipa por esse belíssimo trabalho.

2 comentários: