quinta-feira, 6 de abril de 2017

The "Big" Javi's Adventure


Nome: The "Big" Javi's Adventure
Editora: NA
Autor: Metsuke
Ano de lançamento: 2017
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1

The "Big" Javi's Adventure foi recentemente lançado através de um dos célebres podcasts do El Mundo del Spectrum, fazendo lembrar as emissões radiofónicas dos anos 80 que "emitiam" jogos para que os pudéssemos gravar para uma cassete e carregar posteriormente no computador. A ideia, embora não sendo original, é bastante atractiva, criando desde logo um elemento saudosista. Mesmo não sendo o jogo nada de especial, mas já lá vamos...

A história reza que  o malvado Vegatrón e os seus acólitos decidiram roubar os membros do já referido El Mundo del Spectrum (para quem não conhece, vale a pena visitar o seu blogue), escondendo todo o material para o próximo podcast. Cabe agora ao nosso herói, de nome Javi Ortiz, recuperar as 60 cassetes, disquetes e folhas que permitem que a emissão vá para o ar. Assim, ao longo de mais de 30 ecrãs temos que evitar todo o tipo de obstáculos e inimigos, num típico jogo de plataformas onde o timing e precisão de salto são os elementos mais importante.


Mas apesar de ter alguns pontos engraçados (experimentem a ficar parados durante algum tempo), o jogo não nos entusiasmou por ai além, fazendo lembrar muitas outras aventuras criadas com o motor La Churrera dos Mojon Twins. O sistema de colisão também não é o melhor, embora na maioria das vezes até seja uma preciosa ajuda. Os próprios gráficos são vulgares, bastante coloridos, provocando algum colour clash, mas que não influencia sobremaneira na acção.

Sendo gratuito não podemos pedir muito mais, além disso a forma como este jogo aparece no mercado faz-lhe ganhar alguns pontos. Para quem ainda não o tem, pode aqui vir descarregar.

Fica também a "batota" disponibilizada pelo autor:
  • Vidas infinitas: Poke 30752,0
  • Imunidade: Poke 33718,175
Em suma, estamos perante um jogo que vos pode entreter durante umas horas, mas que fica a milhas de platformers recentes como a saga Monty, Ooze ou Foggy, todos aqui analisados há relativamente pouco tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário