quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

The Great Escape


Nome: The Great Escape
Editora: Ocean Software
Autor: Denton Designs
Ano de lançamento: 1986
Género: Aventura
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

The Great Escape foi um dos jogos mais aguardados de 1986 e quando foi lançado não defraudou as expectativas, alcançando uma série de galardões nas revistas da especialidade.

A ideia é bastante original e está muito bem implementada. Somos um prisioneiro de guerra desterrado num campo de concentração que mais parece um labirinto. Não só temos que arranjar uma maneira de escapar do campo, e existem várias possibilidades de fuga, mas também temos que ir cumprindo com as rotinas diárias (a nossa personagem automaticamente cumpre com as rotinas, quando não estamos a mover a nossa personagem). Doutra forma teremos o comandante e os guardas atrás de nós, e de cada vez que somos apanhados vamos directamente para a solitária, diminuindo um pouco o nosso moral (neste caso medido através da bandeira no mastro). Quando a bandeira atinge o chão, o jogo termina.


Estamos assim perante um jogo típico de aventura no qual temos que ir procurando, nos poucos tempos livres que a rotina do dia-a-dia nos permite, objectos escondidos pelo campo, para que os possamos depois utilizar devidamente. E a utilidade dos mesmos varia conforme a táctica que vamos utilizar para escapar. Vamos escavar um túnel para fugir por debaixo do campo? Ou tentaremos sair disfarçados e com documentos falsos? Ou tentarmos talvez uma abordagem diferente? A opção escolhida vai então condicionar a nossa estratégia e os objectos que deveremos obter e usar.

Como se esperaria, estamos perante um jogo bastante complexo e difícil, mas absorvente. Cativa-nos desde o início, com gráficos em 3D muito detalhados. O jogo serviu mais tarde de inspiração para outras aventuras memoráveis como o Where Time Stood Still (da mesma equipa programadora) e La Abadia del Crimen (obra-prima espanhola).


Sem comentários:

Enviar um comentário