sábado, 4 de agosto de 2018

Mais MIAs encontrados


Não foi só Planeta Sinclair que assumiu a tarefa de encontrar e preservar os muitos MIA's que andam escondidos nas arrecadações do pessoal. Muitos leitores e algumas páginas, como Pixel Perfeito, World of Spectrum e Spectrum Computing também assumiram essa meritória tarefa de se tornarem arqueólogos dos tempos modernos.

O primeiro dos jogos recuperados foi Boum. Criado em 1985 por um argentino, Eric Parisi, é um clone de um conhecido jogo da Game & Watch da Nintendo, Helmet, mais tarde copiado por Plane & Tank da Radio Shack. O objectivo é muito simples, temos que atravessar a ponte sem levar com todos os detritos que vão aparecendo em cima. Apesar do conceito básico, dos comandos não serem assim tão responsivos e o sistema de colisão estar longe de ser perfeito, joga-se com muito agrado.

Mas também Michael Bruhn continua a oferecer-nos pequenos programas que foi encontrando nas suas cassetes. Até agora nada comparável a Blam, que foi de facto um pérola de valor inestimável, mas não deixam de fazer parte do espólio do Spectrum.

O primeiro é Skabet, aventura de texto acessível apenas a quem entenda dinamarquês. O segundo, Yatzy, é o vulgar poker de dados, onde teremos que ir fazendo combinações com os dados, à semelhança do que acontece com o seu irmão das cartas. Skat 1984 aparentemente serve para calcular o IRS desse ano na Dinamarca. Já Jumbolux ensina-nos a programar o Spectrum, pressupondo que percebemos dinamarquês, claro. Finalmente, Find the Link - Call the Misfit é um quiz de 1983, este sim em inglês, e que até contém algumas semelhanças com os programas que a Astor Software foi lançando.


De realçar que a maior parte destes programas e jogos eram desconhecidos de toda a gente, podendo aqui serem descarregados:

Sem comentários:

Enviar um comentário