domingo, 5 de agosto de 2018

Flappy Next


Nome: Flappy Next
Editora: NA
Autor: John McManus
Ano de lançamento: 2018
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: Spectrum Next
Número de jogadores: 1

Flappy Next foi talvez o jogo mais ingrato até agora para fazer uma review. Isto porque estamos perante, não tanto de um jogo no sentido estrito do termo, mas de um exercício de programação e que até pode servir para outros programadores olharem para o código e tirar umas ideias. Aliás, o próprio programador refere que criou o programa nos seus tempos livres, durante uma semana, sensivelmente em apenas dezasseis horas.

Por outro lado, Flappy Bird, jogo no qual evidentemente se baseia Flappy Next, não reúne consenso. Há quem o ache um excelente entretenimento e há quem ache que é pura perda de tempo. E inclinamo-nos mais para este segundo caso, desde logo levando a uma análise mais ou menos tendenciosa. Mas dado que o jogo foi lançado, tivemos que meter mãos à obra e fazer a sua análise...

Assim, em Flappy Next, o pássaro foi substituído por um computador Next, que tem que passar entre as colunas sem as tocar. Para isso, um toque numa qualquer tecla, faz com que este dê um salto e ganhe altura suficiente para passar as colunas de baixo. O problema é evitar as de cima, pois um toque a mais e batemos com o computador nessas, acabando o jogo.


Não sendo nós fãs deste jogo, pouco avançámos, e a nossa análise baseia-se fundamentalmente na mecânica do mesmo (não atingimos sequer as colunas móveis). O que nos parece é que a tecla de salto reage com demasiada sensibilidade, levando a que estejamos sempre a ir contra as colunas. Ou isso, ou somos uns nabos neste tipo de jogos, de qualquer forma o sentimento final foi de uma grande frustração.

Acreditamos também que quem esteja virado para este género de jogos, lhe irá achar alguma piada. Os gráficos, muito coloridos e com um toque infantil são os mais indicados para as camadas mais jovens, principal público-alvo dos Flappys. Assim, a nossa classificação vai reflectir o "ódio de estimação" que temos por este jogo, mas também o facto de entendermos que foi feito mais como uma pequena experiência, do que como um lançamento comercial (que efectivamente não é).

Pois, Flappy Next é gratuito, pode ser aqui descarregado, e não perdem nada em o experimentar. Pode ser que se viciem...

Nota: depois de descarregarem o ficheiro zip, executem o Flappy.cmd.

Sem comentários:

Enviar um comentário