segunda-feira, 25 de março de 2024

64 Columns


Na década de 1980, qualquer computador decente tinha a possibilidade de mostrar texto em 80 colunas. O ZX Spectrum não permitia isto porque foi criado para usar televisores e a resolução dos televisores não era suficiente para isso. Por isso, é natural que muita gente tenha pensado neste problema...

Neste blog, já foram publicados 3 programas deste tipo (aqui, aqui e o de hoje à tarde).

Assim, ainda hoje apresentámos uma versão type-in que foi publicada em 1985 na revista Mini Micro's #6. Mas, o programa da Mini Micro's tem as seguintes deficiências:

  •    Só aceita minúsculas (no mínimo devia ter também dígitos).
  •    É demasiado lento (só seria prático se fosse convertido para código máquina).

E o programa "64 Colunas BASIC" usa... código máquina!

Hoje apresentamos outro programa para escrever em 64 colunas que usa apenas 10 linhas de BASIC e dois conjuntos de caracteres. Trata-se de uma versão semelhante ao programa criado por Ignacobo. A grande diferença é que o programa que apresentamos hoje imprime no écran um caracter de cada vez. Assim, a execução fica mais lenta mas o programa fica mais simples de perceber e é mais agradável para programas de aventuras de texto ou outros programas com interacção de texto entre o computador e o utilizador.

No anexo que deixamos para descarga podem ver todos os ficheiros que foram usados para criar este programa.

Eis a explicação sobre o funcionamento do programa:

  1. O programa usa dois conjuntos de caracteres: um para escrever na metade esquerda de uma posição normal, e outro para escrever na metade direita. As imagens com os caracteres foram convertidas para .tap com o utilitário "ZX UDG Sprites", que pode ser visto aqui.
  2. Quando o programa escreve na parte esquerda, digita também um caracter CHR$ 8 que move a posição de escrita outra vez para trás, para depois escrever o caracter da direita. O caracter da direita tem que ser escrito com OVER 1 para não apagar o caracter da esquerda.

Convém correr o programa num écran grande para se ver bem as letras, que agora são muito pequenas.

Para correr o programa online, clica aqui.

Para fazer download dos ficheiros, clica aqui.

1 comentário:

  1. This style of printing was popular in Russian e-newspapers (for example, the legendary Born Dead). A month ago I heard a complaint about this printing style. It’s probably more convenient to use 40x24

    ResponderEliminar