terça-feira, 11 de outubro de 2016

Johnny Reb II


Nome: Johnny Reb II
Editora: MC Lothlorien
Autor: David Bolton
Ano de lançamento: 1986
Género: Estratégia
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston
Número de jogadores: 2

Os jogos de guerra (estratégia) eram um nicho de mercado no qual apenas algumas editoras especializadas apostavam. Era o caso da Lothlorien, responsável por alguns dos melhores programas do género, nomeadamente este Johnny Reb II. E como o universo potencial de compradores era relativamente pequeno, essas empresas utilizavam um motor que lhes permitia construir de forma muito rápida os cenários para os seus jogos, poupando importantes recursos e permitindo lançar no mercado programas do género com bastante regularidade.

Em Johnny Reb II é recriada uma batalha da Guerra Civil Americana e assumimos o papel de um General da União ou dos Confederados (existe a opção de escolha do lado pelo qual queremos combater). Esta escolha vai influenciar a estratégia que vamos seguir, já que o lado da União adopta uma posição mais defensiva enquanto que o lado dos Confederados uma posição mais ofensiva.

As unidades disponíveis são aquelas que existiam na época, infantaria, cavalaria, artilharia e mantimentos. E cada uma dessas unidades poderá ter características diferentes e que vão influenciar positiva ou negativamente a sua performance. Assim, uma unidade veterana, com o moral em alta, bem equipada em termos de munições e em toda a sua força terá óbvias vantagens sobre unidades com características inferiores ou menos equipadas. E todos esses aspectos deverão ser tidos em conta quando enviamos as nossas unidades para o campo de batalha.


Johnny Reb II leva pontuação máxima no que toca à estratégia e que é um dos factores mais importantes neste tipo de jogos. A sua jogabilidade é também excelente sendo o jogo indicado para quem se quer estrear neste tipo de programas, já que os comandos são extremamente intuitivos e não somos obrigados a ler um manual com centenas de páginas. Como pontos menos favoráveis, alguma lentidão, mas que não é suficiente para retirar o brilho a este jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário